terça-feira, abril 29, 2008

Lingüine com azeitonas, tomilho e limão siciliano

English version

Linguine with olives, thyme and lemon

Algumas pessoas odeiam a Martha Stewart, mas faço parte da turma que a adora. :)

Peguei esta receita no site dela; a versão original pede pappardelle, mas resolvi usar lingüine (um dos meus formatos de massa favoritos). Achei que a substituição deu super certo.

É um molhinho rápido, fácil de preparar e tem um cheiro maravilhoso, mas uma coisa que não me deixou muito satisfeita foi encontrar pedaços grandes de casca de laranja e limão na massa – por mais que eu ame os cítricos, tenho certeza de que o resultado teria sido bem melhor se casca tivesse sido usada ralada ao invés de picada.

whb-two-year-icon

Esta é a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela adorável Anh, do blog Food Lover’s Journey.

Lingüine com azeitonas, tomilho e limão siciliano

½ colher (chá) de sal marinho – caso use o sal comum, ajuste a quantidade
225g de lingüine
16 azeitonas pretas gordinhas, sem os caroços
½ xícara de salsinha fresca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
casca de 1 limão siciliano, picada
um pedaço de 7,5cm de casca de laranja, picada
¼ colher (chá) de pimenta calabresa

Ferva água numa panela grande. Adicione sal e o lingüine e cozinhe até que o macarrão fique al dente (siga o tempo de cozimento indicado na embalagem). Escorra.
Enquanto a massa cozinha, coloque o sal, as azeitonas, a salsinha, o azeite, o tomilho, as cascas de limão e laranja e a pimenta calabresa num processador de alimentos e processe até obter um purê pedaçudo. Transfira-o para uma tigela aquecida, grande o suficiente para acomodar o macarrão.
Junte o lingüine ao molho na tigela, misture e sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções, ou de 4 a 6 se servido como entrada

23 comentários:

Agdah disse...

Tenho saudades do programa antigo dela. Eram tão informativos e muito legais. Hoje em dia, não assisto tanto, mas adoro as receitas e sugestões. Ela é tão elegante...

Fabi disse...

Pat, como sempre você arrasa nas massas!! Beijos!

Laurinha disse...

Deve ser bem perfumada, com o limão e o tomilho... adorei a sugestão!
Quando você abrir a vaga para provadores, já estou na fila, em 1º lugar, tá!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Hmm, sempre penso em você como a rainha do baking, mas tenho visto cada massa por aqui... esta vai já para o meu delicious...
Bjs

Luciana

Luciana Macêdo disse...

Uma massa que dispensa comentários. Delícia!!!
Bjs!

Fabrícia disse...

Uma das minhas massas prediletas....divino. A foto um primor.
Bjs.

Silvinha disse...

Parece que deu para sentir o aroma daqui!

Beijos e bom feriado para você!

ps: por acaso você tem um pé de limão siciliano?? X)

Unknown disse...

Adoro fazer massas e arriscar também em molhos não tão comum no nosso dia dia.
Divino
bjs

Mónica Pinto disse...

Este linguine está com um aspecto delicioso, apesar de não ser grande fã da martha stewart, das receitas dela eu gosto e esta massa que você fez está divina. Bjinhos

Vinicius disse...

Patrícia, meus parabéns! Fantásticas as suas receitas! =D Já dei um bookmark aqui...

Beijo e sucesso!

Iliane disse...

eu tambem faço parte do grupo que "ama!" a Martha Stewart!!adorava quando existia o programa dela no GNT!é uma pena não ter mais..mas..sempre entro no site dela para matar a saudades..adorei essa massa maravilhosa!!!!bjus

Axly disse...

Olá Patrícia
Bem, não conheço a Martha Stewart, mas só por esta receita, já virei fã dela.
Que perfume não dever ter esse molho!!!
Kisss pra ti^^

Beatriz Belliard disse...

Pois eu tb adoro, sou fanzoca ! Delicia de massa esta ! beijinhos

Botinho disse...

Suas massinhas são uma delícia!
Tem uma receita poética de feijoada lá no blog.
Passe lá!
Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Agdá, concordo contigo. Elegantíssima. Adoro os trabalhos manuais dela, além das receitas.

Fabi, que bom que gostou, querida, obrigada!
Beijoca!

Laurinha, o cheiro é delicioso!
Você vai ser pra lá de VIP, querida. ;)
xoxo

Luciana, eu realmente amo baking, mas tb amo postar receitas salgadas.
Beijoca!

Luciana, obrigada!
Beijos!

Fabrícia, obrigada!
Bjs!

Silvinha, bem que eu queria, amiga - amo limão siciliano! :)
Pretendo fazer várias receitas novas no feriado.

Nana, o molho de tomate fica para a pizza. :)
Beijo!

Monica, as receitas dela são muito boas.
Beijo!

Vinícius, que bom que gostou! Obrigada pela visita e pelo apoio!
Beijo!

Iliane, obrigada pela visita! Também aproveito a Internet para ver os programas dela.
Beijos!

Axly, ela é ótima!
xoxo

Bia, a mulher é poderosa, né?
Beijoca!

Botinho, obrigada!

Denise disse...

Oi!
Eu também gosto muito da Martha.
Achei esse seu prato uma delicia, um dia desses me convido para ir aí... :-)
Li que você não gostou das raspas de limão siciliano e de laranja. Já pensou em utilizar limão siciliano confit? Comi um prato outro dia que tinha o confit e ficou muito muito bom. E não é difícil de preparar.
Bom, só uma sugestão...
bjs

Marcia da Paz disse...

HUm q delicia, não sou fã de macarrão, mas o Raul ama de paixão, então sou obrigada a faz, mas depois q comecei a ver as suas receitinha deu até pra começar a pensar na ideia rsrsrsrsr bjks

Tina Lopes disse...

Pati, querida, eu tenho tomilho em casa mas me dou mal pra tirar todas as folhinhas dos galhos. É tão difícil! E me dá uma alergia nos dedos. Eu acabo pondo os galhos menores, mesmo, e depois retiro pro prato não ficar feio. Bjk

Paula disse...

Amei a susgestão, só que vc não imagina como é difícil achar linguini aqui na Baixada Santista...e eu acho essa amssa demais.

Beijos!!!

A União Faz a Vida disse...

Sempre babo pelas tuas receitas...
:)

Mari disse...

Esta massa deve ter ficado um desbunde!

Cláudia disse...

Tá lista, não só esta e mais as outras receitas de massa que tem feito, por azar quando fui comprar a salvia para aquela outra receita, não achei, esta vai passar à frente. Marido descendente de italiano não dá trabalho, um prato dessa massa e um taça de vinho já alegra à todos!

Valentina disse...

Que ótima receita. Ingredientes simples e que se casam super bem. A MS tem ótimas receitas.As pessoas tem muitos pet hates..what a waste of time in ones life.