quarta-feira, junho 22, 2011

Trufas de chocolate meio-amargo, laranja e amêndoas - combinações de sabores que nunca cansam

English version

Chocolate, orange and almond truffles / Trufas de chocolate, laranja e amêndoa

Como vocês já sabem das minhas obsessões com certas coisas de tempos em tempos não vai ser surpresa nenhuma ver que misturei chocolate e laranja em forma de ganache novamente – a combinação funcionou tão bem como recheio de torta que achei que seria deliciosa como trufinhas, também (e as amêndoas agregam um elemento de textura maravilhoso aqui – não as omitam).

Desta forma, sei que vocês não acharão esquisito eu já ter terminado o primeiro livro (644 páginas!), ter começado o segundo e comprado o terceiro. ;)

Trufas de chocolate meio-amargo, laranja e amêndoas
um nadinha adaptadas do ótimo, fantástico Bon Appetit Desserts

- xícara medidora de 240ml

1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 90ml - de creme de leite fresco
170g de chocolate meio-amargo, bem picadinho (não use chocolate com mais de 61% de cacau)
1 colher (chá) de Cointreau ou Grand Marnier (ou a gosto)
raspas da casca de 1 laranja pequena
½ xícara de amêndoas em lascas, levemente tostadas, frias e bem picadinhas

Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, mexendo até derreter e obter uma mistura homogênea. Retire do fogo, junte as raspas de laranja e o Cointreau e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar, cerca de 2 horas, ou de um dia para o outro. Com o auxílio de uma cookie scoop pequena ou uma colherinha, faça trufinhas com 1 colher (chá) ligeiramente cheia de ganache. Passe-as pelas amêndoas picadinhas e coloque em forminhas de papel para servir.
As trufas podem ser guardadas na geladeira por até 5 dias.

Rend.: cerca de 25 trufas

19 comentários:

Barida disse...

Patrícia,
que trufas fantasticas, eu sou doida por amêndoas, e assim com laranja e chocolate só podem ser perfeitas mesmo :) beijos

Isabela Tibo disse...

Oi Pat, chocolate com laranja é tudo de bom e com amêndoas então, deve ficar ótimo ;)
Fiz esses dias um chocolate quente com laranja, uma delícia com esse friozinho que está fazendo.
Beijos e bom feriado pra você!

Clara disse...

TRufas com uma cara deliciosa! Hummmmm
Patricia vc acredita que apesar de todo mundo falar desse livro, todo mundo falando bem muuuuuito bem, eu não me "apeguei" a ele?? Ta abandonadinho na estante, já outros tantos na frente dele, nas depois de vc tb falar dele vou pega-lo de novo e dar outra chance!! Quem sabe acompanhado de trufinhas eu não me anime mais??!!!

Chef Daniel Deywes disse...

Essas trufas ficaram lindas, queria experimentar para ver essa mistuta de sabores ...


abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Érica disse...

As trufas ficaram lindas, a combinação é perfeita.
bjs

Jonas Marquezini disse...

Pat também adoro essa combinação de chocolate e leranja... já fiz trufas também, mas foi a um tempinho, agora deu vontade novamente! ^^
Bjos e bom feriado!
Jonas

Picarota disse...

Que trufas lindas! E a combinação de ingredientes é fabulosa! Beijinhos

Livia Perussi disse...

Adorei a receita! Vou aproveitar o feriado e experimentar!!
O livro é demais, né?! O segundo é ainda melhor!! ;)

Carol disse...

Oi Pati,
amei a receita e tb sou fã dessa combinação!

Esse livro da Bon Appetit é bom mesmo? Tem bastante foto?

Bjos

Receitas ao Desafio disse...

Os meus olhos foram os primeiros a comer essas trufas. Uma receita deveras tentadora.
Um beijinho
Patrícia

luiza disse...

Huuum, que delícia!!!! =)
Ahhh, essa trilogia é ótima! E para quem falou acima que "largou" os outros na estante, não desista!! Os outros dois são ainda melhores que o primeiro - que demora p. engrenar um pouquinho!

Manu Alves disse...

Pati, minha irmã comprou esses livros há uns 2 anos (sei lá, talvez mais, parece que faz tempo!), e eu DEVOREI todos em uma semana. Juro. Estava de férias, e lia o tempo todo. VICIANTES!
E a história do Stieg Larsson, em si, é bem interessante... de repente a viúva publica mais um!
=)
bjbj

Karina disse...

Você faz tudo tão lindo!

Lara disse...

Não quero te decepcionar, mas o primeiro livro é fantástico, o segundo é legal e o terceiro uma droga! Em compensação essas trufinhas parecem ter o gostinho do primeiro...

beijos

AMO seu blog!!!!

Rita disse...

Oi! Vou fazer essas trufas, claro! E ganhei a trilogia de presente! Yyyyyyyeeeessssss!

Beijos!

Rita

ameixa seca disse...

Pat, estou a terminar o 3º livro e já com pena de saber que, após este não virá mais nenhum!
Ao menos se eu tivesse umas trufas para me confortar... ou um Blomkvist para me consolar he he

Sabrina Romano disse...

Pat, as últimas receitas estão incríveis; desde a sopa até as trufas, amei tudo!!! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Ameixinha, agora o segundo começou a engrenar. Tô adorando!
xx

Anônimo disse...

Olá!
Visito o teu blog muito frequentemente, adoro as receitas e especialmente as fotografias que têm sido uma inspiração/aspiração.
Eu li os 3 livros de seguida, sem parar, comecei em sueco, mas simplesmente n consegui aguentar o ritmo lento da minha leitura e mudei para o inglês.
Em sueco, mas legendado há os filmes feitos partindo dos livros, é uma das poucas adaptações que não me desapontou, A Salender é igualzinha ao que eu tinha imaginado, penso que vais gostar.
Um abraço e continuação de boa semana.