quinta-feira, outubro 18, 2012

Cheesecake de chocolate branco com calda de maracujá

English version

White chocolate cheesecake with passion fruit syrup / Cheesecake de chocolate branco com calda de maracujá

O bolo azedo² que publiquei outro dia foi apenas o início de um frenesi maracujalesco: não somente porque adoro a fruta mas também porque fui hipnotizada por seu delicioso perfume e acabei trazendo maracujás demais pra casa de uma só vez. :D

Sempre tendo a misturar chocolate branco a sabores cítricos porque a acidez parece balancear bem a doçura como nenhum outro sabor faz, e é por isso que não pude resistir a esse cheesecake lindo da Valli Little – só que eu sendo eu adaptei a receita um tiquinho para criar mini versões da sobremesa. :D

Cheesecake de chocolate branco com calda de maracujá
um tiquinho adaptado da sempre maravilhosa Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

100g de biscoitos Maria/maisena
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
75g de chocolate branco
2 folhas de gelatina incolor
2 colheres (sopa) de leite integral
250g de cream cheese, amolecido
½ lata (198g) de leite condensado
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco
1/3 xícara de polpa de maracujá
1/3 xícara (66g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de água

Unte levemente com manteiga 4 forminhas de mini bolo com fundos removíveis e capacidade para 1 xícara (240ml) cada.
Base: coloque os biscoitos no processador de alimentos e processe até moê-los. Adicione a manteiga e pulse para incorporar. Transfira a mistura para as forminhas e pressione no fundo de cada uma delas. Leve à geladeira por 30 minutos.
Recheio: coloque o chocolate em uma tigela refratária pequena e leve ao banho-maria (sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo até o chocolate derreter. Retire do fogo e deixe chegar à temperatura ambiente.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 5 minutos. Enquanto isso, aqueça o leite em uma panelinha até uns segundinhos antes de começar a ferver. Retire do fogo. Esprema as folhas de gelatina para remover o excesso de água e coloque-as no leite quente, mexendo até dissolvê-las. Reserve.
Coloque o cream cheese, o leite condensado e o leite com a gelatina no processador de alimentos e bata até homogeneizar. Junte o chocolate e pulse para incorporar. Bata o creme de leite fresco até obter picos suaves e incorpore-o delicadamente à mistura do processador. Despeje sobre as bases de biscoito e leve à geladeira por 6 horas ou de um dia para o outro.
Calda: coloque o maracujá no processador de alimentos e pulse para separar as sementes da polpa. Passe por uma peneira e reserve o suco e as sementes separadamente.
Coloque o açúcar e a água em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo para dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio-baixo e cozinhe, sem mexer (somente girando a panela ocasionalmente) por 3-4 minutos ou até obter um caramelo dourado – se aparecerem cristais de açúcar nas laterais da panela remova-os com um pincel úmido. Junte o suco de maracujá e 2 colheres (sopa) de água (cuidado pois a mistura pode espirrar), reduza o fogo para o mínimo e mexa até dissolver o caramelo e a mistura engrossar ligeiramente, tornando-se uma calda. Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho e adicione parte das sementes reservadas (a gosto). Deixe esfriar completamente e leve à geladeira.
Sirva o cheesecake regado com a calda de maracujá.

Rend. 4 unidades

13 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Ai, mon coeur... Pat, sua opinião, estou pensando em fazer um suflê de maracujá, mas quero fazer uma curd como base, acha que dá certo?

Letrícia disse...

Isso é tão, tão lindo... eu dormiria feliz sobre uma dessas fofuras (e acordaria no meio das migalhas, no fundo do prato).

Beijos!

Ronize disse...

Nossa!!!

Que lindo, estou salivando só em pensar no gosto.. Mas preciso confessar que nunca comi Chessecake, mas ja esta na lista de doçuras a serem provadas.

Shapalmas disse...

Nossa...esse cheesecake deve mesmo ter ficado dos deuses...amo tudo que tem nele...e essa caldinha de maracuja esta de dar agua na boca...adorei,como tudo que tem por aqui...
Beijinhos

Sharon

Fê Dayrell disse...

Estou salivando...
que loucura este cheesecake.
bjo

Natalia Máximo disse...

BA-BEI :~~

Simplicista disse...

Caramba... :-O

Bárbara Coelho disse...

Patrícia, uma pergunta nada a ver com a receita: você sempre tem um jeitinho alternativo pra ingredientes que a gente não encontra facilmente no Brasil, né?! Você sabe algum modo de fazer/substituir mascarpone? Estou louquinha pra fazer uma receita da Nigella hehehe

Mafalda disse...

Hummmm... que aspecto delicioso e fresco.. já comia uma fatia.. :)
Um beijinho

#Dede# disse...

ai quanta coisa gostosa pra alegrar a vida!! ficou lindo e apetitoso! to precisando mesmo de um docinho pra sorrir e um maracujá pra acalmar!!rsrsrsrs!!
bjs

Samy disse...

babando + babando!

Adorei, amo maracujá e também acho que fica perfeito com chocolate, branco ou preto!

beijo Pat!

Léia disse...

Oi Patricia, adoro a mistura de chocolate branco e maracujá.Ficaram um arraso.Beijos querida.

Patricia Scarpin disse...

Fer, não sei... Só testando mesmo. De repente até funciona, mais ou menos como aquele suflê de goiabada da Carla Pernambuco.

Barbara, depende, receita de quê?
No site da Gourmet Traveller tem receita de mascarpone caseiro, nunca testei, mas as receitas da revista costumam dar certo.

Related Posts with Thumbnails