quarta-feira, março 25, 2009

Fudge de limão com macadâmia

English version

Lime fudge with macadamia nuts

Objetos de cozinha – quem aqui for louco por eles levante a mão, por favor. :D

Bons aparelhos e panelas podem realmente nos ajudar a conseguir melhores resultados na hora de preparar receitas – não consigo imaginar a minha cozinha sem a minha maravilhosa batedeira Kitchen Aid; para os fãs de cítricos como eu, um Microplane é um sonho.

E para tornar tudo perfeito, louças lindas para servir a comida preparada com amor – até mesmo quem não sabe cozinhar ou não gosta de fazê-lo fica feliz ao se sentar a uma mesa bonita.

Falando em cítricos, ainda estou numa febre de limão. E nunca teria imaginado que ele combinaria tão bem com macadâmia.

Lime fudge with macadamia nuts

Fudge de limão com macadâmia
ligeiramente adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (465g) de chocolate branco bem picadinho
1 lata (395g) de leite condensado
3 colheres (chá) de raspas de casca de limão
3 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora
1 xícara de macadâmias picadas (torradas se desejar)

Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, deixando sobrar para fora da forma, formando “alças”. Unte o papel com manteiga e reserve.

Junte o chocolate branco e o leite condensado numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo, até que o chocolate derreta e a mistura fique homogênea. Retire do fogo, adicione as raspas e o suco de limão e misture bem. Acrescente as macadâmias, misture, e despeje o creme na forma preparada.

Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou até firmar. Com a ajuda das “alças” de papel alumínio, levante o fudge e retire-o da forma. Remova todo o papel alumínio e corte o doce em quadradinhos.
Guarde em recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana, ou no freezer por até 2 meses.

Rend.: 64 unidades pequeninas

Lime fudge with macadamia nuts

29 comentários:

Simone Izumi disse...

Eu necessito!!! Eu quero!!
rs....que lindinhos ficaram e imagino que perfeitos no sabor!
Parabéns, Pat...como sempre, tudo nota 10!!
bjs
si

Beatriz Belliard disse...

Eu tb ! Quero unzinho !! bjs

Sarah disse...

\0/

Eu tambémmmmmmmm!!!!!! Quero a batedeira....quero o doce!! Deve tá um trem de doido!!Jesusssssss
Bjos, Sarinha

cucchiaiopieno.com.br disse...

Voce nao para de me surpreender! Sempre com delicias diferentes, inusitadas! Parabéns pela criatividade e pelo cuidado que tem nas escolhas dos pratos. Um abraço. Léia

Anônimo disse...

Patricia, que delicadeza!
Adorei a idéia e as fotos estão bárbaras, concordo com o que disse dos acessórios de cozinha...!
Se você anda na febre do limão dê uma passadinha no Mangia, postei uma receita com limão para participar de um evento chamado Lemon Day. Bem legal!
Beijos!
Vou fazer logo, logo!

Anônimo disse...

Patricia que lindos os fudges, assim como as fotos!!
Falando em utensílios de cozinha, envio link de uma loja que adoro aqui a Sur la Table http://www.surlatable.com/
Se vc for no icone "bakeware" vai encontrar a minha forma de bolo preferida, em forma de "cupcake gigante", e uma outra em forma de colméia de abelhas..super fofas!!!
Beijos!
Viviane

ameixa seca disse...

Um dia também hei-de ter uma Kitchen Aid :) E daí vão resultar uns fudges maravilhosos como estes ;D

Veggie disse...

Estou levantando a mão aqui.
Ei, acabei de comer macadamia. Neste minuto. Que coisa cósmica.

bio_geo_esds@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bio_geo_esds@ disse...

Estão lindos. Apetece comer vários. Adoro macadâmia.
A Kitchen Aid eu substitui por uma Kenwood, mas o Microplane não substituo por nada, usado todos os dias, do parmesão aos citrinos, é fantástico.

Cacá disse...

EU, EU, EU!! Sou suuuper fã de apetrechos de cozinha. :)
Adoro as suas fotos e fico babando na louça, nas toalhas, na decoração como um todo! Parabéns. :)
Uma Kitchen Aid é meu sonho de consumo.

E que delícia de Fudge. Amo macadâmias.
Mais uma receita para ser feita aqui em casa.

Beijocas!

Andrea Dohashi disse...

Acho que quem gosta de cozinhar adora apetrechos, e a Kitchen aid ja esta na minha listinha faz um tempão, rs.
Que delícia esse fudge Pat, de limão nunca experimentei e com macadâmias ainda? Eu tbm quero!
Não sei o que aconteceu, mas não consegui deixar recado no post anterior, mas fiquei lambendo os beiços, rs!
Beijos

Maria Helena disse...

Nossa, isso deve ter ficado um escândalo. Eu também ando querendo tudo de limão..rs.. (fiz trufas e estou comendo loucamente, rsrs). Nunca tinha visto fudge assim, branquinho! :o

Olha, eu estou passando nos blogs de sempre e avisando que eu voltei..rs (nem sei se o povo lembra de mim, mas...), mas as "Conversas de Comadre" mudaram para outra cozinha: http://mhnacozinha.blogspot.com/

Por coincidência, hj de manhã postei um fudge da BHG que, se não me engano, vc tbm ja fez.

beijocas
MH

Carolina Andrade disse...

