quinta-feira, junho 09, 2011

Tortinhas de frangipane e ameixa e controlando a ansiedade

English version

Plum and frangipane tartlets / Tortinhas de frangipane e ameixa

Tenho o terrível hábito de assistir a trailers de filmes muito antes de estrearem e fico pra lá de ansiosa por meses a fio (e dependendo do filme a estréia aqui no Brasil demora ainda mais, né?). Sei que é um ato masoquista, um problema que eu mesma crio, mas não consigo evitar. Por sorte há vezes em que é possível fazer algo para amenizar um pouquinho a ansiedade: fiquei tão louca pelo trailer de “The Girl with the Dragon Tattoo” que comecei o livro no dia seguinte.
Igualzinho a estas tortinhas: vi a receita na sexta e as preparei no sábado de manhã. :)

Tortinhas de frangipane e ameixa
um nadinha adaptadas daqui

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 2/3 xícaras (374g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos
1 ovo grande
4 colheres (sopa) de água gelada

Frangipane:
200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar refinado
2 ovos grandes
2 xícaras (200g) de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)

Recheio:
5-6 ameixas maduras, cortadas em 8 fatias* cada, sem os caroços

Para servir:
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
creme de leite fresco batido (ou chantilly)

Comece preparando a massa: coloque a farinha e o açúcar no processador de alimentos. Junte a manteiga e processe até obter uma farofa grossa. Em uma tigelinha, bata o ovo e a água gelada com um garfo. Com o processador ligado, junte a mistura de ovo e água à massa, processando somente até uma massa se formar. Transfira para um pedaço grande de filme plástico, forme um disco com a massa e embrulhe-a bem. Leve à geladeira até firmar, pelo menos 30 minutos.
Agora, a frangipane: bata a manteiga e o açúcar na tigela grande da batedeira até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela. Acrescente a farinha de amêndoa e misture bem. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C; unte levemente com manteiga 8 forminhas de tartelette com fundo removível. Abra a massa entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados até obter uma espessura bem fina – se a massa estiver muito molinha, leve de volta à geladeira por 5 minutos. Forre cada forminha com a massa e retire os excessos; faça furinhos na massa com um garfo de sobremesa e coloque as forminhas em uma assadeira grande, de beiradas baixas.
Espalhe o recheio sobre as forminhas, enchendo-as até a metade**; alise a superfície do recheio com uma espátula e arrume as fatias de ameixa sobre ele. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até que a massa esteja crocante, o recheio dourado e as ameixas, macias.
Retire do forno e coloque as forminhas sobre uma gradinha para esfriar levemente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva mornas com chantilly.

* cortei as minhas ameixas em 16 fatias cada, assim as fatias ficaram mais fininhas e delicadas; 3 ameixas foram suficientes para 2/3 da receita acima

* sobrou ¼ xícara de frangipane e eu fui bem generosa na hora de rechear as tortinhas

Rend.: 8 tortinhas – fiz 2/3 da receita acima, usei forminhas de 9cm de diâmetro de consegui 12 tartelettes

12 comentários:

Livia Perussi disse...

Patrícia, adorei as tortinhas! Confesso que tenho sofrido um pouco de ansiedade por querer fazer todas as receitas deliciosas que você anda postando aqui!!
Com relação ao trailer, você vai AMAR o livro! Estou no terceiro e já te digo, é demais!!! Quem sabe o filme chega aqui até terminarmos de ler?! ; )
Bom final de semana "gelado" para você!
Beijo, Livia

Neyara disse...

Patrícia,
Só você pra fazer essas coisas lindinhas! Ah, é MUITO boa a série. Depois que você terminar essa, recomendo "Guerra dos Tronos". Estou absolutamente viciada.
Beijos

Tati Marques disse...

hummm! já entraram pra lista de próximas receitas daqui de casa!
quantos aos livros são realmente ótimos, já os li a quase 2 anos e o que me salvou foram os 3 filmes suecos! procure vc não se arrependerá, ainda mais por não terem aquele verniz hollywoodiano o que os torna bem mais fiéis aos livros. mas mesmo assim tb fiquei louca para assistir a versão americana :)

bjs,

Ana Rita Marreiros disse...

Lindas as tortinhas...ainda bem que não esperas te muito para as fazer,eheheh!

Bjoka
Rita

Unknown disse...

Patricia, você pode ver o filme em DVD! Eu o aluguei na Blockbuster já há uns meses. É muito fiel ao livro, mas achei a Lisbeth um pouco "grande" em relação à personagem... lol Bjs,bjs!

Sara Ramos disse...

Gosto bastante de tudo o que leva frangipane. Bjs

Ana Luiza Zocrato disse...

Não sei se você sabe mas o seu blog é um dos meus favoritos!
Na correria toda fazia um tempinho que não corria aqui (apesar dele estar listado no meu blog para eu não esquecer de visitar) mas ainda bem que eu vim, achei várias receitas deliciosas!
Deliciosas também suas fotos! Dá vontade de comer de tudo!

Bom fim de semana!
Beijos
Ana
http://www.muitaloucapralavar.blogspot.com

Ana disse...

AMO essa série!! Recomendo ler a série inteira antes de assistir aos filmes (suecos), pois o primeiro filme mostra algumas cenas do 2º livro. Ah, e assista os filmes suecos (os 3 filmes já foram lançados!), pois como comentaram acima, ele é bem fiel ao livro e não é hollywoodinizado (hein?? existe essa palavra?rss) Muito bom!
Bom final de semana!

Lari/Jê disse...

Comprei essas formas de tortinhas e ainda não usei... Sua receita é uma ótima pedida pra testá-las =D

Beijos
Lari

ameixa seca disse...

A noite passada sonhei que comia umas ameixas deliciosas e gordas como essas da foto :) Se hoje sonhasse com essas tortinhas iria ser maravilhoso!

Valentina disse...

Estas tortinhas estão lindas. vou anotar. Agora seria bom so ressaltar que este trailer é da versão americana do livro pois a versão sueca ja'saiu. super beijoca.

Patricia Scarpin disse...

Simone, a versão da locadora é o filme sueco, estou interessada na versão do Fincher.

Tina, eu sei. Mas não quero ver o sueco por enquanto. Meu interesse é no filme do Fincher.