sexta-feira, outubro 15, 2010

Brownies da Tartine bakery

English version

Tartine's brownies / Brownies da Tartine bakery

Fiz esta receita para a minha provadora brownies oficial e perguntei o que ela achara – Pichu disse que eles eram muito, muito gostosos e que pareciam “uma espuminha”. Daí perguntei se eram melhores do que os seus brownies favoritos – ela então respondeu que não daria pra escolher, porque ambos eram uma delícia, apesar de terem texturas bem diferentes.

Acho que a falta de mojo para tomar decisões é mal de família – eu não consigo decidir se prefiro Bill ou Eric... ;)

Receita deste livro, mas fiquei com preguiça de digitar e roubei do blog do Mark. :D

Brownies da Tartine bakery
do Tartine

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (170g) de manteiga sem sal
455g de chocolate amargo, picado – usei um com 70% de cacau
5 ovos grandes
2 xícaras (350g) de açúcar mascavo claro* – aperte-o na xícara na hora de medir
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga um pirex de vidro de 23x33cm, forre com papel alumínio e unte o papel, também.
Numa panelinha pequena, em fogo baixo, ou usando o microondas, derreta a manteiga. Retire do fogo/microondas e adicione o chocolate, mexendo até que ele derreta e mistura fique homogênea – se necessário, volte ao fogo baixo por 10 segundos, ou ao microondas, potência baixa, em seguida vá em intervalos de 15 segundos, mexendo nos intervalos, atentamente, para a mistura não queimar. Deixe esfriar completamente.
Na tigela grande da batedeira, misture os ovos, o açúcar, o sal e a baunilha. Bata em velocidade alta por 4-5 minutos, ou até que a mistura cresça em volume e caia do batedor em formato de fita. Junte a mistura fria de chocolate, misturando delicadamente com uma espátula de silicone. Peneire a farinha sobre a massa e misture delicadamente mais uma vez, com movimentos de baixo para cima. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25 minutos ou até firmar levemente e a superfície craquelar – no caso deste brownie não adianta fazer o teste do palito.
Deixe esfriar completamente antes de cortar.

* usei 140g de açúcar mascavo + 125g de açúcar demerara

Rend.: 12 unidades – fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma quadrada de 20cm

27 comentários:

Quitutes da Juju disse...

Acho que a foto cumpriu perfeitamente o seu papel. Traduz um brownie beeeem molhadinho. Esta parecendo uma delícia! Bjs

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Tati Marques disse...

Algumas decisões são mesmo muito difíceis. Espere o Alcide aparecer na sua vida, aí sim tudo ficará muito mais complicado...;D

Ah! lógico os brownies parecem divinos! É que essa fase obsessiva não me deixa pensar em outros assuntos! kkk.

bjs,

bakinginlisbon disse...

Lindos esses brownies! Já há tanto tempo que não faço brownies, quem sabe não faço estes no fim de semana!

Quéroul disse...

é pecado morrer de inveja de Pichu???
lindos bráunis, deu uma vontade aqui.
faz tanto tempo que não faço nada dessas coisas lindas, acho que vou retomar a vida de assadora de delícias de chocolate, porque tá até fazendo falta.

sabe que eu nunca vi True Blood??

beijo de sexta, eeeee.

Lua Limaverde disse...

O meu preferido é certeza o Bill, rs. Beijinho! ;D

Unknown disse...

Eu estou simplismente apaixonada...essa foto é tudo.
rs
Que delicia, vou tentar fazer esse fim de semana.
Eu sempre entro aqui,mas nunca tentei fazer ,pois ficosó me deliciando nas fotos

Anônimo disse...

Oi Patricia
Eu poderia dar minha opinão sobre qual dos brownies é o melhor, mas eu teria que experimentá-los, e como minhas calças jeans estão apertadas, é um sinal de que essa experiencia vai ter que ficar para depois, se é que você me entende.... rsrsrs
Você já leu os 10 livros do True Blood? Se só viu a série a gente até fica tentada em ficar com o Bill, mas se leu os livros...ah! Eric, Eric, Eric!!!
bj
Patricia Vieira

Julli disse...

Eric, principalmente depois que corta o cabelo, haha.

Adoro o blog, querida. :)

* Jo * disse...

sendo curta e grossa...
esse brownie é um absurdo!
aff!

