quarta-feira, outubro 20, 2010

Bolo com farinha integral e chocolate + um pequeno desabafo

English version

Wheat and chocolate pound cake / Bolo com farinha integral e chocolate

O bolo da foto não tá bonito? E estava bem gostoso, também, posso garantir a vocês. :) O engraçado desta receita é que prepará-la me fez pensar na minha avó – e não, ela não gosta de chocolate. É que não estava afim de louça extra pra lavar e decidi ralar o chocolate no ralador ao invés de pegar o processador no armário. Que péssima decisão: demorei SÉCULOS para fazer a coisa toda no final meu bracinho estava pendurado, sem um pingo de força. :S

Por isso pensei na vó: cresci com ela dizendo que “preguiça é pecado, minha filha”... :D

Antes da receita, quero lhes contar uma coisinha desagradável que aconteceu: vocês se lembram da promoção “Que Marravilha!”? Pois bem: depois de muita enrolação para anunciar o vencedor – o que finalmente havia sido prometido para a última sexta-feira, dia 15/outubro – descobri, no blog da Simone, que não somente ele já havia sido escolhido como o programa já havia sido até gravado... Sem que os outros blogueiros participantes tivessem sido avisados. Que coisa feia, não? Super decepcionante. Detalhe: depois de eu ter reclamado com a produção da promoção, eu e alguns outros blogueiros recebemos um “belo” email padrão... Conseguiram piorar a situação!

Agradeço os leitores queridos que participaram – do TK, foram 4 – e sinto muito pelo papelão causado pelo GNT; saibam que realmente achei que se tratasse de um canal de TV sério – ledo engano.

Bolo com farinha integral e chocolate
do Pure Dessert

- xícara medidora de 240ml

3 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (100g) de farinha para bolos* - peneire antes de medir
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 56g - de farinha de trigo integral
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
13 colheres (sopa) - 182g - de manteiga sem sal, amolecida
100g (3 ½oz) de chocolate amargo

Rale o chocolate no ralo grosso ou usando o processador de alimentos. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm (capacidade para 4-5 xícaras), forre com papel manteiga e unte o papel também.
Numa tigela média, misture o leite, os ovos e a baunilha.
Numa outra tigela, misture as farinhas, o açúcar, o fermento em pó e o sal e então peneire tudo dentro da tigela grande da batedeira – despeje de volta na tigela os resquícios que ficarem na peneira. Corte a manteiga em cubos e acrescente à tigela. Em seguida, junte metade da mistura de ovos. Bata em velocidade baixa só até umedecer os ingredientes secos. Aumente para a velocidade média (ou alta, se estiver usando uma batedeira portátil) e bata por 1 minuto apenas. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Acrescente metade da mistura de ovos restante e bata por 20 segundos. Raspe novamente as laterais da tigela. Adicione o restante da mistura de ovos e o chocolate e bata por 20 segundos. Transfira a massa para a assadeira preparada e alise a superfície. Asse por 55-65 minutos ou até que cresça (faça o teste do palito) – se o bolo começar a dourar rapidamente demais, cubra-o de maneira frouxa com papel alumínio depois de 30 minutos de forno. Deixe o bolo esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos. Em seguida, desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.

* farinha para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 8-10 porções

32 comentários:

Anônimo disse...

Caramba Paty, sacanagem né? Coincidentemene entrei ontem no blog da Simone, mas achei q seriam vários participantes de vários blogs ou seja, vários programas! Não todos da temporada, mas uns 5 vai!
Bom, eu não tenho naaaaada contra ela nem nada, mto menos contra quem ganhou. Não os conheço, e fico feliz q deu certo! Parabéns ao ganhador! O Claude deve ser mto fofo! Tb não sei se tinha uma versão distorcida do programa na minha cabeça pq como o blog dela é de doces, e o cara indicou o blog dela achei q eles iam fazer uma puuuta sobremesa! Sabe, pra ter a ver com o blog q ajuda o cara? Enfim, acho q meu raciocício falhou!! =/ Pq eles fizeram lagosta! Ai ai ai...
Falando do bolo agora... lindo! E tb estou aderindo a farinha integral - minha nutrí agradece - mas cortar os doces tá mto mto difícil. Ainda com 2 casamentos em 2 fds e bandejas de docinhos trazidas pra casa. 1 por dia. Não mata ninguém!
Um beijo enorme e desculpa o meu desabafo!

