segunda-feira, novembro 10, 2008

Madeleines de pêra e canela

English version

Pear cinnamon madeleines4

Tenho uma prima que é pouco menos de um mês mais velha do que eu. Isso poderia ter sido uma oportunidade de nos tornarmos grandes amigas. Mas não para mim. Fomos inimigas declaradas durante a infância e começo da adolescência – quanto mais nossos pais nos forçavam a brincar juntas, mais adorávamos nos pegar no tapa. Os pais dela chegaram ao ponto de a matricularem na mesma escola que eu. Não adiantou nada – não nos suportávamos.
Eu sempre levava os piores castigos, porque nunca chorava ou pedia desculpas – mesmo a prima sendo três vezes o meu tamanho. Sim, eu era bem pequenininha. E má. :)

Fui uma criança tão terrível que o meu amor por rosa era meu e de ninguém mais. Todas as minhas coisas eram cor-de-rosa – roupas, sapatos, cadernos – e a minha prima não podia gostar da cor. Não, ela não. Eu dizia a ela sempre que a sua cor favorita era verde. Mal posso acreditar na peste que fui. :)

Lembrei desta história enquanto fotografava as madeleines. Descobri que apesar de azul ser a minha cor favorita hoje, meu amor por rosa continua vivo.

Pear cinnamon madeleines

Madeleines de pêra e canela
daqui

150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
100g de manteiga sem sal, amolecida
50g de açúcar mascavo claro
75g de açúcar refinado
2 ovos, ligeiramente batidos
½ xícara de purê de pêra*
açúcar granulado para envolver as madeleines – usei refinado

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte as forminhas de madeleines com cooking spray ou pincele-as generosamente com manteiga.
Numa tigela, junte a farinha, o fermento e a canela. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o refinado até obter um creme bem leve. Adicione os ovos e o purê de pêra e bata para misturar.
Peneire os ingredientes secos reservados sobre o creme e misture com uma espátula de borracha/silicone até incorporar tudo.
Coloque cerca de 1 colher (chá) cheia de massa em cada cavidade da forma – ou acerte a quantidade de acordo com a sua assadeira – e asse por 12-14 minutos ou até os topos dourarem. Retire do forno, deixe as madeleines por 5 minutos na assadeira e então as desenforme. Passe–as pelo açúcar.

* seguindo uma dica da Karen, descasquei e piquei 2 pêras pequenas e maduras, cozinhei no microondas por cerca de 2 minutos, amassei com um garfo, deixei esfriar e passei por uma peneira para retirar o excesso de água.
O sabor da pêra ficou bem suave, talvez se tivesse usado papinha pronta o gostinho tivesse ficado mais pronunciado.

Rend.: 24 unidades – fiz meia receita e consegui 16

22 comentários:

Claudia Lima disse...

Patrícia a sua história é engraçada! Só fiquei na dúvida: Vc ainda continua não gostando da sua prima?
Esta sugestão deve ser muito gostosa, pena que eu ainda não possua as formas para Madeleines. São uma novidade para mim, mas eu chego lá!
Bjs :)

Tina Lopes disse...

Menina, eu tava pra te perguntar há tempos, como assim vc não deixava a prima gostar de verde??? Agora entendi e adorei. Ah, eu queria ter tido um pouquinho da tua pimentinha na infância. É por isso que hoje faz tantos doces? Pra compensar? hahahaah. Beijocas.

Cris disse...

Patrícia, eu também tinha uma prima assim... mas hoje somos amigas. que coisa né, achei que fosse a única, hehehe. Suas madeleines estão lindas... Bjs!

bio_geo_esds@ disse...

Madalenas lindas e a combinação parece-me perfeita.

Simone Izumi disse...

hahahahah...crianças são cruéis, não??? Adorei vc impondo a cor favorita de sua prima...aposto que verde era a cor que vc detestava...rsss

Eu nunca fui uma pink girl...até nascer a Lalinha! Fiquei tão afetada que agora amo rosa!
bjs
si

Marizé disse...

Isso deve ser Karma de primas com a mesma idade, pois comigo também aconteceu, hehe...

Sobre as madeleines: tenho umas formas para extrear, esta receita é tentadora pois pera e canela é uma dupla que me agrada bastante.

Bj

Andrea Dohashi disse...

Pq será que sempre temos esse caso de amor e ódio com primas... eu tbm tenho o meu, rs.
Mas Pat, será que era você mesmo? mas e agora mudou ou não o relacionamento de vcs 2? rs
Beijos

Mari disse...

Pat querida, eu também tive uma prima assim.. rsrsrs, e assim como vc, tbm era o "anjo malvado" da história... hehehe, até hoje a moça não me engole... acho q não perdoou as desavenças da infância.. rs
Mas essas madeleines, menina... como tudo o que vc faz, um espetáculo!! Simplesmente maravilhosas!!
Beijo grande..

Mari disse...

