quinta-feira, novembro 27, 2008

Alfajores

English version

Alfajores

Ando meio cansada de filmes de guerra – não me entendam mal, há alguns maravilhosos, eu talvez tenha visto filmes deste tipo em demasia num período curto de tempo. Mas me digam, como poderei resistir a um pôster tão bonito?

Acho que, da mesma forma, vocês devem estar meio cansados de ver tantos cookies por aqui. Pois lhes peço, tenham paciência comigo – é mais uma coisa à qual não consigo resistir. :)

Estes alfajores foram um presente para uma colega muito querida, a Adriana – os fiz especialmente para o seu aniversário, na semana passada.

Usei a receita da Katia e os alfajores ficaram ótimos – não é difícil trabalhar com a massa e ela rende uma quantidade boa de biscoitos. Apenas assegure-se de comprar um doce de leite bem firme, para que ele não escorra dos alfajores.

Alfajores

Alfajores

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ xícara (150g) de amido de milho
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar
2 gemas
2 colheres (sopa) de conhaque
doce de leite
açúcar de confeiteiro

Peneire o amido de milho, a farinha e o fermento juntos. Reserve.

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve e claro. Acrescente as gemas, uma a uma, e bata até incorporar. Acrescente o conhaque e misture bem.
Em velocidade baixa, junte o amido de milho, a farinha e o fermento e misture até obter uma massa – não bata em excesso.

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque porções da massa entre duas folhas de papel manteiga e abra com o rolo numa espessura de 0,60cm - você pode unir os retalhos de massa e abrir novamente, mas não faça isso mais do que duas vezes, porque os cookies ressecam.
Com um cortador redondo de 5cm, corte os cookies e coloque-os com cuidado nas assadeiras preparadas.
Leve ao forno por 10-15 minutos, ou até que comecem a dourar por baixo – a superfície deve ficar clarinha.
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Una dois cookies, recheando-os com doce de leite. Repita o processo com os cookies restantes. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
A receita pode ser dobrada.

Rend.: 25 alfajores

Alfajores

40 comentários:

Mari disse...

Pat querida, chatear com você por causa das postagem de cookies? Eu quero é mais!!! =D
Também sou uma super adoradora de cookies, e uma fã ardorosissima do seu blog - mesmo tendo entrado em regime... rs
Adoro alfajores, e estes seus, parecem fabulosos!!
Beijo!!

Anônimo disse...

Pat, impossível não apreciar qualquer uma das delicias que você posta!!!
Eu tenho uma dúvida (pra variar), você assina a Blue Cooking né, eu andei pesquisando e achei uma assinatura feita através do site Assinaturas Online/ Multiverso, queria saber se é esse mesmo e se é seguro.
Beijos

beckyene disse...

Patricia, sou uma assidua frequentadora do seu blog e dessa vez fiz questão de deixar um comentário: Nunca, jamais se acanhe diante de uma nova (ou velha) receita de cookie! Vc é uma inspiração para mim!
Os alfajores são um sucesso!
beijos
Rebeca

Simone Izumi disse...

Diliciaaa....
adoro tudo que leva doce de leite!!!!
Ficou um mimo!
bjs

Ba disse...

Patrícia, seus alfajores estão lindos, aliás como tudo o que você posta por aqui!
Eu gosto bastante de alfajores ainda em um nível bastante normal, mas meu namorado é totalmente viciado!
É uma excelente idéia para fazer um agradinho!
Beijocas

Silvia Arruda disse...

Eu adoro alfajor e confesso que nunca comi um caseiro.
Não vou nem aventurar a fazer a sua receita, pois com ctz não sairão tão lindos como os seus! :)

SR disse...

Olá, Patrícia.
Sou uma fã e seguidora assídua do seu blog aqui em Lisboa. Infelizmente, em Portugal é quase impossível encontrar Doce de Leite (a não ser a preços escandalosos), pelo que lhe queria perguntar se é possível substituir o mesmo por leite condensado cozido.

Beijinhos e obrigada pelas receitas fantásticas,
Susana

Lua Limaverde disse...

Pat, como sempre, cookies perfeitos. Adoro ver tuas dicas de filmes... :D

Marcia Rosa disse...

Patricia, sou louca por alfajores. Testei a receita da Laila e deu super certo. Vou testar a sua que não vai cacau. Penso em trocar o doce de leite por um recheio de frutas vermelhas e cobrir com chocolate branco. Se der certo, te conto depois!
bjs

Clumbsy Cookie disse...

A massinha dessas bolachas deve ser optima, já para não falar no doce de leite, esse já nem comento... Lol!

