quinta-feira, abril 03, 2008

Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa

English version

Chocolate cola cake with toasted coconut-almond frosting

Sempre escrevo sobre minha irmã aqui, mas raramente menciono meu irmão, João Paulo – ele é a pessoa mais engraçada que conheço. Apesar de eu às vezes achar que ele tem 12 anos, ele completou 27 semana passada, no dia 26.
O irmão da Jéssica por parte de mãe, Julio Cesar, faz aniversário um dia antes – uma super coincidência. Ele agora tem 29, como eu, e é o cara mais doce do mundo.
Ambos têm um lugar muito especial no meu coração, por isso fiz um bolo e comidinhas e comemoramos os aniversários deles na minha casa.

Escolhi uma receita deste livro lindo – a idéia de um bolo de três andares era ótima, mas éramos poucos e eu não queria bolo sobrando depois de meus convidados terem ido embora – muito perigoso. Por isso, fiz meia receita e transformei em um bolo de dois andares, usando 2 assadeiras redondas de 20cm.
Minhas pecãs haviam acabado e usei amêndoas em lâminas. O bolo ficou muito gostoso – meu pai comeu 3 pedaços e ele não é de comer bolo de aniversário – acredito que teria ficado melhor ainda com as pecãs.

Usei doce de leite pronto para ganhar tempo, mas posto a receita completa caso alguém queira fazê-la como está no livro (cozinhando leite condensado no forno).

Chocolate cola cake with toasted coconut-almond frosting

Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa
adapted from Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
42g de chocolate amargo picado – usei 72% de cacau
2/3 xícara (160ml) de buttermilk*
3 ovos
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) de óleo – use um que não tenha sabor marcante, como o de canola
1 ½ colheres (chá) de baunilha
2 xícaras (400g) de açúcar
2 ¾ xícaras de farinha especial para bolos (cake flour)**
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de canela em pó
2/3 xícara (160ml) de Coca-Cola

Recheio/cobertura:
1 xícara (90g) de coco em flocos adoçado – usei coco ralado comum
1 xícara (112g) de amêndoas em lâminas
2 latas (395g cada) de leite condensado

Para o bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte três formas redondas de 22cm com manteiga ou cooking spray; forre o fundo de cada forma com papel manteiga e unte o papel também.

Leve o chocolate e o buttermilk juntos ao banho-maria e aqueça, mexendo com freqüência, até que o chocolate derreta (aprox. 7 minutos); não deixe o buttermilk ferver ou pode talhar. Retire do fogo e misture bem até obter um líquido homogêneo.

Na tigela grande da batedeira, bata ligeiramente os ovos. Acrescente o óleo e a baunilha, bata, e vá adicionando gradualmente o açúcar, até incorporar bem. Junte a mistura de chocolate e bata até homogeneizar tudo.

Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e a canela. Em duas ou três adições, batendo bem entre uma e outra e alternando ingredientes secos e líquidos, coloque a mistura peneirada e a coca-cola na massa de bolo. Divida-a entre as três assadeiras preparadas.

Asse por aproximadamente 25 minutos (os meus bolos assaram por 35) e faça o teste do palito. Retire do forno e deixe os bolos esfriarem nas formas por 10 minutos; depois disso, inverta-os sobre gradinhas para que esfriem completamente, por pelo menos 1 hora.

Agora, faça o recheio/cobertura: pré-aqueça o forno a 175ºC. Espalhe o coco numa assadeira, numa camada homogênea. Leve ao forno por 5-7 minutos, dando uma sacudida na assadeira na metade do tempo, até que o coco comece a dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Repita o processo com as amêndoas e deixe o forno aceso.

Coloque o leite condensado em um refratário, cubra firmemente com papel alumínio e leve ao forno, em banho-maria, por 2 horas, mexendo umas duas vezes durante o cozimento, até o leite condensado ficar com cor de caramelo. Sempre remova o papel alumínio com cuidado, pois o vapor pode causa queimaduras.
Transfira o leite caramelizado para uma tigela e misture bem. Junte o coco e as amêndoas (eu reservei um pouquinho pra polvilhar o bolo). Deixe esfriar um pouco, cubra com filme PVC, pressionando-o diretamente sobre o creme e leve à geladeira para que esfrie completamente, mas sem firmar demais (1 a 1 hora e meia).

Para montar: coloque um dos bolos em um prato ou suporte, com o lado plano para cima. Cubra com ¾ xícara de recheio, espalhando bem. Faça o mesmo com o segundo bolo e mais ¾ xícara de recheio. Finalize com o último bolo e cubra com o restante da mistura de doce de leite, deixando escorrer pelos lados.

Leve o bolo à geladeira, descoberto, por pelo menos 1 hora, até que a cobertura firme. Cubra então com uma tigela invertida até a hora de servir. Isso vai impedir que o bolo resseque e que a se forme uma crostinha na cobertura. Refrigerar o bolo também torna mais fácil a tarefa de cortá-lo; ao fazê-lo, use uma faca serrilhada, se possível mergulhada em água quente – este bolo é extremamente fofinho!

