terça-feira, maio 13, 2008

Trufas de caramelo, chocolate amargo e flor de sal

English version

Caramel-dark chocolate truffles with fleur de se

Cookies, bolos, pães. Realmente amo baking. Mas também adoro fazer docinhos e trabalhar com chocolate. Houve uma Páscoa, há uns anos, em que fiz quase 50 ovos de chocolate. Alguns tinham as cascas recheadas, como o coração de chocolate que postei ano passado. Hum!!

Imprimi uma receita de trufas de tangerina, mas o resultado foi uma massa mole e, apesar de saborosa, impossível de ser moldada. Como havia cismado de fazer trufas naquele dia, procurei pela net e o Epicurious foi a salvação. Estas trufas pareciam maravilhosas o bastante para me fazer esquecer o fiasco de tangerina.

Ainda não tinha provado caramelo com sal – apesar de já tê-lo visto em alguns dos meus blogs favoritos – e é realmente algo delicioso. As trufas ficaram ótimas e o toque levemente salgadinho é uma surpresa agradável.

Tanto a massa da trufa quanto as bolinhas já enroladas devem ser levados à geladeira por um bom tempo; por isso, planeje-se com antecedência para fazer a receita.

Caramel-dark chocolate truffles with fleur de sel

Trufas de caramelo, chocolate amargo e flor de sal

- xícara medidora de 240ml

560g de chocolate amargo ou meio amargo, bem picadinho – usei um com 51% de cacau
1/3 xícara (67g) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
2/3 xícara de creme de leite fresco
¼ colher (chá) de flor de sal
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
flor de sal, extra

Coloque 224g do chocolate numa tigela de metal e leve ao banho-maria – não deixe que a água na panela toque o fundo da tigela; mexa até que o chocolate derreta. Retire-o do banho-maria e reserve.

Misture o açúcar e a água numa panelinha. Leve ao fogo médio, mexendo, até o açúcar se dissolver; se perceber a formação de cristais de açúcar nas laterais da panela, remova-os com um pincel úmido. Aumente o fogo e deixe caramelizar, cerca de 4 minutos (continue removendo os cristais com o pincel). Acrescente o creme de leite – o creme vai borbulhar, cuidado para não se queimar. Abaixe o fogo e vá misturando até o caramelo ficar homogêneo. Retire do fogo, despeje-o no chocolate, junte a flor de sal e misture bem. Cubra com filme PVC e leve à geladeira por no mínimo três horas.

Coloque o cacau numa vasilha. Usando 1 colher (sopa) de massa de chocolate para cada trufa, formate bolas (não devem ser perfeitas) e passe-as pelo cacau. Coloque-as numa assadeira forrada com papel manteiga e refrigere de um dia para o outro.

Forre uma assadeira de 32x22x5cm com papel alumínio. Transfira o chocolate picado restante (336g) para uma tigela de metal ou vidro e leve ao banho-maria – novamente, não permita que a água da panela entre em contato com a tigela. Mexa até derreter o chocolate e verifique a temperatura dele: deve ser de 46ºC. Retire a tigela do banho-maria e, trabalhando rapidamente, banhe as trufas no chocolate, retirando-as com o auxílio de um garfo e transferindo-as para a assadeira com papel alumínio em seguida.
Polvilhe cada trufa levemente com a flor de sal adicional enquanto o chocolate estiver úmido. Deixe endurecer, por no mínimo 1 hora. (Pode ser feito com 1 semana de antecedência. Cubra e mantenha na geladeira. Traga à temperatura ambiente na hora de servir.)*

* resolvi temperar o chocolate para que a cobertura ficasse bem firme e as trufas pudessem ficar fora da geladeira. Se quiser fazer isso, não as passe pelo cacau em pó antes de banhar. Faça as bolinhas, refrigere por no mínimo 4 horas e banhe-as diretamente no chocolate. Para aprender a temperar o chocolate corretamente, clique aqui.

Rend.: cerca de 32 – fiz metade da receita e consegui 14

Caramel-dark chocolate truffles with fleur de sel

19 comentários:

Fabrícia disse...

Vc é uma rainha não só no baking...em tudo que faz. Com certeza divinos.
Bjs.

Laurinha disse...

Hummmmmmmmmm, devem ser ótimas, fiquei aqui imaginando o sabor...
Lindas fotos!
Beijinhos,

Manuela disse...

Nunca moldei chocolate, parece-me sempre um trabalho muito delicado que exige muita atenção e experiência.

As trufas ficaram lindas!