Quéroul disse...

que coisa chata, né?
cê abre espaço no blog pra propagandear algo que nem te manda um mail no dia seguinte. humpf.

que lindo bolo. e que coragem de ralar chocolate. fiquei até surpresa que vc ficou 'só' com dor no braço; imaginei que vc ficaria coberta de chocolate derretido também.
viva esse frio fora de hora, de novo?

beijo

bakinginlisbon disse...

Eu não tenho processador, mas também não ralo o chocolate! Compro aquelas gotinhas já prontas ou então corto o chocolate em pedaços com uma faca, também dá algum trabalho mas fica bem gostoso comer um bolo ou muffins com aqueles pedacinhos grandes!

Fernanda F disse...

Belo bolo Pati, e com certeza deve estar delicioso, irei fazer AGORA! hehe
E sobre essa história de ralar chocolate sei bem como é isso, não tenho processador (falta de opção de um BOM, quer me indicar um?) e praticamente todo chocolate que eu uso em receitas ou eu corto bem pequeno na tabua e acabo com 20% do chocolate grudado, ou eu ralo pedaço por pedaço. Um dia desses eu tava com muuuuita preguiça e queria fazer menos sujeira, encontrei uma solução que pode ser útil. Gotas de chocolate!! Sempre que tenho preguiça, e um saco de gotas de chocolate disponível, 15 minutos a menos enrolando na cozinha. Pena que ainda não encontrei de chocolate amargo pra minha folga ser maior ainda.

Entendo sua revolta pelo gnt e sou solidaria a você nisso. Se fosse uma empresa séria, nada disso teria acontecido. Eles esquecem que os blogueiros são pelo menos 40% dos espectadores? Falta de respeito!

Aguardarei sua indicação do processador, em nome dos meus futuros bolos feitos com chocolate de boa qualidade (qualidade do cacau não é o forte das gotas, ne)

Beijo grande

Gabriela R. disse...

Sabe que amo o GNT mas ffaz tempo que percebi que o canal é mto mal feito (é só olhar pelo site que tava com uma foto da Oprah dizendo "programa especial de aniversario da Oprah" fazia uns 4 meses!!!), bem ridiculo...

Talita Alves disse...

Oi Paty! Compartilho sua revolta! Falta no mercado muitos profissionais honestos! Mas deixa pra lá, não fica mais tristinha com isso não!
Eu tb morro de preguiça para ralar chocolate! Hahahahaha... Viva o processador! rs..
Adoro o seu blog!
Beijos!

Lílian disse...

Oi Pat,
Eu dou um desconto para o ocorrido. Na minha percepção houve ingenuidade da Simone ao divulgar antes da data estipulada pela emissora. E a emissora deve ter antecipado a gravação por motivo de agenda ou outro... Ok, deveria ter sido tudo perfeito, mas tente ver o cenário com ausência de má-fé (por ambos os lados). Não desista de confiar. : ) Abraços

Patricia Vieira disse...

Oi Paty
Fica triste não!!!Pra mim a escolha dessas pessoas que participam do Que Marrrrravilha é uma baita papagaiada!!!Adorrrro o Claude, acho ele super divertido, mas para mim é tudo carta marcada...
Se serve de consolo, eu até pensei em mandar um filminho (indicando o TK) mostrando como meus cupcakes de mel ficaram horrorosos, mas no dia estava stressada com o Zé (meu marido) e não quis pedir para ele filmar para mim....Ia dizer "fica para a próxima", mas acho que não vale a pena gastar nosso tempo prestiagiando a produção de um programa que agiu dessa forma com você... Tô de mal deles!!
Bjs
Patricia Vieira

tatiane disse...

Que chato, Pat. Eu vi o post da Simone, e achei que todos os participantes foram avisados. Pra ser honesta acho o Claude um porre, raramente vejo algum programa dele.
Gostei do bolo, sempre que uso farinha integral uso frutas junto, vou experimentar com chocolate.
beijão

Anônimo disse...

