domingo, outubro 28, 2012

Bolinhos de coco e framboesa

English version

Coconut and raspberry cakes / Bolinhos de coco e framboesa

Adoro preparar receitas com coco - é um ingrediente que sempre tenho em casa. Eu tinha outros planos para o coco usado nestes lindos bolinhos mas quando os vi na revista não pude resistir - os bolinhos ficaram deliciosos e incrivelmente macios. Na hora de fazê-los pensei que seria uma ótima oportunidade de usar as mini forminhas Bundt que não usava havia séculos mas foi na hora de desenformá-los que me lembrei do porquê: é sempre tão difícil remover os bolinhos das formas! Por sorte havia a caldinha de framboesa para cobrir as partes não tão perfeitas e ela ficou tão saborosa que quero fazê-la novamente para servir com sorvete de baunilha ou panna cotta.

Bolinhos de coco e framboesa
da revista Dish

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
280g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
280g de açúcar granulado
5 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (100g) de cocos em flocos sem adição de açúcar
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 limão siciliano
cerca de 2½ xícaras de framboesas congeladas

Calda de framboesa:
200g de framboesas congeladas
200g de geléia de framboesa
½ xícara (120ml) de água
2 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga derretida 8 forminhas de mini bolo com furo central e capacidade para 200ml cada.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha. Raspe as laterais da tigela. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal sobre a mistura da tigela, junte o coco e misture gentilmente com uma espátula, mexendo de baixo para cima – faça isso enquanto incorpora também o leite e as raspas de limão.
Encha as forminhas de massa pela metade. Coloque 5 framboesas em cada forminha e cubra com o restante de massa. Coloque 4 framboesas sobre cada bolinho.
Asse por cerca de 30 minutos ou até que os bolinhos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos. Desenforme com cuidado e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Calda: coloque as framboesas, a geléia e a água em uma panela pequena e leve ao fogo médio, mexendo para combinar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10-15 minutos, mexendo freqüentemente, até as framboesas desmancharem e a mistura reduzir e engrossar levemente. Passe por uma peneira fina, empurrando com uma colher até que restem apenas as sementes na peneira. Junte o açúcar de confeiteiro à calda, misture, e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos (a calda engrossará um pouquinho mais). Derrame sobre os bolinhos e sirva.

Rend.: 8 unidades – fiz metade da receita de bolo usando forminhas com capacidade para 1 xícara (240ml) cada e consegui 4 bolinhos; ¼ da receita da calda foi suficiente para regar os 4 bolinhos

7 comentários:

são33 disse...

Além de lindos tem framboesa e coco duas coisas a que não resisto.
Bom domingo
bjs

Petiscos e Miminhos disse...

Parecem ser mesmo deliciosos!
xoxo
http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/

Jota disse...

Awwww, que delicia!!
A calda ficou com uma cor fantástica. ;)

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/

Valentina disse...

Pat, na proxima vez que for usar estas forminhas pincele-as com manteiga derretida e deixe na geladeira para que endureça, tirando só na hora de colocar a massa dentro e levar para o forno. Delicia de receita com otima mistura de ingredientes. Yummy!

Fernanda Amarante disse...

Pat, já experimentou fazer calda de frutas vermelhas com aquelas polpas de frutas congeladas, próprias pra fazer suco? Outro dia aprendi e comi uma feita assim e achei deliciosa, concentradinha! Esse bolinho ficou lindo. Acabou que esse fim-de-semana ainda não usei minha farinha 00, fiz uma torta estilo desenho animado. Agora acho que amanhã arrisco um angel food cake, mas com adoçante. Lá vou eu. Beijo!

Isabel Salvador disse...

Adoro coco, ficaram tão fofinhos....bjokitas

Marisa disse...

Ficaram lindos e devem ser deliciosos, já sei o que fazer da próxima vez que comprar framboesas :)

Beijinhos,
Marisa
http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

Related Posts with Thumbnails