Cássia Blush disse...

Se a foto já está de comer com os olhos imagina ao vivo.... afff...salivei agora! rs.

Levi Pereira disse...

Mais um brownie pra mim fazer eeeeba!!! Se a Pichu falo que eles são uma delícia virou lei. rsrs
bjãoo

Unknown disse...

Ai, brownies… tenho medo de fazer. Não, não por achar que daria errado (bom, poderia, né?), mas pelo fato de querer comer tudo sozinho numa manobra gordistica, hahahahah

Mais uma receita que vai para o ToDo, heheh

ameixa seca disse...

Impossível escolher, só pela fotografia já dá para ver a incrível textura desse brownie. Eu escolheria... comer agora :)

Ana Matusita disse...

Nham! Os brownies parecem incríveis!
E (quase)definitivamente... Eric!
bj,
Ana

Darlene disse...

Olá! Adorei o seu blog! tem cada receita maravilhosa e diferente das que a gente encontra por aí e o melhor é que dá pra salvar em pdf! Pulei de alegria rsrs
Parabéns!
bjos

Jean Y. disse...

Hmm, parecem extremamente molhadinhos e cremosos!
Uma pergunta: o que proporciona maior brilho nessa casquinha que fica pela parte externa?

beijão e bom fim de semana, Pat!

lola aronovich disse...

Ser sua "provadora de brownies oficial" é tudo que eu quero na vida, Pat. Me avise quando a vaga estiver aberta.

raquel disse...

Oi Patricia, sou uma admiradora do seu blog já tem um tempo. Acho massa quando você sai no tastespotting... Ainda não tenho meu fodblog. Me acho muito amadora, sei lá. Exigente! Quando tiver quero fazer lindo aasim como o seu. Só digo uma coisa: suas fotos são maravilhosas, você tem um bom gosto!!! E as receitas...Bem, você é sempre referência na hora procurar o que fazer na minha microcozinha.
bjinho,
Raquel

Erika Fernanda disse...

Pat

tudo bom?? Acompanho seu bloga acho que ja faz uns 3 meses, adorooooooo seu blog, e ja fiz muitas receitas suas e elas realmente ficam maravilhosas, sem falar que é muito gostoso ler o seu blog que não são posts só de receitas é tudo de bom. Hoje vi algo em um site que não sei bem se foi um plágio ou algo que vc autorizou mas tinha mais cara de plágio de uma receita de um dos seus bolos de aniversário da uma olhadinha lá http://pt.petitchef.com/receitas/bolo-de-baunilha-e-buttermilk-com-ganache-de-maracuja-para-alguem-muito-especial-fid-572419 absurdo como as pessoas são tão caras de pau a ponto de publicar algo de outra pessoa sem ao menos colocar os créditos.

parabéns pelo seu blog, adoro passar por aqui.

Abraços
Erika

Lau Verrengia disse...

Parece DELICIOSO! Da para ver pela foto que a textura é incrível.

Fui ao blog que você pegou a receita e achei tão lindo o brownie todo rachado. Lindo mesmo.
Fiquei tentada. rs

Beijos!

Lívia disse...

Adorei essa receita daí, mas resolvi fazer os preferidos da sua irmã mesmo, já q não tinha o açúcar mascavo em ksa.
Foram meus primeiros brownies - uma verdadeira odisséia.
Errei no comecinho pq não esperei a manteiga derreter antes de colocar os outro ingredientes. Acabou ficando uma massa grossa q não se misturava de jeito nenhum com a parte líquida! Aí minha mãe inventou de bater no liquidificador p/ homogeneizar e colocar numa xícara a parte líquida. Só que a gnt terminou devolvendo ela à massa logo depois de colocar os ovos! hehehe (ahh os caminhos tortos que a gnt percorre na culinária..)
Na hora de forrar a forma, quedê o papel alumínio??? tinha acabado!
indignadíssima, coloquei o papel-manteiga msm e nem untei nada por cima!
Como não tenho nozes, usei amendoim sem sal (100g) e triturei no pilão.
A farinha eu só tenho c/ fermento, então foi essa mesmo (alias, qual é a certa?)
Teve ainda uma hr em q olhei pro forno e vi aquela massa inchada, crescida, tipo bolo e qnd eu espetei c/ o palito ela murchou toda...Cruzei os dedos pq era a única coisa q me restava a fazer.
Depois disso tudo eu obviamente achei que tinha cagado a receita toda né?
Mas q nada!!!
Ficou ooootimooo
Todo mundo adorou aqui em ksa.
Acredita q nem grudou?
Valeu pela receita!!!
Bjos

Unknown disse...

