sexta-feira, dezembro 07, 2007

Cookies de chocolate ao leite

English version

Double Chocolate Cookies

O hábito de assar biscoitos (e outras coisas) para dar de presente nesta época do ano é algo que não temos aqui no Brasil – acho uma pena, pois é um gesto tão bonito!
Desde que comecei a ler blogs de comida – e de blogar também – resolvi adotar esta tradição. Fiz uns biscoitinhos no ano passado, além de trufas, e gostei tanto que esse ano farei novamente. E no ano que vem também. E no próximo.

Salvei esses biscoitos no meu del.icio.us no dia 24 de novembro e imediatamente imprimi a receita – achei bacana e quis testá-la. A decisão final veio alguns dias depois, quando vi que a Jenjen havia feito os cookies – e os dela estavam ainda mais bonitos e pareciam mais gostosos que os do site da Martha Stewart!

A receita não é difícil; o único problema foi usar a minha colher para sorvete para moldar a massa – decididamente aquela NÃO É uma boa colher para isso. Os cookies ficaram grandes demais e não gostei deles. Moldei o restante da massa com uma colher medidora redondinha que tenho, com capacidade para 1 ½ colheres (sopa) e eles ainda ficaram grandes, mas bons o bastante para segurar sem que quebrassem no meio.

Assei meus cookies por 2 minutos a mais do que a receita pede – ficaram molinhos no centro e meio crocantes nas beiradas. Muito, muito bons. :)

Double Chocolate Cookies

Cookies de chocolate ao leite

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal*
224g de chocolate ao leite de boa qualidade, sendo 112g picadinhos e 112g em pedaços de aprox. 0,60cm
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de baunilha

Pré-aqueça o forno a to 165ºC. Misture a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela e reserve. Derreta os 112g de chocolate picadinho com a manteiga em banho-maria e deixe esfriar ligeiramente.

Coloque a mistura de chocolate na tigela da batedeira, junte o açúcar, os ovos e a baunilha e bata em velocidade média até combiná-los bem. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos. Desligue a batedeira e adicione os pedaços de chocolate, misturando-os à massa com uma colher de pau ou espátula.

Usando uma colher para sorvete de aprox. 3,75cm (ou não!), molde bolinhas de massa e coloque-as sobre assadeiras forradas com papel manteiga, deixando 5cm entre uma e outra.
Asse até que os cookies esparramem e as superfícies rachem, cerca de 15 minutos (os biscoitinhos ainda estarão moles). Deixe esfriar ainda sobre o papel manteiga – transfira o papel para uma grelha.

Os cookies podem ser guardados em potes ou latas herméticos em temperatura ambiente por até 3 dias – coloque camadas de papel manteiga entre os biscoitinhos.

* a receita original pede “coarse salt”. Achei que o sal grosso ficaria esquisito nesta receita, por isso usei um sal que trouxe das férias, o Maldon – ele tem a aparência de uns floquinhos. Acho que a flor-de-sal cairia bem aqui (como é usada nos World Peace Cookies). Leia aqui mais sobre os diferentes tipos de sal (em inglês).

Rend.: 3 dúzias – consegui 6 dos gigantes + 24 dos grandes

Double Chocolate Cookies

19 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito meigos os "presentes comestiveis" q vc costuma agradar as pessoas, esses cookies estão lindos, como é gozado como varia o costume de um lugar para o outro né???, aquelas lembranchinhas do niver da sua irmã vou cópiar para o niver do Raul com certeza viu!!!!, essa sua ideia é fantastica e quebra a rotina rsrsrsr bjks

Marcia da paz

Sylvia disse...

Thanks for your visit. Your cookies look beautiful and delicious. I save the recipe too. But I will not use an ice cream scoop, for sure ;)

Marizé disse...

Não resisto a uns biscoitinhos deliciosos como estes.
Receita anotada e brevemente testada.

Beijocas e bom fim de semana

Flor de Sal disse...

Lindos! Mas que ideia foi essa de usar uma colher de gelado!!!!?????
Bjnhos

laila radice disse...

estao lindos!!!
adotei esse ano os presentes feitos por mim..pra quem esta longe artesanato e pros pertinhos gostosuras...
bjo

Cris disse...

Passa para mim seu endereço que mando uma colher dessas... tem aqui para vender... é igual à que meu marido trouxe dos Est. Unidos! Beijos!

Letrícia disse...

Bom saber que não dá certo com uma colher de sorvete... quando vi as fotos da cookie scoop, achei mesmo que elas eram parecidas e que valia a pena tentar.

