quarta-feira, outubro 10, 2012

Torta Anzac de mel e limão siciliano

English version

Lemon and honey anzac tart / Torta anzac de mel e limão siciliano

Tortas de limão siciliano – ou barrinhas do mesmo sabor – não são exatamente uma novidade neste blog, mas como acho que estão entre as sobremesas mais deliciosas que existem não me canso de prepará-las. Quando vi a versão de torta de limão siciliano da Delicious australiana tive de fazê-la, e que bom que a fiz: a torta é maravilhosa e fácil. Creio que biscoitos Anzac industrializados sejam fáceis de encontrar na Austrália, mas aqui no Brasil, não – por isso, se vocês também não os encontram onde moram não se preocupem: publico a receita que usei para preparar os meus.

Torta Anzac de mel e limão siciliano
da fabulosa Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

300g de biscoitos Anzac – receita abaixo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
3 colheres (sopa) de mel + um pouquinho extra para servir
raspas da casca de 2 limões sicilianos
2/3 xícara (160ml) de suco de limão siciliano
1 lata (395g) de leite condensado
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
4 ovos
creme de leite batido, para servir

Unte levemente com manteiga uma forma para torta de fundo removível de 22x4cm*.
Coloque os biscoitos no processador de alimentos e processe até obter uma farinha. Aos poucos, junte a manteiga e processe até obter uma mistura com textura de areia úmida – junte a manteiga gradualmente, pois dependendo da oleosidade dos biscoitos você nem precise usar as 3 colheres (sopa). Pressione a mistura na base e nas laterais da forma preparada. Leve à geladeira por 30 minutos ou até firmar.
Pré-aqueça o forno a 170°C. Em uma tigela grande, junte o mel, as raspas e o suco de limão, o leite condensado, o creme de leite e os ovos e misture gentilmente até incorporar. Despeje na base de torta e leve ao forno por 35 minutos ou somente até que o recheio esteja firme mas o centro da torta ainda “balance” ao se mexer na forma. Deixe esfriar completamente na forma e em seguida leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou até gelar bem.
Na hora de servir, corte em fatias e cubra com o creme de leite batido e o mel.

* minha forma tinha o diâmetro necessário mas não era funda o bastante; por isso, fiz a receita inteira da base mas apenas metade da receita do recheio – a torta precisou de apenas 15 minutos de forno

Rend.: 6-8 porções

ANZAC cookies / Biscoitos ANZAC

Biscoitos ANZAC
do sempre fantástico Modern Classics 2

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (115g) de aveia em flocos
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar cristal
¾ xícara (75g) de coco ralado (usei em flocos sem adição de açúcar)
2 colheres (sopa) de glucose de milho
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de água quente

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras de beiradas baixas com papel manteiga.
Em uma tigela grande misture a aveia, a farinha, o açúcar e o coco. Em uma panelinha junte a glucose de milho e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo até derreter. Em um tigelinha ou xícara misture o bicarbonato de sódio e a água e adicione esta mistura à panela. Despeje sobre os ingredientes secos e misture bem. Faça bolinhas com colheradas de massa e coloque nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Achate levemente. Asse por 8-10 minutos ou até que dourem bem.
Deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha por 5 minutos e então transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: 22 unidades – fiz bolinhas com 2 colheres (sopa) niveladas de massa e consegui 20 biscoitos

13 comentários:

Ana E.G. Granziera disse...

Toda vez que preparo qualquer coisa de limão lembro de você. ^_^ Inclusive aquele sorvete, que você comentou que era a sua cara, assim que provei foi exatamente o que pensei: "nossa, a Pat adoraria isso".

bjs

Laura disse...

Já ouvi bastante sobre os biscoitos ANZAC - inclusive, a história por trás deles é bem interessante - mas nunca pensei que desse pra usar numa torta! Muito criativa a receita :)

Tati Salomão Miamoto disse...

Adoro seu blog, é delicioso e lindo! Esta torta parece maravilhosa, vou tentar fazer, e você está certa, aqui na Austrália a gente encontra biscoito Anzac em qualquer mercado. Mas tenho certeza que os feitos em casa são mais gostosos!
Parabéns pelo blog!

Mari disse...

Paty, vc já veio passear na Austrália? Se não, acho que você deveria vir, porque vc tem uma ligação até forte com as receitas deles... Eu já fiz biscoitos anzac uma vez com raspinhas de laranja e lascas de amêndoa que ficou show! (receita: http://www.taste.com.au/recipes/23526/orange+and+almond+anzac+bicuits)
Sabe que outro dia comprei 3 latas de leite condensado pra ganhar um livro de receitas da Nestlé com os doces clássicos da Austrália e lembrei de vc o tempo todo enquanto folheava o livro!!! Você ia adorá-lo, tenho certeza! Ontem até fiz um Banana Bread com gotas de chocolate com uma receita dele... Eu num gosto das comidas salgadas daqui não, mas os doces realmente são apetitosos! Beijos!!!

Léia disse...

Oi Patricia, isto é que é uma pessoa eficiente.Não encontra o produto o faz em casa.Adorei a torta e a receita dos biscoitos.Parabéns.Você sempre arrasa nos seus posts.Beijos querida e uma noite linda.

Leve e Saboroso disse...

Gostei muito dos biscoitos Anzac, para um pequeno-almoço rápido é o ideal. É levezinho, fornece energia e tem um ingrediente que gosto particularmente:coco! Levo comigo a receita!

Anna Paula. disse...

Oi, Patricia!
Sempre estou passeando pelo seu site e fazendo sua receitas, que são divinas e inspiradoras. Parabéns!
Mas...surgiu uma dúvida em relação a receita anterior (doughnuts). Achei a massa BEM MOLENGA. É isto mesmo ou será que errei em algo? Mas ficaram divinos!!!
Aguardo,
Anna Paula.

Ginja disse...

Encantador como sempre :)
E sim, limão é uma maravilha em qualquer bolo ou tarte, fica aquele gostinho ácido perfeito.
Adoro biscoitos anzac, já fiz essa receita da Donna e é perfeita. Deliciosos. Uma tarte bem original.
Um beijinho.

Mafalda disse...

Que aspecto delicioso.. apetece entrar na fotografia e tirar uma fatia...heheheh... tenho que experimentar fazer.. :)
Um beijinho
mafalda

Patricia Scarpin disse...

Mari, querida, nunca fui à Austrália mas morro de vontade de ir! Quem sabe em alguns anos? Realmente gosto muito de alguns autores australianos e por isso vivo fazendo receitas deles.
Bj!

Patricia Scarpin disse...

Anna Paula, a massa é bem macia, mas não é molenga, não.

Anna Paula disse...

Humm...vou rever a receita.
Obrigada pelo retorno e mais uma vez, obrigada!

Valentina disse...

Bom, para o nosso reencontro na minha proxima visita a São Paulo te pedirei que faça exatamente esta torta. Ela está maravilhosa - apresentação meticulosa e neat. O sabor fico a imaginar. Quando provar te confirmarei se é tudo que eu pensei. P.S: acho quedeviamos schedulle a girly holiday to OZ Pat!!

Related Posts with Thumbnails