quarta-feira, novembro 19, 2008

Macarrão com beringela e pignoli

English version

Pasta with eggplant and pine nuts

Obrigada pelos comentários sobre o meu outro blog – espero continuar postando por mais um bom tempo. :)

Depois daquele monte de glacê – capaz de entupir artérias só de olhar – achei que vocês mereciam algo mais fresco e bem mais leve. Macarrão com legumes seria uma boa idéia.

Apesar da lista de ingredientes pequenina, este é uma das receitas de massa mais gostosas que já provei. Façam-na mesmo que não tenham pignoli em casa – fica uma delícia de qualquer jeito.

Pasta with eggplant and pine nuts

Macarrão com beringela e pignoli
ligeiramente adaptado daqui

400g de macarrão
2 beringelas grandes
azeite de oliva, para pincelar
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
um punhado grande de folhas de manjericão
4 colheres (sopa) de pignoli
flor de sal e pimenta do reino moída na hora
suco de 4 limões (do verdinho) pequenos

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Corte as beringelas ao meio, no sentido do comprimento, e faça cortes cruzados na polpa. Pincele com azeite, coloque numa assadeira untada e leve ao forno por 25 minutos, ou até que estejam macias.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão até ficar al dente e toste levemente o pignoli numa frigideira antiaderente seca, em fogo médio, mexendo para não queimar os grãozinhos.
Retire a beringela do forno e, com a ajuda de uma colher, remova toda a polpa da casca, colocando-a numa tigela. Junte o azeite de oliva extra virgem, gradualmente, misturando para formar uma pasta homogênea. Tempere com flor de sal e pimenta.
Escorra o macarrão, junte-o à mistura de beringela e mexa bem para incorporar. Acrescente o manjericão, o pignoli e o suco de limão.

Rend.: 4 porções

16 comentários:

A Dona da Cozinha disse...

estou ansiosa para fazer essa massa. Nunca provei pignoli, na verdade eles são tão caros que sempre deixo para trás, mas estou com vontade de usá-los para essa receita!!
b-jo,paula

Cláudia disse...

Patrícia, eu sou fã de suas massas leves e saborosas, adoro essa combinação massa & berinjela!

bjs

Anônimo disse...

Hummmmmmm, parece uma delícia! Difícil convencer meu love a comer berinjela, mas assim.... acho que não terei problemas! rsrsrsrsrs.

Bjinho.

Andrea Dohashi disse...

Que levinho Pat, e como adoro beringelas, sei que esta receita é maravilhosa!
* Que prato lindo!! :)
Beijos

Ana Hostin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Hostin disse...

Que delícia essas receitas!
A-d-o-r-o!

Parabéns pelo blog!
=)

Espero pela próxima!

Mari disse...

Pat querida, depois qeu achei pignoilis por um preço acessível no Mercado Municipal, nunca mais deixei de ter aqui em casa... =D
Essa massa está apetitosíssima, com certeza a farei por aqui.
Super beijo!!

Patricia disse...

Patricia, cara xarà, queria dizer duas coisas:
1) Me divirto tanto com seu blog, dà vontade de fazer tudo! Principalmente as receitas com limoes sicilianos... eu moro na Sicilia, praticamente dentro de uma plantaçao de limoes, laranjas e tangerinas! Nunca imaginei que uma coisa tao dificil de encontrar na Bahia (os limoes sicilianos e as laranjas/tangerinas com realmente cor de laranja&tangerina) fossem brotar no meu quintal.
2) Eu tomei a liberdade de traduzir a receita dos biscoitinhos de tangerina para o italiano porque foi o maior sucesso aqui em casa e a postei no meu blog ;-) "il cucchiaio di legno".
Te desejo tanto sucesso com cheirinho de limao.
Pati

Carlie D. disse...

Hummmm, fiz ontem, ficou PER-FEI-TO. Um bom chardonnay e jazz ao fundo. Essa receita foi pro ranking! Adorei!

Tina Lopes disse...

Pati, honey, o que é flor de sal? E pode deixar a casca? Adoro a casca da beringela. Delícia, hein.

Axly disse...

Sem dúvida deve ficar muito gostoso!
Adorei a idéia...
Kisss^^

Laurinha disse...

Berinjela e massa, uma ótima combinação!
Gostei!
Beijinhos

Valentina disse...

Pat querida, desculpe o sumiço mas você sabe da minha vida corrida. Ah, este macarrão é muito bom,né?! Otima escolha amiga. e amei esta apresentação.

Patricia Scarpin disse...

Paula, acho que nozes aqui cairiam bem, também!

Cláu, que bom que gostou, querida!
Beijos!

Jéssica, assim o sabor fica diferente!

Andrea, querida, obrigada!
Beijoca!

Pétalas, obrigada pela visita!

Mari, eu também sempre tenho um saquinho na despensa. :)
Beijo!

Patricia, que bacana saber de tudo isso! E obrigada por vir me contar!
Um super beijo!

Carlie, que bom saber, obrigada por me contar!

Tina, é um sal especial, mas você pode usar o comum. Acho que aqui a casca não combinaria, amiga - talvez o sabor ficaria amargo.

Axly, obrigada!

Laurinha, obrigada!
Beijos!

Tina, estava com muita vontade de provar a receita desde que você a havia postado.

Anônimo disse...

eu não achei os pignolis e troquei por nozes! ficou divino também! brigadinha :)

Anna disse...

A receita deve ficar ótima, adoro berinjela.
O que é flor de sal e onde compra?.