segunda-feira, outubro 28, 2013

Frango assado com especiarias

English version

Spiced roast chicken / Frango assado com especiarias

Por mais que eu ame cozinhar há vezes em que quero estar em outros lugares que não a cozinha – para tais ocasiões o forno é meu melhor amigo: com um pouquinho de planejamento a comida pode ser preparada sem que eu precise estar por perto o tempo todo, e isso pode ser bastante útil. Frango assado é algo corriqueiro em casa porque tanto eu quanto o marido adoramos e, enquanto o franguinho cozinha no forno, posso fazer muitas outras coisas (ou nada). :D

Esta receita é uma adaptação de um livro que comprei recentemente e é originalmente feita com codornas – o favor pungente das especiarias combina lindamente com frango, também, e a páprica dá à carne uma cor dourada e apetitosa.

Frango assado com especiarias
um tiquinho adaptado do delicioso Do-Ahead Dinners: How to Feed Friends and Family Without the Frenzy

- xícara medidora de 240ml

3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
2 colheres (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica picante
4 dentes de alho, esmagados até virarem uma pasta
1 colher (sopa) de mel
suco de 1 limão siciliano
sal e pimenta do reino moída na hora
4 pedaços de frango

Em uma panelinha em fogo médio, aqueça o azeite. Junte as especiarias e refogue por mais ou menos 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo e junte o mel, o suco de limão, sal e pimenta. Deixe esfriar completamente. Coloque os pedaços de frango em um saco plástico grosso, junte a marinada, feche bem o saco e então massageio-o, fazendo com que o frango fique bem coberto pela marinada. Leve à geladeira de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira de 20x30cm com uma camada dupla de papel alumínio e pincele-o levemente com azeite. Arrume os pedaços de frango sobre o papel e derrame o que sobrar da marinada sobre o frango. Asse por 45 minutos ou a gosto.

Rend.: 2 porções

6 comentários:

Silvia de Oliveira disse...

parece-me muito bem! vou fazer :)

zelia bolos e doces disse...

acho que tb quero um pedacinho kkkk!!!hummm!!!

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Se ve MUY rico, Patricia !!!

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Aiii, que vontade! Chegou a dar um ronco na barriga hahaha. Beijo!

Virginia Nogueira disse...

Oi! Gosto muito do seu blog e vi em um dos posts que vc comentou sobre o "the great british bake off", que, aliás, está passando no canal bbc, e pensei em te perguntar se vc conseguiu achar legendas para esse programa!?!? Eu não acho em nenhum lugar!! Bjos

Patricia Scarpin disse...

Virginia, eu assisti no Youtube, sem legendas.
Bj!