segunda-feira, maio 05, 2008

Pãezinhos de cardamomo e muitos presentes

English version

Cardamom coffee rolls

Estes pãezinhos deliciosos e inacreditavelmente macios são resultado de uma receita tirada do livro que ganhei do Allen há umas semanas. Mas não foi só isso: ele é um super fofo e me mandou um montão de outras coisas além do livro!

Allen's gifts

Dentro da caixa enorme, havia cerejas secas, lavanda e 2 produtos da coleção da Martha Stewart: um prato lindo (que está com o pãozinho na foto) e a maravilhosa caixa de receitas! Estava namorando a danadinha havia tempos e ia comprá-la mais pro final do ano, quando planejávamos uma viagem ao EUA (que teremos que postergar para o ano que vem).

Allen's gifts

Amei tanto os meus presentes que comecei a gritar e a pular pela casa – mais ou menos como o Tom Cruise fez no sofá da Oprah. :)

Allen, meu amigo, muitíssimo obrigada pela sua generosidade e bondade.

Cardamom coffee rolls

Pãezinhos de cardamomo
do A Baker's Odyssey

- xícara medidora de 240ml

Esponja:
1 xícara (240ml) de leite integral
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco

Massa:
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 ovo grande, em temperatura ambiente
1 gema grande, em temperatura ambiente
4 colheres (sopa) (56g) de manteiga sem sal, bem molinha
1 colher (chá) de cardamomo em pó, preferivelmente moído na hora
½ colher (chá) de sal
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo, mais se necessário

Cobertura:
¼ xícara de amêndoas em lâminas, picadinhas – preferi não picar
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
¼ colher (chá) de cardamomo em pó, preferivelmente moído na hora
1 gema grande, batida com 1 colher (chá) de água, para pincelar os pães


Comece preparando a esponja: esquente o leite numa panelinha em fogo médio – quando vir vapor saindo da superfície do leite e bolhinhas nas beiradas, desligue o fogo e coloque um termômetro culinário dentro do líquido; quando este atingir entre 48 e 54ºC, você vai usá-lo.
Em uma tigela média, junte a farinha e o fermento. Acrescente o leite e misture para formar uma massa espessa. Bata a colher na beirada da tigela para retirar qualquer resquício de massa e raspe-a com uma espátula de borracha/silicone. Cubra a tigela firmemente com filme PVC e deixe a esponja descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Para fazer a massa à mão: transfira a esponja para uma tigela grande. Misture o açúcar, o ovo, a gema, a manteiga, o cardamomo e o sal. Bata vigorosamente com uma colher de pau por cerca de 5 minutos, até obter uma massa homogênea e bem elástica. Junte a farinha e bata por mais 5 minutos; a massa deve ficar ainda elástica, macia e levemente grudenta. Polvilhe a superfície de trabalho com 2 colheres (sopa) de farinha e coloque a massa sobre ela. Sove por 2-3 minutos até a massa ficar ainda um pouquinho grudenta. Lave e seque a tigela, unte-a levemente com óleo ou cooking spray e coloque a massa dentro dela, virando-a uma vez para que ambos os lados da massa fiquem untados.

Para fazer a massa na batedeira tipo stand mixer (fiz assim): transfira a esponja para a tigela da batedeira e acrescente o açúcar, o ovo, a gema, a manteiga, o cardamomo e o sal. Com o batedor em forma de pá, bata por 1 minuto em velocidade baixa. Aumente para a veloc. média e bata por 5 minutos ou até que a massa se torne pegajosa, grude no batedor e comece a se soltar das laterais da tigela. Raspe a massa das laterais da tigela e do batedor. Com uma colher de pau, misture a farinha à massa. Coloque o batedor em forma de gancho (para massas pesadas) e bata em velocidade baixa; aumente para média ou média-alta e bata por 5 minutos para obter uma massa macia, elástica e ligeiramente grudenta. Raspe o batedor e remova-o.