Pati,

Já trato com intimidade carinhosa pois leio todos os dias o seu blog como já disse antes.

Você é uma sabotadora de dietas!!!! Como resistir a essas delicias!!! Aiai, tantas coisas em comum: o gosto pelos citricos, Lie to Me,entre outros. Me diga: como vc mantem a forma?
Estou em Paris por alguns dias e ontem fui ao SIAL(salão internacional da Alimentação) e vi cada coisa legal para patisserie e então fiquei imaginando vc por aqui, tenho certeza que iria delirar!! Acho que não comentei mas o meu maridissimo é chef de cusine formado pelo Le Cordon Bleu (brasileiro de tudo)e está fazendo demonstrações de culinária brasileira no SIAL.Ele também é fã do seu blog.
Não demore a postar, sinto saudades!!
Beijão
Daniella Ortiz

Patricia Scarpin disse...

Juju, que bom que vc gostou, obrigada!
Beijo!

Tati, hahaha, vamos ver! :D
Beijo!

Baking in Lisbon, obrigada! Espero que goste!

Quéroul, não é pecado, não! Pichu não liga! :D
Eu tô tentando pegar firme na dieta, viu? E quanto a True Blood, é HBO, né? Muito sexo e gente pelada. :D
Beijo, querida!

Luna, vc gosta dos bonzinhos, né? ;)
xx

Cibelle, espero que goste da receita!

Oi, xará! Tudo bem por aí?
Não li os livros, não! Sério isso? ;D
Beijo!

Julli, Alexander Skargaard é coisa de deus, viu? hahaa
Beijo e obrigada pelo comentário!

Joana, obrigada! :D

Cássia, obrigada!

Levi, faça sim! Tô rindo do teu comentário, querido.
Beijo!

Vitor, tem que fazer e dar embora, é a minha tática. ;)
Bejio!

Ameixa, obrigada! Eu adoraria dividi-los contigo!
xx

Ana, ele é lindo, mesmo, né? :D
Beijo!

Neny, seja bem-vinda! Obrigada pela visita!

Jean, me pegou... Já li sobre isso mas não lembro... :S
Beijo!

Lola, obrigada.

Raquel, muito obrigada pelo comentário! Vc é muito gentil!
Ah, a minha cozinha é pequetita tb, viu? ;)
Beijo!

Erika, tudo bem? Que bom que gostou das receitas, fico feliz! E obrigada pelo aviso do Petit Chef - essa porcaria de site fica chupinhando conteúdo de um monte de gente, morro de ódio, mas não tem muito jeito. O roubo de conteúdo na Internet é um problema sério.
Beijo e obrigada!

Lau, o blog do Mark é maravilhoso!
Beijo!

Lívia, realmente, foi uma odisséia! Mas ainda bem que no final deu certo!
Um beijo!

Daniella, pode chamar de Pati, sim, eu gosto! :D
Nem me fale em dietas, preciso pegar firme, tô meio gordinha... :(
Estive em Paris em 2007 e comi muita coisa boa aí! Saudade que deu agora... E o teu marido é profissional, gente! Que honra vcs lerem o meu blog! ;)
Pode deixar que vou postar coisa nova sempre!
Um beijão e muito obrigada pelo comentário tão doce!

Letrícia disse...

Sou uma colecionadora voraz de receitas de brownie. Só pela descrição da textura, já é uma receita que vale a pena ter :-)

Beijos! Boa semana!

moranguita disse...

nao me importava nada de ter sido eu a provar essa maravilha
ai que fome com que estou agora
esta uma maravilha
beijinhs

Karina disse...

Paty, eu fiz e sem dó nem piedade afudei na massa um monte de framboesas que estava guardando pra uma receita especial. Ficou bom demais! Bjo!

Patricia Scarpin disse...

Karina, adorei a sua idéia! Deve ter ficado muito bom mesmo!
xx