Sou uma criatura de hábitos – e isso não me incomoda.
Ao folhear a maravilhosa compilação de receitas da Amanda Hasser meu coração deu um salto quando li as palavras “lemon” e “bars”; imediatamente pensei que vocês já viram barrinhas de limão suficientes por aqui, mas fui em frente e li a receita assim mesmo. E que bom que o fiz: estas não eram barrinhas de limão tradicionais; estas eram um casamento perfeito entre um recheio gostoso, com jeito de cocada – e ainda por cima cheio de pecãs – e uma cobertura delícia de limão siciliano, daquelas que adoro espalhar sobre bolos e afins. Ah, lhes contei que há também uma base amanteigada? :)
Peguei uma barrinha e comi feliz enquanto assistia a “Festim Diabólico” – pena que estava tão cansada e peguei no sono no meio do filme. :(
Barrinhas de pecã, coco e limão siciliano
ligeiramente adaptadas do maravilhoso The Essential New York Times Cookbook
- xícara medidora de 240ml
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e picada
2 ovos grandes
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (55) de pecãs picadinhas
½ xícara (50g) de coco em flocos sem adição de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) - 261g - de açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas da casca de 1 limão siciliano
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm e forre o fundo e as laterais com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e bata em velocidade baixa até obter uma farofa grossa.
Pressione a mistura no fundo da forma preparada e asse por 15-20 minutos ou até que doure levemente. Numa tigela grande, misture o açúcar mascavo, as pecãs, o coco, a baunilha e os ovos até obter um creme homogêneo. Espalhe a mistura sobre a base assada, preenchendo todos os cantinhos da assadeira. Volte ao forno por mais 20-25 minutos ou até que a cobertura esteja firme. Retire do forno.
Numa outra tigela grande, misture o açúcar de confeiteiro, as raspas e o suco de limão siciliano até ficar homogêneo. Espalhe sobre a cobertura, cobrindo-a completamente. Deixe esfriar.
Com o auxílio das alças de papel alumínio, remova da assadeira e corte em barrinhas.
Rend.: 16 unidades
25 comentários:
Devem ser uma delicia!
hum... deu água na boca essa casquinha!!!
Beijão querida!
Este blog é que é um Festim Diabólico. I rest my case :) Bj
Patriciaaaaa! Que delícia! Essa eu vou preparar no final de semana. Pode esperar que volto aq para te contar o resultado! =D Bjoss
Essas suas receitas com limão siciliano me deixam louca pra experimentá-lo... Acredita que nunca nem chegei perto de um limãozinho desses????
Qualquer dia eu mudo isso =D
Beijos
Lari
Que delícia este post, com estas barrinhas e um dos meus filmes preferidos. Um beijinho
Parecem deliciosas e facinhas de fazer! Aliás, seu blog todo é bem apetitoso, venho futricando ele há alguns dias e já já faço alguma delas! Parabéns pelo blog!
Alessandra
akconfeitaria.blogspot.com
uhmmmmmmm todos los ingredientes que lleva me gustan, así que debe de estar deliciosamente rico.
Saludos.
Aprecio muito as combinações com limão siciliano...o azedinho é sempre convidativo!!
vou experimentar com certeza!!
bjs
Pat, não conhecia esse livro, fiquei louca por ele! Qdo chegou o livro da Nigella falei que não compraria mais nada neste semestre, cadê que vou me segurar agora?
Preciso dessas barrinhas pra me acalmar!
beijos
nossa, quantas delícias você tem feito nestas últimas semanas!!! Acabei de chegar em casa e estava pensando no que fazer para presentear uma tia; não queria nada com chocolate pq a páscoa está muito perto... Pensei naqueles bolinhos de coco que postei, mas quando vi estas barrinhas li a lista de igredientes com os dedos em figa... Iuhuuuuu, tenho todos!!! Depois conto o resultado, oh querida Deusa! Rs...
QUE DELÍCIA!!!!
DA ATÉ VONTADE DE SAIR DA DIETA!!!
Patrícia,
obrigada pelas delícias portada aqui. Já fiz várias! Inclusive estou assando no momento o bolo de limão com cranberries que vieram direto de São Paulo.(Aqui no Rio não tem cranberries.). Estas barrinhas vão para a lista.