* aqui não temos buttermilk, então substituí da seguinte maneira: coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco numa xícara medidora (240ml) e complete com leite. Reserve por 5 minutos e utilize.

** a mesma coisa ocorre com farinha de trigo especial para bolos, por isso usei 7/8 xícara de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) de maisena para cada xícara de cake flour.

Rend.: 16-20 porções

34 comentários:

Silvinha disse...

Adorei a receita, o bolo ficou lindo! Nem deu tempo de tirar uma foto dele inteiro, hein?!
Deixarei para fazê-la qdo tiver mais gente em casa, como é grande! Apenas vou trocar o coco, pq não gosto...

Beijos

Dani Rollemberg disse...

Menina, que tentação esse bolo.
Já sou viciada em chocolate e em coco-cola, juntando os 2 é prazer total!!
Bjs

Marcia da Paz disse...

Q lindo o Bolo!!!!, concordo com o comentário acima, chocolate e coca-cola é tudo de bom rsrsrsrs receita anota e as dicas tb.

de os parabens p o João, realmente as lembrançasq tenho dele é sempre com "palhaçada", mas isso é bom o importante é ser feliz né?bjks

disse...

Patrícia, tô de boca aberta aqui, juro!

Que bolo maravilhoso! O sabor de coca cola aparece?

Tenho que fazer pra ver!

um beijo!
Leandro
www.cozinhapequena.com

Anônimo disse...

Oi Patricia,

Bom estou escrevendo nao para comentar sobre essa receita (que está linda!), mas acordei com vontade de comer um bolo de fubá hoje e sai pesquisando suas receitas rs. Fiz e ficou ótimo, então queria que vc soubesse!

Bjs, Juliana.

Laurinha disse...

Já estava com saudades dos bolos da minha boleira preferida!
Que lindo que ficou! Minha filha, que é uma - Marizé me empresta? - choco-dependente, ficou encantada, alguns segundos só admirando, e depois sapecou um - faz pra mim?
Beijinhos,

pipoka disse...

Fiquei maravilhada com esse bolo (e olha que não sou fã de coca-cola!). Achei muito interessante a sua explicação sobre a farinha especial para bolos, pois cá em Portugal farinha para bolos é simplesmente farinha com fermento já adicionado (portanto, o que os anglo-saxónicos chamam self-raising flour). Essa mistura que substitui a cake flour, é feita com farinha com ou sem fermento?

bjs e obrigada

laila disse...

Pat, me diz q maravilha é esa....menina fiquei encantada com os sabores a apresentação...

os irmaos são sortdos hein? nossa to aqui olhando o claendario pra ver pra quem farei esse bolo delícia...

e que inusitado cozinhar o leite condensado desa maneira n´[e? banho maria...nunca vi...

bjs

Marcia disse...

Pat, que linda homenagem vc fez para os seus irmãos! O bolo ficou muito lindo e extremamente tentador; já anotei a receita! Bjs

Srta. Bia disse...

ah... peraí que vou ali cortar os pulsos e nascer de novo umas 3x para comer um desses inteiro. gente que bolo mais lindo e só o nome é super apetitoso.

Akemi disse...

Patricia, este bolo é pura tentação! Fiquei aqui só babando e imaginando a felicidade dos seus irmãos ao verem esta delícia! E obrigada pela dica do livro, vou ver se encontro este livro por aqui! Bjs

Marizé disse...

Estou com a Pipoka, não sou fã de Coca Cola, mas fiquei fascinada com esse bolo. E tal como disse a Laurinha eu que seu choco-dependente e Mega fã das suas receitas, como resistir?

Bjs e bom fim de semana

Mónica disse...

Que bolo magnífico, ficou lindo e pelo aspecto deve ser uma delícia. Bjinhos e bom fim de semana

Fabrícia disse...

Super fofo e macio.....ficou supimpa. Parabéns aos garotos pelos anos de vida.
Bjcas.

Fabi disse...

Pat, adorei a receita! Fazia tempo que queria uma receita show de bolo recheado. Vou fazer sim! Ótima opção para os aniversários! Beijos!

Paulinha disse...

Pati, lindo, como tudo que você faz!!!
Gostaria de saber qual marca de chocolate você usa, pois é dificil encontrar chocolate amargo, utilizei uma vez o Callebaut, mas não o achei muito amargo não.
Queria algumas dicas suas nesse sentido.
Beijos

Nani disse...

Que delícia ....delícia de bolo, parabéns, tens sempre coisas boas,
bjs

Patricia Scarpin disse...

Silvinha, quase que não sobra bolo pra foto. :)
Beijo!

Dani, se experimentar, me conta?
Beijo!

Marcinha, ele continua o palhaço de sempre, amiga.:)
Beijos!

Leandro, o sabor não aparece, não - a textura do bolo é que fica um troço, super macia, difícil até de cortar!
Um beijo!

Ju, obrigada por vir aqui me contar, amei saber! Meu pai é doidinho por aquele bolo de fubá.
Um beijo!

Laurinha, você é muito doce mesmo, obrigada! E agora? Vai ter que fazer bolo pra filhota... :)
Beijo!