Polvilhe a massa com 1 colher (sopa) de farinha. Cubra a tigela firmemente com filme PVC e deixe a massa crescer até dobrar de volume, cerca de 1 ½ horas.

Polvilhe a superfície de trabalho levemente com farinha e transfira a massa para lá. Vire-a para cobrir ambos os lados de farinha. Divida a massa em 15 porções iguais, cubra-as com um pano de prato e deixe-a descansar por 10 minutos.

Unte uma forma retangular de 32x22x5cm; faça uma bola com cada porção de massa e feche a emenda firmemente. Coloque as bolinhas na assadeira preparada, com a emenda virada para baixo – 3 bolinhas horizontalmente e 5 verticalmente. Haverá um pouquinho de espaço entre uma e outra. Borrife a superfície das bolinhas com cooking spray e cubra a assadeira toda frouxamente com filme PVC. Deixe crescer por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 190ºC – o livro diz para assarmos os pãezinhos na terça parte inferior do forno; eu preferi assar no centro.

Faça a cobertura: misture as amêndoas, o açúcar e o cardamomo numa tigelinha. Pincele os pãezinhos já crescidos com a gema + água e polvilhe a cobertura sobre eles. Asse por 20-25 minutos, até que os pães dourem, as amêndoas tostem e, ao pressionar cada bolinha levemente com os dedos, ela ricocheteie.
Deixe esfriar na assadeira por 10 minutos; remova-os com uma espátula grande de metal, transferindo-os para uma gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Bem embrulhados em filme PVC ou num saco plásticos, os pãezinhos podem ser guardados em temperatura ambiente por até 2 dias. Podem ser aquecidos no microondas, um a um, no modo “descongelar” por 30 segundos.
Se quiser congelá-los, coloque-os numa assadeira e leve ao freezer até que endureçam. Guarde-os num plástico próprio para congelamento por até 1 mês. Para consumi-los, descongele dentro da embalagem; aqueça-os no forno a 165ºC por cerca de 10 minutos.

Rend.: 15 unidades

22 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Cada cozinha que visito fico mais animada para fazer pãezinhos, os seus estão com um carinha...estas amêndoas...parece muito bons.
Bjs!

Beatriz Belliard disse...

Mas que presentes mais lindos , adorei tudo, tb iria pular e gritar se ganhasse estas fofuras, vc merece ! E o paezinho ta lindo, vou anotar aqui, estou ficando com desejo de cardamomo e esta é uma otima escolha ! beijinhos

Silvia Arruda disse...

Faz pouco tempo que provei cardamomo, junto com uma xícara de café orgânico, e fiquei encantada com seu aroma e sabor. Estes pãezinhos devem ter ficado deliciosos!!! :P
Que caixa é essa, amiga??? Agora vc deixou outra pessoa louca em ter uma hehe

Fabrícia disse...

Que maravilha seus presentes..... E o pãozinho um luxo só.
Bjs.

Leila disse...

que presentes lindos Patricia! amei os paezinhos. eu tb estou retornando a esra maravilhosa arte de fazer paes. gostoso ne?
BEIJINHOS

Tina Lopes disse...

E eu que não tenho idéia do que seja/qual gosto de cardamomo. Mas o nome é super gostoso de falar: cardamomo. Hahaha.

Fabi disse...

Pat, que delícia ganhar presentes!! E esses pãezinhos estão o máximo... Devem ser muito macios! Beijos!

Marcia da Paz disse...

Muito macio e fofinho esse ~pãozinho, com cafezinho ai q deliciaaaaaaaaaaaaaa bjks

Laurinha disse...

Que pãezinhos mais lindinhos!!
Gostei, vou experimentar!
Beijinhos,

Silvinha disse...

Eu também pularia pela casa! risos
é tão gostoso receber presentes assim carinhosos!
E os seus pãezinhos? Que fofinhos! Mas também não sei como é o gosto de cardamomo... se parece com algo mais conhecido??
No final de semana fiz sua receita de brioches, ficaram òtimos!