Cara Patricia
Não participei da promoção, mas acompanhei seu processo. Sou leitora de muito blogs embora não costume comentar. Não sei se te deixará menos triste, mas aproveito para dizer que te admiro muito pela qualidade dos pratos que você posta, pela frequência assídua, pela qualidade das receitas, pelo capricho da apresentação e pelas lindas fotos apresentadas.Nunca tive um blog, mas imagino o trabalho que deve dar.Imagino ainda a responsabilidade de estar sempre preocuapada em postar algo mantendo sempre a mesma qualidade. Confesso que são inúmeras as vezes que venho até aqui para aprender algo novo e surpreender e agradar à minha família. Venho então, desta vez te agradecer por tudo e pedir que não desanimes com isto.Claro que deves estar chatesda com a falta de transparência mas não vale a pena o stres
bjs
m célia

Levi Pereira disse...

Nossa Paty, que situação mais chata!!! Pelo menos uma satisfação eles poderiam ter dado aos blogueiros participantes. Mas nada melhor que comer um pedaço de bolo (que deve ter ficado uma delíííícia) para esquecer o ocorrido!!!

Para alegrar seu dia, tenho uma super, hiper, mega, notícia!!! FIZ MEU 1º SORVETE!!! \o/\o/\o/
Fiz o de baunilha, que pode ser chamado de creme, né??? Não importa, fiquei tão feliz quando vi o resultado final, e mais feliz ainda quando meu pai chegou em casa e quase comeu a bacia de tanto raspar, faltou pouco ele ter uma congestão por ingestão de plástico. kkkkkkkkkkk
E queria deixar uma dica pra que não tem sorveteira (como eu), dá super certo bater a massa depois de congelada na batedeira/liquidificador, para obter cremosidade, fazer isso +/- umas 3x ou até ver que o sorvete já está consistente e cremoso, no meu caso fiz 2x pois foi o suficiente! Não deu gosto de ovo, mesmo eu usando a essência de baunilha ao invés das favas!
Espero que tenha gostado da notícia!!! rsrs, to doido pra fazer mais, o próximo deve ser de morango (meu favorito)

Roberta disse...

Olá,
Eu sou alérgica a trigo e a cacau.
Você tem alguma receita de bolo sem esses ingredientes?
Abraços

Sam disse...

Nossa Pat, que sacanagem!!!!!!!
Detesto gente que não tem respeito pelo proximo, menos ainda nessas situaçoes que envolvem 'trabalho' e tal, uma irresponsabilidade imensa deles não avisarem, divulgarem, e ainda por cima, GRAVAREM o programa.

Massss..suas receitas não vão perder o brilho por isso! Seus fans vc ja tem, e só tendem a aumentar :)

E para te deixar mais contente, hauha vou te contar que essa semana fiz um bolo de chocolate com varios pedaços de barra meio amarga espalhados pela massa, assou, ficou muito fofo e molhadinho e os quadradinhos derretiam e escorriam quando eu cortava os pedaços! Uma delicia, eu e o namo devoramos ele todinho muito rapido! ahuah Aguenta a malhação agora, hauhahauh

beijoss!!!!! Samy

Sam disse...

Pat! Eu gostaria de tirar uma duvida, qual processador voce usa? (marca)

Estou pensando em comprar aquele Juicer Kitchen do Polishop que vem tudo: o Juicer, batedeira, liquidificador, processador, trocentas laminas etc mas fico com medo de não ser bom! e acho a 'bacia' da batedeira muito pequena :/ comparando com uma daquelas que vem avulsa e tal ... Esse Juicer nao me parece muito potente.

Anônimo disse...

Pat, ha tempos acho que o Gnt nao é um canal serio, ou pelo menos eles acham que somos uns idiotas.

Eu noto pelos programas , ex Nigella, ha anos eles passam os mesmos episodios,tem alguns que estao com o som e o visual terriveis de tao antigos.

Acho que as pessoas devem reclamar, afinal a Nigella é um programa com muita audiencia..mas vai fazer o que ne, eles nao estao nem ai com os assinantes!!!!!

Agora sobre o bolo, eu adoro essas receitas com ingredientes mais saudaveis!!

Beijos
Sophia

Marina Mott disse...

Que absurdo, não é?!!
Fala sério...
Bolo delicioso!! Bjs grande !!

Adriana Pellegrini disse...

Olha... A gente gosta de vc! E sua audiência está sempre aqui! ;)
Uma rodada de bolo de chocolate pra todo mundo se animar!
Beijo!