Que coisa linda!! Deve ter ficado o must!! Grande beijo

Vanilda disse...

Estou comecando meu blog, e por acaso acabei descobrindo o teu. Parabens pelas fotos, receitas maravilhosas e um blog limpo e direto ao assunto. Sou de Sorocaba (SP), porem fazem 9 anos que moro nos USA.

Veggie disse...

não fui ver ainda! estou contando os minutos :)

Patricia Scarpin disse...

Si, querida, obrigada!
Beijoca!

Bia, pegue quantos quiser. :D
Beijo!

Sarinha, hahaha, morri de rir contigo.
Beijo!

Léia, obrigada a você pelo apoio e incentivo.
Um beijo!

Verena, obrigada.
Quanto às sementes de papoula, estão em falta no momento em todos os lugares, mas obrigada pela dica.

Viviane, eu amo a Sur La Table! Fico babando os produtos... ?D

Ameixa, foi um investimento que valeu cada centavo.

Ivan, coisas doidas do universo. :D
Ah, eu sabia que você levantaria a mão - por causa da sua coleção de Creusas... :D

Pão, Bolos e Cia., Microplane é o máximo.

Cacá, super obrigada!
Eu gosto de arrumar tudo bem bonito pras fotos. :D

Andrea, tudo bem, querida, o blogger dá umas falhadas de vez em quando. :D
Beijoca!

Maria Helena, que bom te ver de volta!
Eu fiz, sim, aquele fudge há bastante tempo.

Carol, obrigada!
Beijoca!

Vanilda, obrigada pela visita e boa sorte com o seu blog!

Ivan, vá correndo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O meu já está na geladeira esperando... não resisti!
rs

Chris disse...

Patricia, que delicia!!!

Já sei qual vai ser a minha contribuição para um chá de panelas!!!

Beijocas

Dani disse...

Olá Patricia.
Não resisti a essa receita, mas acho q não fiz corretamente, o meu ficou em ponto de brigadeiro de colher. Mas o sabor nossa! um sonho de maravilhoso!

Quem sabe um dia acerto.

BJs

Unknown disse...

É... o meu também não ficou durinho igual parecem os seus nas fotos...
Ficou meio "repuxento". rs
Mas ainda assim delicioso!

Patricia Vieira disse...

Hummmm ! Fiz e ficou uma delicia!
Só que o meu ficou mole, tipo um brigadeiro, dá até para enrolar....
Mas o sabor ficou maravilhoso....Até meu marido comeu!!

Patricia Scarpin disse...

Dani, Pia e Patricia,
O que deve ter influenciado foi a quantidade de chocolate - tem que picar bem miudinho mesmo antes de medir e usar xícara medidora de 240ml.

Unknown disse...

Obrigada Paty!
Vou ser "obrigada" a tentar novamente... rs
Até minha mãe, que não é chegada em doce, adorou!
Ah! E eu fiz com castanha do pará, que eu tinha em casa. Muito bom!
Bjos.

Patricia Vieira disse...

Fiz a receita usando 180g (que é a quantidade que vem na barra da Garoto) de chocolate e 200g de leite condensado....
Ficou molinho, mas pelo menos descobri uma novo doce de copinho para o aniversário da minha filha!!!

Fabi disse...

Pat, faz tempo que estou querendo fazer um fudge de chocolate! Mas como também sou fã de cítricos, esta receita me conquistou! Bjos!

Verena disse...

Pat, esta receita me inspirou...acabei de postar um Fudge congelado com amoras pretas...
Um beijo e obrigada pela inspiração.

Chef Marcel Pitelli disse...

Patricia,

Fiz o fudge e percebi algumas coisas. Vamos lá:

Primeiro, a consistência ainda não está boa. Deixei no congelador e até que o bicho ficou bom, geladinho é 10!

Mas o que realmente foi chato é o teor de açúcar...minina, o pessoal reclamou, como ficou doce o negócio! Brasileiro gosta de melados, mas aqui em casa o pessoal n está acostumado com essas delícias que fazemos...

Então, deixa falar...acabei usando uns 3 gramas de sal refinado também...vai por mim, melhora e muito o sabor. É só parar para pensar, leite condensado com chocolate branco só ia dar zebra mesmo...o limão tenta, mas não ajuda tanto assim...

Ainda não cheguei a um resultado satisfatório...o doce perde consistência muito rápido em temperatura ambiente...talvez seja o caso de uma gelatina, agar agar ou quem sabe cozinhar o leite condensado e depois incorporar o chocolate...

Que tal cozinhar o leite condensado na pressão e depois misturar o chocolate branco, como faz nossa amiga Maria Brigadeiro?
Quem sabe, a nota caramelizada do leite condensado não ajude no sabor?

Outra idéia é usar a macadâmia salgada...talvez isso crie um equilíbrio interessante de sabor!

PS.: eu queria muito seu msn ou e-mail para trocarmos altas idéias. Adoro seu blog, tenho o meu e adoraria compartilhar muitas coisas com você. Vc tem meu e-mail.

Parabéns mais uma vez e abração!