segunda-feira, outubro 18, 2010

Torta de frangipane e limão siciliano

English version

Lemon frangipane tart / Torta de frangipane e limão siciliano

Há alguém que vocês conhecem tão obcecada por limões que quando não está fazendo cookies de limão ou bolos de limão tem torta de limão saindo do forno. :D

Talvez por eu ser doida por limões achei que faltou limão nesta torta, mas uma amiga minha a adorou e sentiu o sabor do limão mesmo sem saber que a sobremesa levava a fruta. Agora é com vocês: se forem como eu, acrescentem um tantinho de raspas de limão siciliano no recheio, também. ;)

Torta de frangipane e limão siciliano
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos
½ xícara + 1 colher (sopa) - 78g - de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
3 gemas
1 colher (sopa) de água gelada

Recheio:
100g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
1 ovo
1 gema
1 ¼ xícaras (125g) de farinha de amêndoas
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
¼ xícara de amêndoas em lascas

Coloque a farinha, a manteiga, o açúcar, o sal e as raspas de limão no processador de alimentos e processe, pulsando, até obter uma mistura que pareça farelo de pão. Com o processador ligado, adicione as gemas e a água, processando só até obter uma mistura homogênea. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e misture com as mãos até formar uma bola. Achate formando um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Abra a massa com um rolo entre duas folhas de papel manteiga levemente enfarinhadas – se a massa amolecer demais, volte à geladeira por 5 minutos. Unte com manteiga uma forma de torta redonda de 22cm com fundo removível e forre-a com a massa. Remova o excesso de massa com uma faca e faça furinhos em toda a massa com um garfo. Leve ao freezer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre a massa da torta com um pedaço de papel alumínio, pincelado com manteiga, deixando uma sobra de aprox. 2,5cm. Encha o papel com pesinhos próprios/feijões secos e leve ao forno por 15-20 minutos. Remova os pesos/feijões e o papel alumínio e volte a massa ao forno até que doure levemente, mais 10 minutos. Retire do forno.
Prepare o recheio: junte a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro. Aos poucos, junte o ovo e a gema e bata até homogeneizar. Acrescente a farinha de amêndoas e a farinha de trigo e misture com o auxílio de uma espátula. Espalhe o recheio sobre massa de torta e alise bem a superfície. Polvilhe com as amêndoas em lascas e leve ao forno por 30-35 minutos ou até que o recheio estufe e doure bem. Deixe esfriar na forma.

Rend.: 6-8 porções – fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma retangular de 30x10cm

21 comentários:

Quéroul disse...

nham nham.
pouco boa uma tortinha com limões e amêndoas.
e que fofura de forma, hein.

=***

Pri disse...

Que delícia, e eu justamente procurando uma receita de bolinho pra fazer com limão siciliano, sabia que ia ter aqui!

:)

Beijos!

Marcela Bussular Barcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcela Bussular Barcelos disse...

Ei Patrícia! Seu blog é muito legal, parabéns! Vi que você adora limões e por coincidência postei uma receita super fácil no meu blog... Não sei se você já conhece essa, mas quando estiver de bobeira dá uma passadinha lá!

bjs

http://ameninaquefaziabolos.blogspot.com/2010/10/amo-horario-de-verao-e-o-meu-ja-comecou.html

Elisa Torrezani disse...

Oi Patricia!

Eu tbm adorei a forma! Muito linda! Onde vc compra essas fofurices?

bjs
elisa torrezani

Sam Wüppsch disse...

Hummmmm... nunca tinha pensado nessa cominação! Sempre comi frangipane com folheado e só! Deve ficar uma delícia!!!! Vou fazer em breve! Bjks
P.s. também adorei a forma!

Sabrina disse...

Ah... É muita tentação; olha a cara disso,e ainda por cima, de limão... Seus vizinhos devem ficar como cachorros, só farejando e tentando adivinhar o que vc está preparando...

Pri Nunes disse...

Eu também sou alucinada por limão. Com certeza vou testar a receita e colocar mais limão na massa rsrs. Acabei de publicar um receita de muffin de limão!

Luzia disse...

Olá !

Descobri o seu blog semana passada, antes tarde do que nunca :)
E no fim de semana fiz duas receitas, o Bolo de fubá cozido, meu namorado amou, é uma delícia!
E o queijo labna está geladeira, quando ficar pronto volto aqui para te contar.
Ah, gostaria de dar uma sugestão: Como cheguei só agora, quero ler todas as receitas e ficar voltando página a página é ruim porque todo dia volto ao início.Teria como separar por ano e mês ? assim é mais fácil para eu ler todas as receitas e não me perder.

beijos e obrigada por dividir essas receitas divinas.

Luzia.

Nin@'s Cupcakes disse...

Não sei se fico feliz porque o comércio tá fechado (com isso engordo menos) ou se fico triste porque não posso preparar essa receita que me deixou com água na boca :/

Levi Pereira disse...

nossa essa receita parece ser super gostasa, limão + amêndoas = Patrícia feliz!!! =D

Paty aqui onde moro tem feito muuuuuuuuuuuuito calor e queria aproveitar esse tempo pra fazer uns sorvetinhos, só que to com algumas dúvidas e queria esclarecer.
1 - Tava dando uma olhada nas suas receitas e praticamente todas as bases levam gemas em grande quantidade 5-6 (+/-), num fica com gosto de gema mesmo colocando as favas de baunilha, não? Como eu não tenho as favas eu iria usar essência, será que vai dar gosto???
2 - Eu não tenho sorveteira, andei pesquisando e descobri que quando não se tem é só esperar congelar, tirar do freezer bater batedeira/liquidicador, depois voltar pro freezer, fazer isso +/- umas 3x para obter cremosidade. será que dá certo???
3 - Você não usa nenhum tipo de emussificante nem liga neutra não, pois esses produtos servem para dar cremosidade e volume ao sorvete.
Espero que não se incomode de escrever muuuito no post, mas o calor aqui é desesperador - rsrsrsr!
super bejo e muuuuito obrigado!!!