Pipoka, a mistura é sem fermento. Somente a farinha e o amido de milho.
Um beijo!

Laila, os irmãos são muito queridos (e mimados). :)
O povo lá fora tem pavor de panela de pressão, Laila, por isso eles inventam esses outros jeitos de transformar o leite condensado em doce de leite (que até um tempo tempo atrás não era fácil de encontrar por lá).
xoxo

Marcia, eles são uns amores, merecem os mimos.
Beijo, querida!

Bia, morri de rir de ti. O povo realmente atacou, quase não consigo foto pra postar aqui. :)

Clarice, querida, o livro é uma perdição!
Beijos!

Marizé, o sabor da Coca-Cola não aparece, mas ela torna o bolo super macio.
Um beijão, querida!

Mónica, obrigada!
Um beijo!

Fabrícia, ficou bem fofinho sim, difícil até de cortar!
Beijos!

Fabi, esse aqui fez sucesso com o povo de casa. :)
Beijo!

Paulinha, obrigada!
Desta vez usei um chocolate que trouxe da minha viagem no ano passado, mas geralmente uso o Callebaut ou o Lindt. Já usei o Dark da Hershey's também (60% cacau) e deu certo.
Um beijo!

Nani, obrigada!
beijos!

Ana Elisa disse...

Ai, ai, ai, não sou fã de refrigerantes e afins, mas que esse bolo deu água na boca, deu. Vi esse livro à venda outro dia e só folheando, fiquei na dúvida. Mas acho que vou lá dar uma olhada de novo, pois essa combinação de sabores com certeza me deixou intrigada! Como sempre, lindas fotos e delicioso texto!!

:)

Beijos!

Leila disse...

Mesmo nao gostando de amendoas me rendi a esse bolo.
beijinhos

Cláudia disse...

Nossa, o que é isso?!! Este bolo é demais, delicioso e chique, Pat. Adorei!


bjs

Silvia Arruda disse...

Pat, que cobertura é esta? Além de linda, dá água na boca só ao ler os ingredientes! Adorei!

Patricia Scarpin disse...

Ana Elisa, também não gosto de Coca-Cola, mas aqui ela dá uma textura incrível ao bolo.
Obrigada!
Beijo!

Leila, acho que se você fizer com as pecãs vai gostar mais, amiga.
Um beijo!

Cláu, obrigada, amiga, fiquei até sem jeito. :)
xoxo

Si, doce de leite é algo do outro mundo, não? :)

Luciana disse...

Patrícia, que chique ficou teu bolo, e acho que iria ganhar do teu pai, comeria umas quatro fatias... rs, rs, rs...
Bjos, Lú.

Lolla Moon disse...

até hoje ninguém nunca me explicou o que seja buttermilk. acabo evitando receitas que contenham o ingrediente, por isso adorei a dica do vinagre!

Valentina disse...

Pat,o visual deste bolo está absolutamente divino amiga. E vendo os ingredientes..sucesso total pelo visto.

Renata Boechat disse...

Gostaria de agradecê-la pela maravilhosa receita!Fiz no meu aniversário e todo mundo elogiou,sucesso total!

Adri disse...

eu tmb fiz no meu niver... ficou mto gostoso! adoramos!!
obrigada, patrícia!

Patricia Scarpin disse...

Luciana, morri de rir contigo. :)

Lolla, essa versão caseira é super fácil de fazer, dá pra fazer com suco de limão, também, sempre dá certo!

Tina, obrigada, querida!

Renata, eu é que agradeço por você ter vindo aqui me contar!
Beijo!

Adri, que bom que no final deu certo, obrigada por me contar!
Um beijo!

Hellen disse...

Ola, adorei essa receita, estou na verdade procurando uma receita para o aniversario de um ano de minha filhinha, Moro na NZ entao quando tem aniversarios tenho que me virar. Quero saber se esse bolo pode ser coberto com pasta americana? se nao vc poderia me passar uma receita de bolo de chocolate ideal para pasta americana? obrigada bjs.... hellenaugusto@yahoo.com.br seu blog eh lindo

Patricia Scarpin disse...

Helen, tudo bem? Não sei se este bolo agüentaria o peso da pasta americana - este aqui agüenta, olha:

http://technicolorkitchen.blogspot.com/2007/02/bolo-do-arthur.html

Boa sorte!

Joana disse...

Boa tarde,o meu nome é Joana e adoro o seu blog. Relativamente a este bolo gostaria de saber se pode ficar pronto de um dia para o outro e se o resultado é o mesmo. Acabei de retirar a massa do forno e agora só falta colocar a cobertura, mas como só preciso amanhã estou em duvida. É melhor colocar a cobertura hoje ou só amanhã de manhã?

Patricia Scarpin disse...

Joana, só vi tua mensagem agora. Espero que tenha dado tudo certo.

Julia Malaguti disse...

Patricia, tem como voce me informar as medidas que voce usou pra fazer a receita pela metade?
Queria fazer pro aniversário do meu namorado e acho que a inteira é muita coisa, vai ser bolo para sempre. hahahaha
Muito obrigada.

Related Posts with Thumbnails