Fabiana disse...

Puxa Pat,
Que falta de respeito!
Também vi no blog da Simone, e achei que todos tivessem sido avisados.
Muito chato mesmo!

Agora, falando do seu bolo...que delicia!!
Mais uma receita anotada e com certeza será testada, estou doida para fazer algo com farinha integral.
beijos

Silvia disse...

Oi, Pati, não desanime! O mundo está cheio de pessoas sérias como vc, graças a Deus e o que interessa é a sua transparência e capricho em tudo que faz. Também creio que a Simone tenha sido ingênua pelo fato de ter postado as fotos da gravação sem que os blogs participantes tenham sido avisados.
Mas falando em coisas boas, este bolo deve ser ótimo, mas vc sabe que tenho o mesmo problema da Roberta. Sou celíaca e preciso me controlar. Bjs

ameixa seca disse...

Às vezes também deixo a preguiça tomar conta de mim, umas vezes resulta bem e outras não :)
Mas o bolo ficou bem bonito!
Infelizmente essas "empresas" não têm respeito por ninguém.

Nathalia Sales disse...

Olá!!
Adoro seu blog e te sigo há tempos!!
Te indiquei um selinho... Passa lá pra pegar!!
http://sabordapaixao10.blogspot.com/
Beijos

Letrícia disse...

Poxa, que pisada de bola... eles também falharam no início da promoção, né? Eu me lembro de ver no twitter os blogueiros candidatos a participar do "Que Marravilha" espantadíssimos por terem sido citados no site do programa sem serem avisados de nada...

A propósito, esse bolo tá com uma carinha muito boa. Já 'favoritei'.

Beijos!

Le disse...

Que mancada da GNT. Ainda bem que eu nem participei. E se fosse pra indicar algum blog seria o seu ou o Pecado da Gula. Eu acho que devem ter puxado sardinha pro lado da Simone, já que ela tem os produtos no café da Hello Kitty, amigos famosos do mundo gastronômico e blablablá...

Patrícia Abreu disse...

Olá! Passando por aqui pra agradecer pela dica do buttermilk, vou fazer o bolo de limão e depois te conto como foi! Este bolo de chocolate parece estar superfofo e molhadinho, é isso mesmo?! Vou fazer também (o problema é que aqui em casa somos só 3, e acabo comendo além da conta pra não estragar rsrsr!) Obrigada mais uma vez, tenha um ótimo fds! Bjim

Elissa Lopes disse...

Pati, sou suspeita de comentar qualquer coisa, pois sou sua fã!
Eu, sinceramente, acho que a maior sacanagem foi o teu blog não ter sido escolhido. Adoro tudo, como: organização das receitas, a clareza de como faze-las, fotos, e sem contar com a sua simpatia.
Para mim (e tenho certeza que tantas outras pessoas), será sempre a melhor! =)
Beijo!

Unknown disse...

Oi Pat… é eu também fiquei indignado com a falta de profissionalismo da Oslo Digital. Vivendo e aprendendo.

Assim, não quero ser advogado de ninguém… mas no texto a impressão que passa (ao menos para mim), é que você ficou brava com Si também… ela também não teve lá muita escolha, digamos. :/

Rita disse...

Oi, Patricia

Eu não podia deixar de passar aqui para deixar registrado o fato de ter ficao indignada com a história do concurso. Lamentável. Achei uma tremenda falta de consideração com quem participou e divulgou tanto a promoção como você fez. Sinto muito. Mas quem perde não é você, você sabe disso, ne?

Beijos
Rita

Simone Izumi disse...

O meu desabafo:
Chateadíssima com alguns comentários e com esta situação.
Não houve blog vencedor, somente o blog indicado pelo "real vencedor", que foi o Rafael.
Simone

Patricia Scarpin disse...

Livia, é isso mesmo, eu adoro a Si e fiquei feliz por ela - a minha bronca é com quem organizou a promoção.
Beijo e obrigada!

Quéroul, querida, foi isso sim. Descaso.
Hahaha, olha, eu tive que me concentrar muito para que o chocolate não voasse pela cozinha inteira. :D
Beijo!

Baking in Lisbon, eu também uso gotinhas ou corto o chocolate com a faca, mas para o bolo ficar pintadinho assim só ralando o chocolate, mesmo.