Beijos!!!!
Adorei tudo em seu blog: as fotos, o jeito como escreve e, é claro, as receitas! Dá vontade de fazer todas! Ainda estou começando, mas vou me aventurar em algumas receitas suas e quem sabe publicar alguma no meu blog, ok?
Parabéns pelo sucesso.
Beijos
Juliana
Pat, eu fiz o brownie, assou super certo, só que eu não achei o chocolate apropriado e tive que usar a baunilha fake ahahah dai ficou mto doce :( bom pra comer com um sorvetinho de maracujá :) mas olha, são os primeiros brownies que fiz e não pensei que daria tão certo, assou em 20min cravadinhos e ficou com a pelinha encima e a massa úmida :D mas nossa, ADOREI! queria que tu pudesse experimentar :)
AAAAH só teve uma coisa que deu errado hauahuah ELE GRUDOU TODINHO no papel alumínio, era pra untar como o papel alumínio? eu passei manteiga nele só :O nada de trigo.
beijos !!!!!
Q delícia, Pat! vou fazer com certeza. Te conto aqui depois. um bjão!
Lá.
www.la-agosto.blogspot.com
Oi, Patricia!
Tem sorteio novo no BlogArte: um kit cozinha da Lojinha 123! Passa lá pra participar!
Beijins,
Andrea
Só de ser de limão siciliano já fico doida...
Uma delícia de receita...
bjim
Especialmente..., ficaram bem gostosas, sim! Obrigada!
Pé, querida, saudade de vc!
xx
Ameixinha, tô rindo aqui contigo. :)
Beijo!
Monalisa, me conta depois, sim!
Beijo!
Lari, muitas podem ser feitas com o limão verdinho tb, viu?
Ilídia, que bom que gostou, obrigada!
Alessandra, muito obrigada!
Ernetina, gracias!
Cristina, eu também adoro! Depois me conta?
Tati, querida, o livro é um tijolo, enooorme, não tem fotos, mas mesmo assim eu adorei e já marquei milhões de coisas para fazer. :D
Beijo!
Sá, conta tudo! Vou adorar saber, querida.
Beijão, saudade de vc!
Wil Taylor, obrigada!
Oi, Ana! Tudo bem? Obrigada a vc pelo comentário! Depois me conta do bolo?
Beijo!
Juliana, obrigada pela visita. Pode publicar, sim, desde que com o link para cá.
Beijo!
Samy, querida! Que bom que o seu brownie deu certo! E tem que untar só com manteiga, não é para enfarinhar, mas os brownies não deveriam ter grudado... Que receita vc fez, linda?
Beijo!
Larissa, faça sim!
Beijo!
Andrea, obrigada por me avisar!
Jana, eu também adoro limão! :D
Que maldade essas barrinhas de pecan...eu querooo,
bjs
Paula
Nossa, Pat, elas ficaram muito boas!!! Como fiz metade da receita e não tinha uma assadeira exatamente do tamanho necessário, elas ficaram bem mais altas do que as suas, mais ou menos na altura daquelas duplas de limão siciliano que vc já preparou. Bjs
Paula, :)
Sá, querida, que bom saber que deram certo! Beijo!
Patricia, esse seu blog é demais mesmoooo!!! adorei ter conhecido ao acaso e agora não paro de olhar. Estou namorando qual "bolinho" fazer.... sabe que eu também amo doces com vão limão e tb gengibre!!! Até nos salgados adoro.
Estou pensando em fazer esta barrinha, consigo usar menos açucar na cobertura?
beijooos
Vanessa
Oi, Vanessa! Seja bem-vinda!
A cobertura destas barrinhas fica com uma camada bem fininha, se vc usar menos açúcar talvez não consiga cobrir toda a superfície...
Beijo!
Patricia fiz essas barrinhas ontem!!! Que deliciaaaa e fez maior sucesso entre as minhas amigas. Mas aconteceu alguns probleminhas, acho que vou te mandar um email e se vc puder me ajudar ficaria super feliz! Beijooos Vanessa
Postar um comentário