Apesar de ter o meu orgulho – afinal de contas, sou escorpiana – não vejo problema em admitir meus erros e pedir desculpas.
Depois de lhes dizer que havia perdido a vontade de ver o Sr. Benjamin Button, mudei de idéia (com um empurrãozinho da minha melhor amiga). E estou feliz por isso – que filme bonito. Tocou o meu coração como pouquíssimos até hoje. David Fincher consegue mesmo extrair o melhor de Brad Pitt. Toda vez.
Algo similar aconteceu aqui. Não tinha tanta fé assim de que madeleines salgadas dariam certo. Por isso sempre as deixava para uma próxima vez. E agora, um ano depois de ter marcado a receita, finalmente a preparei. É uma boa receita e eu estava errada.
Meu único comentário aqui é que tanto sabor quanto textura ficam melhores nas madeleines quentes/mornas. Mas me contem se discordarem de mim.
Madeleines de parmesão e manjericão
- xícara medidora de 240ml
8 colheres (sopa) - 113g - de manteiga sem sal, derretida
1 xícara (140g) de farinha para bolos – usei farinha de trigo comum
3 colheres (chá) de manjericão fresco, bem picadinho
1 colher (chá) de flor de sal + um pouquinho extra para polvilha
¼ colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
4 ovos
¼ colher (chá) de cremor tártaro
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de queijo parmesão ralado + um pouquinho extra para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 190ºC; você assará as madeleines na terça parte inferior do forno (preferi assar na parte de cima para não queimar).
Pincele uma forma de madeleines com 12 buraquinhos com 2 colheres (sopa) da manteiga já derretida. Polvilhe com farinha e retire o excesso.
Peneire a xícara de farinha numa tigela e misture levemente o manjericão, 1 colher (chá) de flor de sal e a pimenta. Reserve.
Na batedeira, usando os batedores de arame, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme amarelinho e fofo, cerca de 3 minutos. Acrescente o cremor tártaro e o açúcar e bata até que a mistura caia do batedor de formando uma “fita”. Com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, misture delicadamente os ingredientes reservados e o parmesão, e em seguida faça o mesmo com a 6 colheres (sopa) restantes de manteiga*.
Coloque a massa na forminha preparada, enchendo cada molde até o limite máximo. Asse até que as madeleines voltem ao serem apertadas levemente com a ponta dos dedos, cerca de 12 minutos. Retire-as imediatamente da forma e deixe esfriar numa gradinha.
Salpique com um pouquinho de flor de sal e queijo extras e sirva.
* a receita não pede, mas deixei a massa na geladeira de um dia para o outro
Rend.: 18 madeleines – fiz meia receita e consegui 15 - cada buraquinho da minha forma tem capacidade para 1 colher (chá) de massa
19 comentários:
Que novidade interessante Pat, confesso que não havia visto atéagora, receitas de madeleines salgadas, e como queijo é uma das minhas paixões, essa já está na minha listinha!
Beijos
Sou tua fã de carteirinha, a cada dia voce me surpreende com receitas ainda mais criativas e deliciosas! Um grande abraço. Léia
Eu também sou escorpião, também vi o Benjamim Button e adorei. Não sou fã do Pitt mas achei que ele esteve muito bem! Gostava que tivesse ganho o óscar de melhor filme, apesar de ter gostado muito do Slumdog Millionaire... A mensagem que o Benjamin passa deve ser como essas madeleines... lindas, sensíveis e deliciosas :)
Só me faltam as forminhas para eu fazer aqui em casa!
Eu vi esse filme ontem, e também amei, achei super lindo e triste né?! Agora cozinhar minha amiga isso por aqui está proíbido. risos
Mas fiquei encantada com essa receita e já guardei.
Proust escreveria novo volume de Em Busca do Tempo Perdido, linda, só se pudesse cheirar essas tudas madeleines salgadas.
Olá Patricia! Sinceramente não sabia que existiam madeleines salgadas! Ficou bom? A cara está ótima! Bjs....
Oi Patricia! Amei a receita, mas não tenho forminhas de madeleines (POR ENQUANTO! rsrs), será que dá certo se eu usar aquelas de mini-muffins?
Não vão ficar tão lindas como as suas, mas será que funciona?