Marina Mott disse...

Que delícia de receita!! Limão e amêndoas!!!
Bjs

ameixa seca disse...

Pois é, acho que um pouco de limão no recheio não faz mal a ninguém :)

Jean Y. disse...

Paaat!

Hmm, amendoas! Por falar em amêndoas, eu tentei fazer os teus macarons ontem :)
infelizmente, só alguns deram certo, a maioria teve o dome rachado ou não formaram o foot!
Mas o que me deixou feliz foi que consegui obter melhores resultados, além de usar o "sexto sentido" para achar a temperatura da calda e do forno. :)

Acho que vou postar algo sobre eles no meu blog. Dê uma passada lá!

beijão!

Sabrina B. disse...

Pati,
eu vim aqui para lhe parabenizar pelo site, que apesar de só ter descoberto há uma semana já fiz mais de cinco das suas receitas.
Sempre achei que fosse um zero a esquerda na cozinha, mas depois da minha primeira receita bem-sucedida e que já repeti três vezes(que foi um cookies com gotas de chocolate) me senti confiante e tudo que eu já fiz as pessoas adoraram :D
Obrigada por me fazer ter um interesse que vem aumentando pela culinária e parabenizar mais uma vez o site lindissimo que você tem.
Beijos Bina.

obs: a ultima foi a do brownie de baixo que por sinal é uma delicia.

Vitor Hugo disse...

Hum… amêndoas com limão siciliano? Nossa! fiquei com vontade, de novo. Estou ensaiando fazer um petit-four que tem base com frangipane… só falta a coragem, hahahah

Suzana disse...

Querida Patricia, amêndoa e limão é uma combinação inventada no céu! Eu sou louca por limão e adoro sobremesa com um travo azedinho de limão. E para além do mais a sua torta ficou muito bonita. :)

Bj grande*

Patrícia Abreu disse...

Olá, Paty! Aproveitando a safra de limões (do seu blog rsrs), quero tirar uma dúvida da receita de bolo de limão (15/09/10). Ela pede buttermilk, e dá dicas de como fazer em casa num link. Qual dos 3 jeitos vc faz? Pelo que entendi, adiciona-se ao leite um ingrediente ácido (vinagre/limão) e espera um tempinho pra sorar. Depois do tempo indicado, misturo tdo de novo ou devo usar só a parte que se separou do leite? Help me! Tô louca de vontade de comer este bolo e, não sei em SP, mas aqui no RJ não encontro o bendito buttemilk em lugar nenhum! Agradeço desde já a paciência! Bjs e boa semana!

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, preciso usar mais vezes essa forma. ;D
Beijão, querida!

Pri, que bom que vc achou!
Beijo!

Marcela, obrigada! A sua receita parece boa!
Beijo!

Elisa, obrigada! Esta comprei na Barra Doce, em Moema (www.barradoce.com.br)
Beijo!

Sam, frangipane combina lindamente com morangos, também! :D
Beijo e obrigada!

Sá, hahahaha, será? :D

Pri Nunes, obrigada pela visita!
Hum, muffin de limão é uma delícia!

Luzia, tudo bem? Espero que todos gostem do labna! Na barra lateral do blog você vai encontrar o "arquivo", onde estão os posts divididos por ano e mês!
Beijo!

Nina, nem me fale em engordar... :S

Levi, super feliz! Adoro ambos! :D
Vamos às suas perguntas: o sorvete não fica com gosto de ovo, não - as misturas são peneiradas depois de cozidas, pode olhar lá no modo de fazer.O sorvete de chocolate, por exemplo, não leva fava.
Nunca testei esse método de fazer sorvete sem sorveteira, acho que a textura talvez não fique tão cremosa quanto com a sorveteira, mas acho que vale o teste!
E não uso esses produtos que vc citou porque eles produzem um sorvete artificial, com gosto de plástico, eu não gosto...
Beijo!

Marina, obrigada!
Beijo!

Ameixa, vc tá certíssima. ;)

Jean, que peninha os macarons... Eu apanhei muito até conseguir, viu? Não desista! :D
Vou lá, sim!
Beijo!

Sabrina B.! O teu comentário me deixou tão feliz, vc não imagina! Eu é que agradeço por você ter vindo aqui me contar das receitas - que alegria! Um beijão!

Vitor, eu acho que vc iria amar esta torta. ;D

Suzana, concordo contigo! A combinação é ótima, mesmo!
Beijo e obrigada, querida!

Oi, xará! Tudo bem aí? Faço buttermilk assim: coloco 1 colher (sopa) de suco de limão numa xícara e completo com leite. Espero sorar, uns 10 minutos. Na hora da receita, uso todo o conteúdo do copo. Um super beijo!

Luzia disse...

Ai Patrícia, que vergonha...você acredita que eu não tinha visto o arquivo na barra lateral, mas a culpa é sua, quem manda colocar fotos lindas das receitas, eu só tenho olhos para as fotos :)

Você foi muito atenciosa na resposta, obrigada !

beijos,
Luzia.

moranguita disse...

oh esta perefita mesmo. com amendoas e limao que tambem gostamos muito ca em casa
beijocas

Related Posts with Thumbnails