Adorei a receita, quem sabe não a faço também como presente para os amigos?

Beijos!

Laurinha disse...

Patricia, você é um doce!
Sempre faço 'uma coisinha' para minhas queridas, mas cookies ainda não fiz. Farei para o ano que vem (os mimos deste ano já fiz, embalei ontem UFA!)
bEIJINHOS,

risonha disse...

se achares que são muitos podes sempre mandar para mim.. lol
é que têem um aspecto.. nham nham
acho que se fizer vou tentar moldar de outra forma, sem ser com a colher de sorvete.

Suzana Parreira disse...

Ficaram maravilhosas as suas cookies! E são mesmo presentes deliciosos nesta altura do Natal. Adorei a fitinha!

Bj

Silvia Arruda disse...

Eu nunca fiz cookies, mas sempre que passo por aqui e vejo suas obras de arte tenho vontade de me aventurar! :)

Lua Limaverde disse...

Amiga, não precisava, vão chegar quebrados aqui, hehehehehe.
Pat, dá pra fazer com aquela flor de sal da que eu te mandei? Acho que sim, né? Não é francesa, mas quebra um galho, rs. Outra coisa, o chocolate em pedaços pode ser gotas ou atrapalha a textura? Ele fica mais pro amargo ou mais pro doce? O questionário é porque quero fazer, rs. ;)

Sara disse...

Olá!
Já acompanho o teu blog há muito tempo mas só agora me vou manifestar =D

É mesmo necessário usar bicarbonato? Não dá para usar algo a substituir?

Beijinho

Renata disse...

Patricia, que cookies são esses? quero muito fazer essa receita!

este ano resolvi fazer cookies e dar de natal lá no trabalho tb. pena que só vi o post quando cheguei em casa e já tinha comprado os ingredientes pra fazer de aveia com gotas de chocolate.

mas esses de chocolate ao leite eu vou fazer pra mim!

Akemi disse...

Só um doce de pessoa como vc para preparar estes cookies deliciosos para presentear os amigos! Que sortudos! ;-)

Valentina disse...

Acho que presentes comestíveis feitos pela pessoa que presenteia sao ótimos em qualquer época do ano.A tradição diminuiu um pouco a medida em que se começou a achar muitas coisas prontas. parabéns por manter a tradiçÃo. O Maldon salt é um sea salt e talvez um coarse salt seja melhor mesmmo.

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, obrigada, amiga. Gosto mesmo de fazer essas coisinhas pra presentear.
Beijos!

Sylvia, thank you for visiting, too! :)
If you use a good ice cream scoop, I think it will be fine. :)

Marizé, espero que goste deles!
Beijocas!

Flor de Sal, é a receita que pede.

Laila, são uma ótima idéia, não?
xoxo

Cris, vou te mandar um email, querida.
Beijos!

Letrícia, se a cookie scoop for boa, não vai ter problema. A minha scoop é que não presta, amiga. risos
Beijos!

Laurinha, você está bem adiantada, amiga!
Beijos!

Risonha, da próxima vez mando sim! :)

Suzana, obrigada!
Beijos!

Si, você deveria tentar, amiga, vai ver que viciam!

Luna, quero fazê-los de novo perto do Natal, com a minha irmã, e vou usar a sua flor de sal. Tenho certeza de que vai funcionar perfeitamente, pois a textura dela é praticamente a mesma do sal que usei. E quem disse que precisa ser francesa, amiga? risos
Acho que as gotas vão funcionar direitinho - só não usei pois as gotas que eu tinha eram meio amargas. O cookie é um pouco mais doce pelo uso do chocolate ao leiteo ao invés do amargo, amiga. Mas não é enjoativo, não. Pode ir em frente, recomendo. :)

Sara, obrigada pela visita e pelo comentário!
Realmente desconheço algo que possa ser usado no lugar do bicarbonato.
xoxo

Renata, faça sim!! Acho que você vai gostar!
Os de aveia também quero provar, nunca fiz. Depois me conta que receita vc vai usar? Fiquei super curiosa. :)

Clarice, amiga, você é querida, obrigada!!

Tina, acho que o Maldon funcionou perfeiramente aqui, não trocaria por outro não (pelo menos não pelos coarse salts que temos por aqui).
Beijos!

Eli disse...

Eu acho tão delicado dar algo de comer e que foi feito pela gente de presente é mesmo um carinho enorme. Estão lindos amiga!

Anônimo disse...

lindos ^^