Fernanda, eu também uso gotinhas ou corto o chocolate com a faca, mas para o bolo ficar pintadinho assim só ralando o chocolate, mesmo.
Ah, o meu processador é Walita.
Beijo e obrigada pelo apoio!

Gabriela, hahaha, nunca entro no site deles, que horror isso!
Beijo e obrigada!

Talita, o processador quebra o maior galho, mesmo!
Obrigada pelo apoio, beijo?!

Lílian, eu não critiquei a Simone, talvez vc não tenha entendido. A minha bronca é com quem organizou a ação.

Oi, xará! Eu adoraria ter visto o teu vídeo, mas pensando bem foi melhor vc não ter perdido tempo, né? :S
Beijão e obrigada!

Tati, eu não gostava do Menu Confiança e comecei a gostar do Claude por causa da idéia do Que Marravilha - é uma cópia de outros programas do gênero, mas acho legal essa história de alguém tentar reproduzir a receita que aprendeu, etc. Mas desanimei de ver.
Beijo e obrigada, querida!

M. Célia, muito obrigada pelo apoio! Fiquei super feliz sabendo que o blog lhe é útil, que bom! Eu é que agradeço pelo carinho.
Um beijão!

Levi, AMEI saber do sorvete! Que beleza de notícia! Obrigada por me contar e pelo apoio!
Beijo!

Oi, Roberta, infelizmente, não tenho. Dá uma olhada no blog www.mytartelette.com - ela tem várias receitas para celíacos.

Sam, você é um doce! Obrigada, querida!
Eu quero um pedaço desse seu bolo. :D
Beijo!
Quanto ao processador, o meu é Walita.

Sophia, realmente faz tempo que não tem nada novo por lá, né? :(
Beijo, querida, e obrigada pelo apoio!

Marina, obrigada pelo apoio!
Beijo!

Adriana, muito obrigada pelo apoio! Um beijo!

Fabiana, obrigada pelo apoio! Espero que vc goste do bolo.
Beijo!

Silvia, obrigada pelo carinho! A Si não teve culpa de nada, não, a caca foi feita por quem organizou a promoção.
Beijo!

Ameixa, obrigada, querida! Que bom que gostou do bolo - e obrigada pelo apoio!

Nathalia, obrigada!

Lê, no início eu não tive problema, não. Realmente achei que fosse ser bacana... :(
Obrigada pelo apoio, querida!
Beijo!

Le, obrigada pelo apoio. Quanto à Simone, ela não é assim, não - eu acho que a escolha do leitor pareceu marmelada por causa da história dele (que é algo que não posso falar agora), mas a Si não teve nada com isso.

Patrícia, me conta do bolo depois? Espero que goste!
Este bolo de chocolate não é molhadinho, não - mas é muito gostoso!
Beijo!

Elissa, obrigada pelo apoio!
A escolha tinha a ver com o vídeo do leitor e não com o blog... E o blog da Si é lindo, viu?
Beijo!

Vitor, eu não fiquei brava com a Si, não - pode ficar tranqüilo. Acho que você não interpretou bem o meu texto.

Rita, querida, obrigada pelo apoio! Sinto pelos leitores, que se esforçaram para produzir conteúdo para algo totalmente mal feito. :(
Beijo!

Si, discordo de você, mas fique à vontade para expressar a sua opinião.

Lílian disse...

Oi Patrícia,
Também não quis dizer que criticou a Simone e nem criticar a Simone. Anyway, assumo que meu comentário não acrescentou em nada. Sorry para as duas.

Anônimo disse...

Na boa gente, vcs estao interpretando muito mal o que a Patrícia disse, em nenhum momento ela criticou a Simone e só tocou no nome dela pra dizer que foi no chocolatria que ela descobriu que o vencedor ja tinha sido escolhido, estao procurando tanto pelo em ovo que ate a Simone ja ficou chateada... se nao tem algo util a dizer, nao diga, assim é melhor e ninguem arruma confusao.

Patrícia, você me parece um doce de pessoa e seu blog é simplesmente pecaminoso ¬¬

beijo
Carla

Patricia Scarpin disse...

Lílian, sem problema!

Carla, querida, obrigada pelo comentário - que bom que você entendeu o meu ponto de vista.
Beijão!