Beijos e boa semana p/ você!

Valentina disse...

Pat, que lindos estes pãezinhos. acho que vou ter que fazê-os pois tem o meu ingrediente favorito: cardamomo.E que mimos estes presentes. Tão bom ganhar presentes.

Axly disse...

Ai que fofoooooooo!!! Que presentes lindos. Com certeza eu pularia, cantaria e riria muuuuuuuuuuuuito se ganhasse coisas lindas assim. Parabéns por eles!!!
Quanto aos pães, que fofinhos que ficaram, com uma carinha ótima. São ótimos para presentear né, quando eu conseguir fazer pão descentemente, me arrisco a dar de presente a alguma cobáia^^
Agora eu tô é muuuuuuuuito curiosa com o cardamomo, já disse isso em algum lugar. Tá todo mundo usando nos últimos posts, tem um mercado que vi um dia desses, tomara que ainda encontra, quero comprar!
Kisss pra ti^^

Sabrina disse...

Cada presente lindo que você ganhou!!!! E essa caixa de receitas, fiquei apaixonada, tbém quero uma, rs...
Beijos e boa semana

Cláudia disse...

Cada coisa linda, esses pãezinhos estão uma "lindeza"! Muito charmosos!

bjs

Patricia Scarpin disse...

Luciana, as amêndoas e o açúcar de cima dão um toque bem bacana.
Beijoca!

Bia, são tão macios!
Beijo!

Si, experimente com os pãezinhos, também.

Fabrícia, obrigada!
Beijo!

Leila, aquela sua trança ficou maravilhosa, amiga.
Beijo!

Tina, também gosto do nome. :)

Fabi, eu fiquei boba com a maciez deles.
Beijo!

Marcinha, com um chazinho tb vão bem, amiga.
Beijos!

Laurinha, experimente, sim!
Beijo!

Silvinha, eu experimentei cardamomo pela primeira vez há coisa de um ano, acho. E só agora fui cozinhar de novo com ele!
Amei saber dos brioches, querida!
Beijo grande!

Tina, sabia que você iria gostar, pois adora cardamomo, né? ;)

Axly, se você encontrar o cardamomo, experimente sim!
Beijo!

Sabrina, eu namorava a caixinha havia um tempão... :)
Beijo!

Cláu, e ficaram bem gostosinhos, amiga.
Beijoca!

Marcia disse...

Pat, esse pãozinho me deixou com água na boca... Vc é a rainha dos baked goods! ;) Seus presentes são maravilhosos - parabéns ao Allen pelo bom gosto! Bjs

Akemi disse...

Amiga, que fofo este seu amigo! Quanto carinho em cada item escolhido, merece todos os mimos com direito a pulo e gritinho! rss
Fiquei curiosa sobre estes pães, devem ter um perfume delicioso! Ficaram lindos e o prato só realçou ainda mais! Bjs

Anônimo disse...

De onde é a caixinha de receita? Beijos

Júlia Nascimento disse...

Patricia,parabens por tanto talento,ja estou super fa sua!!Ja fiz algumas receitinhas tuas e foram o maior sucesso aqui em casa!!E que presentinhos mais lindos hein!!??
Beijinhos
Julia Ilhas Canarias

Patricia Scarpin disse...

Marcia, eu adoro baking, amiga. :)
Beijo!

Clarice, você, que adora pães, vai gostar desses aqui, pois são bem macios, querida.
Beijoca!

Fer, Martha Stewart.
xx

Júlia, eu gostei muito do outro comentário que você deixou há umas semanas, que bom que voltou, obrigada!
Um beijo!

Goreti disse...

Que gut gut esse Alan...lindos presentes e lindos pãeszinhos...parabéns.

Beijos!!!

laila radice disse...

os presentes são um mimo e a receita maravilhosa!! bjs