Pat querida, eu também tive uma prima assim.. rsrsrs, e assim como vc, tbm era o "anjo malvado" da história... hehehe, até hoje a moça não me engole... acho q não perdoou as desavenças da infância.. rs
Mas essas madeleines, menina... como tudo o que vc faz, um espetáculo!! Simplesmente maravilhosas!!
Beijo grande..

risonha disse...

Oh Patrícia... que madeleines tão perfeitinhas e tão bonitas.
já tomei nota da receita.

Cláudia disse...

A paixão pelo rosa e pink não é exclusividade sua! Achei o máximo vc impor o verde para a sua prima, coitada! Você era terrível mesmo! Posso dizer antes de comentar esta delícía de receita, que o rosa é a paixão das meninas, tenho duas filhas e gostam do rosa/pink na primeria infância, segunda... terceira... adolescência...e vai longe...eu também tenho vontade de dizer: Chega! Não aguento mais o rosa! brincadeirinha...

A madeleines estão um show! Pena que não achei estas forminhas ainda!

bjs

Anônimo disse...

Pat,

Você me deixa sempre confusa: não sei se gosto mais das suas histórias fofas, do jeito lindo como vc escreve, das suas receitas maravilhosas ou do capricho da apresentação =)

Beijo!

Andreza

A Dona da Cozinha disse...

adorei a história da prima!
criança tem umas coisas né??
hehehe
e as madeleines combinaram bem com rosa!
b-jo,paula

Laurinha disse...

nunca fui de rosa, hj gosto... sempre gostei do azul... tenho uma prima que adorava azul, e só ela podia gostar...pq azul era para meninos mas como era ela que gostava, então ela podia! eu não! :DD

desde que engravidei da minha filha, fiquei doida por lilás!
Isso : minha cor predileta hoje é lilás!

Cheguei até a ver um leve tom de lilás na sua toalinha...

que lindezas de madeleines... anotei (mais uma! :DD)

Beijinhos

Beatriz Belliard disse...

e vc e sua prima continuam inimigas ? rs ! Amei estas madeleines, e vou fazer sim ! bjinhos

Patricia Scarpin disse...

Claudia, a gente acabou se entendendo depois de adultas. :)
Beijos!

Tina, eu não a deixava gostar de rosa. E a obrigada a gostar de verde, que na minha cabeça era uma cor bem mais masculina do que azul, por exemplo. :)
Fui muito pimentinha, Tina, e olha, levei cada uma por causa disso... risos
Será que os doces compensam?
xx

Cris, a gente acabou saindo muito juntas depois de adultas. :)
Beijoca!

Pão, Bolos e Cia, obrigada!

Si, pra mim verde era uma cor de meninos. :)
Beijo!

Marizé, então vamos botar as formas em prática!
Beijão!

Andrea, tudo se resolveu, mas aprontei muito antes disso acontecer. risos
Beijo!

Mari, hoje eu e a Fer não brigamos mais, ainda bem! :)
Beijo!

Risonha, espero que goste!

Cláudia, eu era demais, minha avó dizia que eu era uma cobrinha! :)
Eu ia mencionar onde encontrei as forminhas no post e esqueci, vou escrever no próximo!
Beijo!

Andreza, você é um doce, obrigada!
Um beijo!

Paula, crianças são bem más. :)
Beijos e obrigada!

Laurinha, eu adoro lilás!
E eu forçava o verde na prima justamente porque achava uma cor masculina. :)
Beijoca!

Bia, não! Hoje somos civilizadas. risos
Beijão!

Tina Lopes disse...

Pati, se você aderiu ao Chocottone, eu simplesmente me rendo também. (é que quando era pequena eu não gostava das frutinhas mas gostava da massa - claro, pão-maníaca - do panetone; minha mãe não me deixava jogar as frutinhas, achava um horror, ou eu comia ou não comia. Daí acostumei e enfim, passei a gostar, principalmente do figuinho) Bjk

Valeria disse...

Patricia ...ai ai ai..estamos assim como que rodeados de peras por todos os lados.Com a graça de Deus ganhamos um montão esses dias!!será que você lê pensamentos!!essa receita era o que precisava.Acho que vou fazer pequenos muffins dele...você se importa???!!!Não tenho forma de madeleines!!Adoro tudo que você faz??
Bjs

Silvinha disse...

Pat, eu adoro pêra! Essas madeleines jà foram p/ minha listinha!

Beijo!

Valentina disse...

Pat, já ri tanto desta historia. e a prima gostava de verde afinal?risos. as madaleines ficaram divinas pelo visto. a pera deve ter ficado um sonho amo pera em bolos mas sempre a combino com gengibre. vou tentar com canela depois de ver a tua receita. yum.e reconheci as caixinhas da apresentão,risos

Cacá disse...

Pat, comprei ontem uma forma para madeleines e me lembrei dessa sua receita.
Adaptei com o que eu tinha aqui e elas estão lá no forno assando. :)
Depois te conto o resultado!
Beijo!!!

Nina simplesmente disse...

Olha Patricia, não achei o link de adesão, gostaria de seguir se possível. Beijos! Nina Paim