Veggie disse...

qdo estiver pronta pra outro filme de guerra, não perca este aqui:
http://www.imdb.com/title/tt0093137/

Letrícia disse...

Gostei dessa receita porque o sabor dos biscoitos deve ficar suave, deixando o doce de leite brilhar na receita (tenho nervoso daqueles alfajores de massa excessivamente 'perfumada').

Beijos!

Laurinha disse...

gosto destes também, sem banho de chocolate... aliás, acho que de qq um!
Adoro doce de leite, às vezes fico numa economia, depois, toca utilizar a lata rapidinho, pq senão estoura a validade... num aprendo...

Ficaram lindos!

Beijinhos

Claudia Lima disse...

Alfajores são uma perdição! Eu gosto muito!
Este filme parece tudo de bom. Não me recordo de ter visto seu anúncio. Acho que perdi...
No Dia de Natal vão lançar um filme novo com o Brad Pitt e a Kate Blanchette que é imperdível! Só não me recordo o nome agora para te indicar, mas logo deve chegar ai no Brasil.
Bjs :)

Andrea Dohashi disse...

Como vocÇe pode pensar que estamos cansadas dessas maravilhas?
Pode postar, 1, 2, 3... ao menos eu, jamais me cansarei!
Estão lindos, e imagino que sua amiga tenha adorado, que invejinha dela, rs!
Beijinhos

Unknown disse...

Linda, estou conhecendo o seu blog hoje e já me tornei fã. Amo alfajores!

Bjus

Mirelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirelle disse...

Patricia, eu simplesmente amooo seus cookies!!! Eu adoro as fotos tbm, a produção, iluminação... Que tal nos dar umas dicas para produção de fotos tbm? hehehe...
Bjão!

Tina Lopes disse...

Pati, darling, eu tenho uma história com alfajores. Quando o marido morava com o irmão num tipo de república, e eu dormia lá praticamente a semana toda, o cunhado, que é munheca pra caramba, inventou de ficar rico fazendo alfajores com a namorada. Daí a gente não tinha nem pão francês de manhã, chegava à noite e tavam lá na geladeira alfajores prontos, doce de leite aberto na lata e vódega! Era no lugar de conhaque, então. Vai ver por isso não ficou rico. Bem, na verdade comemos só uns 3 alfajores escondidos, mas detonamos a vódega num momento distraído. O cara não perdoou e pouco tempo depois foi embora morar com a namorada. Deixou a casa só pra mim e pro atual marido. Então alfajores me dão, assim, boas lembranças, apesar do gosto duvidoso (das lembranças, não do alfajor!). Hahahah. Bjk.

Goreti disse...

Pat, gosto assim mesmo bem clarinho e sem chocolate. Amiga esse tá perfeito aqui pra casa!

Beijos!!!

Flavinha disse...

Eu não estou nada cansada de chegar aqui e encontrar cookies! O problema é encontrar tempo para fazer tantos! Mas aos pouquinhos eu chego lá!
Estes alfajores em especial meu marido vai amar, pois ele adora doce de leite! Vou fazer e depois te conto!
Beijocas

Cris disse...

Pode me internar o dia que eu me cansar de cookies... :-) Que lindos estão, esta última foto dá vontade de furar o monitor... bjs!

Claudia disse...

Sabe que daqui até a festa americana do Oscar serão cinco novos filmes sobre nazismo e segunda guerra. Este the reader é apenas um. sem dúvida irresistível afinal Kate Winslet e Ralaph Fiennes soam irresistíveis para mim.

E alfajores, nada pode ser melhor. Para mim uma postagem perfeita.

C.

Gina disse...

Patrícia, cookies são ótimos. Esses seus estão fofinhos e concordo com você quanto à aparência, nada de doce de leite escorrendo... rsrsrs!
Bjs.

Silvinha disse...

Minha ultima tentativa de fazer alfajores não saiu muito bem... os seus me animaram de novo!

Beijo!

Silvinha disse...

e nem pense em parar de postar seus cookies! :)

disse...

Adorei, amo alfajores!!!
Vou experimentar.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Mari, dietas são um porre, não? Mas são necessárias, infelizmente.
Beijos!

Paulinha, não é a Blue Cooking que assino, não. Mas eu a comprava de vez em quando, porém não mais porque só tem propaganda!
Beijos!

Rebeca, eu adorei ver o teu comentário, obrigada!
Que incentivo maravilhoso!
Um beijo!

Si, também tenho um fraco por doce de leite! :)
xx

Ba, tenho certeza de que ele vai adorar!
Um beijo!

Si, pois eu acho que você se sairia muito bem!