Marcia da Paz disse...

Estou = a postagem a cima imaginando o sabor, 1/2 salgadinho, esta com um car ótima, apesar tudo q vai chocolate é maravilhoso né? bjks

Luciana Macêdo disse...

É para ficar horas imaginando esta combinação.Estou curiosa.
Bjs!

Ana disse...

Pode parecer estranho p/ algumas pessoas mas caramelo com chocolate e um toquezinho de sal eh mesmo uma deliiiicia! Eh uma combinacao q a gente nao imagina mas q surpreende!
Outro dia provei um milk chocolate qith almonds and salt e era muito bom tbem, e olha q nem sou a maior fa de milk chocolate (meu negocio eh chocolate amargo!)
Sua trufas so podiam mesmo estar deliciosas Patricia!
Ana

Silvinha disse...

Não consigo imaginar o sabor, terei de fazê-las! E elas ficaram uma gracinha, Pat!

Beijos

Clumbsy Cookie disse...

Lindas lindas Patricia! Não sei que foi que teve a ideia primeiro de experimentar com sal e chocolate mas resulta! So fiquei com pena de não ver uma trufinha aberta, adoro ver o interior delas!Rita

BetiCris disse...

Adoro chocolate e caramelo e ao ver esta combina�o que fizeste no formato de trufas fiquei maravilhada...completamente babada.
Adorei visitar esta cozinha.

Beijinhos

Marcia disse...

Nunca provei caramelo com sal, e imagino que deva ser muito bom! Suas trufas me deixaram com água na boca... Bjs

Marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia Scarpin disse...

Fabrícia, você é muito generosa, obrigada!
Beijo!

Laurinha, obrigada, querida!
xx

Manuela, paciência, sim, mas não é difícil, viu?

Marcinha, concordo contigo, chocolate é sempre bom. :)
Beijos!

Lu, fiquei curiosa também.
Beijoca!

Ana, esse chocolate sounds divine! Que bom que gostou das trufas, amiga!

Silvinha, é um combinação bem interessante, querida.
Beijoca!

Rita, eu pensei em mostrar, mas daí ficaria faltando uma na caixinha (foram presente).

BetiCris, obrigada pela visita!

Marcia, eu gostei da combinação!
Beijo, querida!

Cris disse...

Wow! Com flor de sal... hummmmm deve ficar divina esta trufa, adorei, queria ver o interior também, mas não deve ter sobrado nada né. :-) Bjs!

Sabrina disse...

Que trufas lindas, eu amo chocolate, mas nunca fiz trufas, sempre achei trabalhoso, um dia eu tomo coragem e faço.
Beijos

Cláudia disse...

Patrícia, além das comidinhas deliciosas você se aventura na arte dos chocolates. É uma Chef completa!

Parecem divinos!

bjs

Roberta disse...

Patricia, depois de ter visto essas suas trufas, me aventurei a comprar um sorvete da Haagen Dazs que tem aqui nos EUA que se chama Fleur de Sel Caramel... Nao sei se esse sabor ja chegou ai no Brasil mas, se vc tiver a oportunidade, nao deixe de experimentar! Eh muito bom! Agora soh falta eu fazer suas trufas!!... Bj e parabens pelo blog!

Valentina disse...

Pat, ai que vontade qe fiquei de provas estas trufas. Lindas de visual. e o fato de ter o fleur de selas fazem irresistíveis.Você tem mãos de fada realmente amiga. tudo que fazes fica lindo.Queria te perguntar que chocolate compras no Brasil para fazer as tuas delícias?

Regina disse...

oi! fiz as outras receitas de trufas daqui do blog para dar de presente de dia das mães pra minha mãe emprestada (moro sozinha e fui incluída na família de uma amiga hehehe), que faz aniversário semana que vem....a irmã dela pediu que eu fizesse umas trufas para decorar o bolo, mas acho que ficaria mais bonitinho sem essa cobertura de chocolate, né? então minha dúvida é se dá pra deixar sem cobertura, só passado no cacau em pó?
obrigada e parabéns pelo blog, estou viciada nele!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Regina, tudo bem?
Geralmente as trufas podem sim ser passadas em cacau em pó ao invés de serem banhadas em chocolate (são as trufas mais tradicionais). Mas estas aqui eu fiz há tanto tempo, não me lembro da consistência da massa antes do banho - não vou te garantir 100%, tá? Mas acho que dá, sim.
Boa sorte e obrigada pela visita!

Related Posts with Thumbnails