quarta-feira, dezembro 12, 2007

Cookies de chocolate com recheio de baunilha (Oreos caseiros)

English version

Chocolate Sandwich Cookies with Vanilla-Cream Filling (Homemade Oreos)

Há coisas que já consideramos boas mesmo antes de as vermos/ouvirmos.

Kanye West, por exemplo; eu já sabia quem ele era (houve aquela crítica dele ao Bush na TV, ao vivo, depois da tragédia provocada pelo Katrina) mas não conhecia nenhuma de suas canções. Mas na hora em que li que ele tinha gravado uma canção com o Daft Punk eu soube que só poderia ser algo ótimo – e não estava errada. O mais bacana é que eles estão no clipe, também! Não é o máximo?

Tive o mesmo tipo de pensamento ao ver esta receita. Quando li que os cookies eram uma versão caseira de Oreos sabia que teria de fazê-los. Oreos são deliciosos – eu simplesmente os adoro – e a Adrienne diz no post que esses cookies eram MELHORES que Oreos... Tenho de dizer que ela estava certa. Tão certa. Os cookies são FANTÁSTICOS.

O recheio que fiz ficou bem doce porque acabei usando mais açúcar de confeiteiro do que era necessário; por favor, não liguem para os meus tolos erros de conversão – façam esses cookies o quanto antes! (As medidas postadas estão corretas).

Uma última pergunta: alguém já assistiu a este vídeo? Está na minha wish list e adoraria ouvir a opinião de vocês a respeito.

Chocolate Sandwich Cookies with Vanilla-Cream Filling (Homemade Oreos)

Cookies de chocolate com recheio de baunilha (Oreos caseiros)

- xícara medidora de 240ml

Cookies:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
½ xícara + 2 colheres (sopa) (141g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo grande

Recheio de baunilha:
¼ xícara (57g/½ stick) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¼ xícara (57g) de gordura vegetal hidrogenada, em temperatura ambiente
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190ºC e arrume duas grades bem no centro dele.

Em um processador ou tigela de batedeira, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal, junte o açúcar e misture bem. Comece a pulsar (ou bater em velocidade baixa) e vá acrescentando a manteiga e em seguida o ovo. Continue pulsando/batendo até obter uma massa.

Pegue porções de massa equivalentes a 1 colher (chá) cheia e coloque-as em assadeira forradas com papel manteiga (fiz bolinhas para que ficassem mais uniformes), com uma distância de 5cm entre uma e outra. Com a palma de uma das mãos levemente umedecida, achate levemente as bolinhas. Asse por 9 minutos (assei por 10) rodando a assadeira no forno na metade do tempo para que os cookies assem de maneira homogênea. Retire do forno e coloque sobre uma grade para esfriar.

Faça o recheio: coloque a manteiga e a gordura vegetal numa tigela de batedeira e bata em velocidade baixa. Vá acrescentando aos poucos o açúcar e a baunilha, ainda em velocidade baixa, batendo sem parar. Depois de acrescentar tudo, coloque em velocidade alta e bata por 2-3 minutos ou até que o recheio fique cremoso e fofinho.

Agora, a montagem: coloque o creme num saco de confeitar com um bico redondo de aprox. 1,25cm. Pegue um cookie e coloque uma bola de recheio no centro dele – cerca de 1 colher (chá) cheia. Cubra com outro cookie de mesmo tamanho e aperte levemente para que o recheio se espalhe pelos biscoitos.
Continue o procedimento até que todos os biscoitinhos estejam recheados.

Rend.: 30 unidades – consegui 37

Chocolate Sandwich Cookies with Vanilla-Cream Filling (Homemade Oreos)

35 comentários:

Laurinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laurinha disse...

Pat, que lindos! que deliciosos!

Sabe, minha filha precisou tirar umas pintas e está toda 'costurada', e cheia de dengos... levei o notebook para ela ver estes oreos, ela quase pulou da cama instantaneamente....
MÃE!!!!!!! Já viu né, vai ser amanhã mesmo!

Beijinhos,

Marcia disse...

Pat, you take yumminess to a whole new level! Ficaram lindos, e parecem deliciosos. Bjs.

Cris disse...

Concordo com a Marcia!!! Lindos e delicados com estes lacinhos!

kini disse...

Anotadissimo!!!
Tambem vou fazer,para o meu filhote.
Bjs

Nysa disse...

que espectáculo, adoro oreos e caseiros deve ser um sonho! ficaram lindos. beijocas

Marizé disse...