Susana, é possível, sim! É só você cozinhá-lo até ficar bem firme.
Beijo e boa sorte!

Luna, obrigada, querida!

Marcia, a tua idéia das frutas vermelhas me deixou curiosíssima!
Beijos!

Rita, doce de leite é bom em qualquer coisa. :)

Ivan, vou ver!

Lê, esses aqui são bem levinhos!
Beijos!

Laurinha, gosto destes e dos Havanna... :)
Beijoca!

Clau, o filme só estréia em 2009. :)
E o filme do qual você fala é "O curioso caso de Benjamin Button". Não vou perder pois amo o diretor. :)

Andrea, querida, obrigada! Vou continuar com os cookies, então! :D
xoxo

Eu Mulher, obrigada pela visita!

Mirelle, luz natural sempre - esse é o grande segredo. :)
Beijos!

Tina, morri de rir com a tua história... E que coisa feia vocês comerem a produção do cunhado! risos
Beijão!

Goreti, obrigada!
Beijos!

Flavinha, vc tem razão, são muitas receitas, mesmo! :D
Beijos e me conte, sim!

Cris, hahaha, você é um doce.
xx

Claudia, obrigada pela visita. Realmente qualquer coisa com Ralph Fiennes e Kate Winslet merece ser vista.

Gina, e com o doce de leite mole não dá pra embrulhar pra presente!
Beijos!

Silvinha, querida, espero que goste! E pode deixar que depois da sua "bronca" mais cookies virão! :D
Beijos!

Mari disse...

Mais uma delícia. Receitinha anotada.

Anônimo disse...

Eu cheguei aqui por uma indicação de amiga blogueira, que reparou na minha frequência de aventuras na cozinha e achou que eu ía gostar. Estava certa. Simplesmente amei suas receitas, e com certeza o que melhorou mais ainda minha impressão sobre tudo são as fotos, bem tiradas, cheias de mimos com pratinhos combinando com toalha. Enfim, tudo muito caprichado por aqui. E seu blog vai para os meus favoritos, porque eu adoro cozinhar e fiquei com vontade de fazer muita coisa que vi por aqui.

Beijos.

Anônimo disse...

Pat, me confundi, quis dizer Donna Hay e escrevi Blue Cooking!!!
Beijos

Valentina disse...

Amiga, alfajores sao tao moreish. nao os faco ha muito tempo.amei os teus, assim com cara de lamber os dedos.

Gina disse...

Patrícia, estou voltando para convidá-la a participar do desafio do bem lá no meu blog. Você sabia que 23 de dezembro é Dia do Vizinho?
Bjs.

Ana disse...

Nossa, que perfeitos Patricia!!
Estou aqui maravilhada olhando suas fotos... essa ultima do post esta me deixando com a maior vontade de fazer alfajores! :o)
Lindos demais seus cookies, amei!
Ana

Me disse...

Patrícia, eu não consegui me resolver com a receita de cookies - eles achatam, para meu eterno desespero - mas os alfajores, apesar de não serem, de longe, tão bonitos quantos os seus, saíram certinhos. Maravilhosa a receita, super fácil de fazer!

Me disse...

Patrícia, eu não consegui me resolver com a receita de cookies - eles achatam, para meu eterno desespero - mas os alfajores, apesar de não serem, de longe, tão bonitos quantos os seus, saíram certinhos. Maravilhosa a receita, super fácil de fazer!

Anônimo disse...

Adoro suas receitas, tenho vontade de fazer todas, mas não dá rsrs! Fiz esse alfajor hoje e deu certinho, fica bem gostoso! Mas eu nunca consegui fazer um que ficasse macio igual o havana por exemplo sabe.. Enfim, eu acompanho faz um tempão seu blog e acho uma delicia, literalmente rsrs.. Beijos e tudo de bom!

Karen disse...

Olá tem uma coisa que não entendi:
"Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel anteiga.
Coloque porções da massa entre duas folhas de papel manteiga e abra com o rolo numa espessura de 0,60cm - você pode unir os retalhos de massa e abrir novamente, mas não faça isso mais do que duas vezes, porque os cookies ressecam.
Com um cortador redondo de 5cm, corte os cookies e coloque-os com cuidado nas assadeiras preparadas.
Leve ao forno por 10-15 minutos, ou até que comecem a dourar por baixo – a superfície deve ficar clarinha."

EU vou cortar antes de assar é isso? aguardo resposta

Patricia Scarpin disse...

Karen, é isso mesmo. Acho que dá pra entender pela receita.

Daniela disse...

Oi!! gostaria de saber se eu poderia usar açúcar refinado ao invés do açúcar normal! mudará o resultado??