Beijos,
Viviane
Assisti ai benjamin button, e achei impressionante como o brad pitt consegue ser maravilhosamente ator naquele filme!
Ai que inveja você tem formas de madeleines ! Elas devem ser muito cheirosas com majericão!
Beijos
Também não queria ir no Benjamin... mas meu marido, que já tinha assistido, insistiu e até foi de novo para me levar. É lindo mesmo. Não tem coisa mais gostosa que um filme que nos inspira a papear com alguém a respeito, e ainda nos deixa pensando dias depois... Ficaram lindas as madeleines. Você sabe onde compro as forminhas em SP?
Beijos
Muito original esta receita de Madalenas, fascinante!
Beijo
Que heresia!
Acabamos de voltar de uma viagem gastronômica e não podemos ver comida por meses, até as medidas voltarem ao normal...rs!
Beijocas,
Andrea, também achei interessante!
Um beijo!
Léia, que bom!
Obrigada!
Ameixa, também não sou fã dele mas reconheço que ele rende bem nas mãos de bons diretores.
Eliana, espero que você esteja se sentindo bem!
Beijoca!
Tina, você é um doce.
xx
Grazy, ficaram boas, sim, mas melhores quentinhas.
Viviane, acho que as de mini muffin podem funcionar, sim!
Só fique de olho no forno para que os bolinhos não queimem.
Beijo!
Meleca, manjericão é bom em tudo!
Beijo!
Luciana, as minhas foram um presente, mas na Barra Doce (Moema) tem daquelas soltas para vender.
Um beijo!
Virtual Chef, obrigada!
Não Somos..., nem me falem em dieta! :D
Mais uma receita deliciosa e inovadora.
Eu que sou fã de madalenas, sempre as madelas de Proust, jamis me lebraria de uma versão salgada.
A experimentar...
Apesar de ser leitora assídua do blog, não tenho o hábito de comentar.
MAs gostava de poder contar com a sua visitar ao meu recém-criado:
Ana Elisa, muitos parabéns ela meta cortada!
Abraçar uma alimentação e estílo de vida mais saudável é sempre motivo de aplauso e incentivo, pois a nossa saúde é o maior bem que podemos ter.
Sou leitora e fã do teu blog há muito tempo, apesar de não ter o hábito de comentar, foram já muitas as receitas que foram daqui até à minha cozinha.
Sou portuguesa, de Lisboa, os seus petiscos são sempre um sucesso cá em casa.
Tenho um blog acabado de sair do forno e teria muito gosto que fosses lá conhecê-lo:
http://nosoup-foryou.blogspot.com/
Beijinhos e parabéns por este blog delicioso!
HUMMM.... de parmesão! e com manjericão... devem ter ficado ótimas!
um petisco delicioso para agradar...
Beijinhos
Oi, Patrícia!
Faz um tempinho que acompanho teu blog e nunca tinha postado nada aqui pra ti... mas vendo esse teu post me identifiquei muito e resolvi comentar.
Tbem fiz uma receita de biscoitos salgados que me surpreendeu esses dias! hehehe
Parabéns pelo blog! Sempre boas dicas! Eu acabei de criar o meu: nataliaw.blogspot.com
Quando der, dá um pulinho lá!
beijinhos
Puxa, nem imaginava que era possível fazer madeleines salgadas. A propósito, sua forma tem capacidade para 1 colher de sopa de massa em cada cavidade, né?
Beijos!
Pat, querida, eu colecciono receitas de madeleines para usar e abusar quando finalmente comprar a forma. Nunca tinha encontrado uma receita salgada que me deixasse em pulgas - mas esta deixou! Acho que vou tentar comprar a minha forma ainda esta semana. A colecção está quase a estourar! :)
Beijo * e obrigada pelos parabéns!
Mariana
uow, qta novidade boa!!!
nunca comi madeleines, acredita! ainda mais salgada!rsss...parece ser delicioso!
bjao
si
Oi,
Aqui em Salvador, as madeleines depois de assadas e frias, coloca-se creme de sua preferência, assim mesmo estando fria ela fica deliciosa. Alguns recheios: tomate seco e queijo, peito de peru, atum, frnago,... depende do gosto do cliente!!!!rsrsrsrsrs
vou testar sua receita esta parecendo deliciosa!
bjs
Postar um comentário