quarta-feira, março 28, 2012

Sopa de tomates assados com pesto

English version

Roasted tomato soup with pesto / Sopa de tomates assados com pesto

Não fui ao cinema desde “A Invenção de Hugo Cabret” mas assisti a um filme fantástico em casa, “Onde os Fracos não Têm Vez”: para mim os irmãos Coen são um gosto adquirido – são como anchovas, de que em algum momento aprenderemos a amar; não gosto de “Fargo” mas adoro “O Homem que Não Estava Lá”, “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” e “Bravura Indômita”, por isso resolvi que já passara da hora de assistir a “Onde os Fracos não Têm Vez” – o filme prova que uma ótima trama prende o espectador na cadeira (eu não sairia da sala por nada nesse mundo!) e que a boa e velha fórmula bom roteiro, diretor e elenco ainda é imbatível. É o segundo filme maravilhoso que vejo baseado nos livros de Cormac McCarthy’s books – o outro foi “A Estrada”; talvez seja hora de ler um pouco de seu trabalho, também.

***

A maioria das pessoas que conheço adora dias de verão mas para mim dias de 30°C (ou mais) são terríveis – é difícil dormir, fazer ginástica é ainda pior, me sinto molenga e cansada. Por isso espero que as temperaturas de outono cheguem logo por aqui e até fiz uma sopinha para comemorar a chegada da nova estação, ao mesmo tempo em que aproveitei os últimos tomates (ainda quero fazer uma tarte tatin com eles). Apesar de não aparecer na foto, servi a sopa com o irresistível queijo quente da Barbara Lynch – quem já experimentou sabe do que estou falando. :)

Sopa de tomates assados com pesto
adaptada de dois livros deliciosos: Fresh from the Market e From Season to Season (o meu foi comprado aqui)

700g de tomates italianos maduros (cerca de 6 tomates grandes)
2-3 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
5-6 galhinhos de tomilho fresco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola grande, bem picadinha
1 dente de alho graúdo, bem picadinho
1-2 colheres (sopa) de pesto

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel alumínio (uma assadeira em que caibam todos os tomates).
Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e coloque-os na assadeira com o lado cortado para cima. Regue com o azeite extra-virgem e salpique com o sal, a pimenta e o tomilho. Asse por 45-50 minutos ou até que os tomates estejam macios. Deixe esfriar até que consiga manipulá-los.
Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até que fique transparente. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Enquanto isso, usando uma colher, remova as sementes dos tomates. Pique-os grosseiramente e acrescente-os à panela, junto com o açúcar. Cozinhe, misturando ocasionalmente, até que os tomates aqueçam e fiquem ainda mais macios. Tempere com sal e pimenta. Transfira a mistura para um liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (sem tampar totalmente ou o copo pode estourar), acrescentando um pouquinho de água se necessário. Divida a sopa em tigelas e cubra com um pouquinho de pesto. Sirva.

Rend.: 2 porções

10 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, bom dia ! Tudo bem ? Também não gosto de temperaturas altas. Fico muito desanimada e cansada. Adoro o frio ! E esta sopa está bem apropriada para esses dias, não é mesmo ? Delícia !Um beijo e ótima semana.

Fê Dayrell disse...

Gostei demais, nunca fiz assim.
Vou experimentar, o pesto esta maravilhoso, vc quem fez?
Bjo

Zoe disse...

OI Patricia! Voltei para o Brasil finalmente!! Agora posso aproveitar os nossos bons igredientes para fazer suas receitas!! Já fiz a salada de melancia com hortelã! delicia pura!! Essa sopinha de tomate parece boa mesmo, vou tentar essa semana e aproveitar para ver uns filminhos dos irmãos Coen, tbm sou fã, apesar de ficar com raiva de muitos finais!!

Tina Lopes disse...

Vou fazer, mas sem o pesto, amore. Hoje mesmo! Se achar tomates... E eu não gosto de O Homem que Não Estava Lá, mas adoro Fargo. ;)

Sabrina Romano disse...

hummm, essas coisinha simples me matam... Bjs

Luciana Betenson disse...

Tô adorando a Pat que comenta mais sobre os filmes :-) E esta sopa vai pra fila de outras que você publicou e eu morri de vontade! Bjs

karaimame disse...

Uma celebraçao para o outono a sua sopa!! Que lindo… como tudo que fazes!
Ah! Eu acho Fargo tao deprimente… ;)
b-jo!

tatiane disse...

Meu preferido dos Coen era Um homem sério, e agora deu empate com Bravura.
Mas olha, eu tô ensaiando pra fazer sopa de tomate e vc me aparece com esses assados e eu já imaginei um pimentão assado junto, afe...
beijão!

Patricia Scarpin disse...

Fer, fui eu quem fez o pesto, sim, tem receita aqui no blog se você quiser.
Bj!

Zoe, seja bem-vinda de volta!
xx

Maria disse...

Essa sopa deve ser dos deuses! Vou aproveitar que ando assando tomates com frequência e preparar assim que o clima mandar. ;)