Eu sou bem mais "lambona" pois vou fazer para a filhota e para mim também!

Estou a salivar!

Beijocas

Beatriz Belliard disse...

Adoro este biscoito e aqui na minha cidade nao tem, e se é feito em casa ja é melhor que o original !! Anotada ! bjs

Suzana Parreira disse...

Yummy, yummy! Apetece trincar só de olhar. Patrícia ficaram lindas e com um aspecto delicioso!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Menina, que maravilha de receita!!!
Já notei e vou fazer assim que a correria permitir.
Quando eu morava nos Estados Unidos adorava Oreo coberto com chocolate ( parece um pão de mel, mas por dentro é Oreo).
Quando eu fizer os meus vou cobri-los com chocolate para "piorar" um pouco mais.
Bjs

Vinicius Torquato disse...

Oi Patrícia! Tudo bem?

Estão realmente lindos os biscoitinhos e certamente vou fazê-los agora nas férias (e surpreender todo mundo!).

Quanto ao Kanye, eu não imaginava que iria gostar tanto dele. O visual, as letras, as músicas e o engajamento.

E o Interstella... Bem, só vi os trechos que o Daftpunk colocou em quase todos os clipes do album Discovery e achei simplesmente fantástico. Pensei que esse desenho era bem mais antigo. Se você conseguir ver na íntegra, coloque no blog o que achou.

Beijos e adoro seu blog!

risonha disse...

ai valha-me deus!! ainda bem que estou no trabalho e que a minha filha não está a ver isto, senão era logo uma receita requisitada para fazer o mais breve possível... AMEI!!!!

colher-de-pau disse...

Que deliciosos! Já copiei para fazer este Natal!

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, eu tenho muitas, mas muitas pintas mas até agora não precisei tirar nenhuma. O João já tirou algumas, inclusive no rosto.
A sua filha vai ser tão mimada! :)
Beijos!

Marcia, que bom que gostou, querida!
xoxo

Cris, e não foram difíceis de fazer, amiga.

Kini, que bom que gostou!
Beijos!

Nysa, obrigada!
Beijos!

Marizé, acho que vc vai gostar!
xoxo

Bia, é melhor, sim, querida!
Beijos!

Suzana, que bom que vc curtiu! Obrigada!

Dani, depois me conta o resultado desse seu cookie "piorado". ;)
Beijos!

Vinicius, obrigada pelo comentário, que bom saber que curte o meu blog!
Preciso ouvir mais Kanye, pois essa música me impressionou, num ótimo sentido.
E quanto ao Interstella, eu vi os 4 clipes (que são de músicas do Discovery, como vc contou). São realmente muito bacanas. Se eu comprar, te conto!
Um beijo!

Risonha, aposto que ela iria adorar!!

Colher de pau, faça sim e depois me conte!

Silvia Arruda disse...

Ah, Pat... assim não dá. Toda vez que venho aqui vejo fotos lindas e este capricho, de doces com fitinhas... vc é mto, mas mto prendada! :)

Elvira disse...

Até fiquei sem palavras! Esses cookies estão lindos demais! :-)

Beijão.

Marcia da Paz disse...

Receita anotada hum estão lindos e a fita deu um charme, irei aproveitar a ideia dos "piorados" achei muito bacana bjks

Smas disse...

Ai, que bom aspecto!!!!
Eu acho que vou roubar um...
Bjs

laila radice disse...

pirei nesses cookiess!! devem sre um arraso! mas acredito q teria de fazer o recheio em dose dupla, pq amo o recheio da oreo...
bjos

laila radice disse...

to vendo o video e estou adorando! o ritmo é gostoso e os desenhos hiper divertidos!

Eli disse...

Aí Pat que lindos!! Que vontade de pegar um. :) Acabei de almoçar sua receita de espaguete com pimentões assados, até publiquei lá no blog amiga que coisa mais gostosa, amei!

Andressa Maiochi disse...

Vou confessar que já tentei algumas receitas tuas, principalmente os risotos. Ficaram ótimos.

:)

Tina Lopes disse...

As meninas de Sex & the City sempre afogavam as mágoas num pacote de Oreo, e eu sempre quis saber como são... parecem maravilhosos mesmo. Aliás, semana que vem terei uma cozinha de verdade de novo e farei o espaguete aí de baixo, que me deixou de água na boca... tem tudo que eu adoro. Vc se supera a cada dia. Bjk

Cinara disse...

Paty, talk about perfection! Já adicionei ao meu del.icio.us, é claro... ;o) Beijos e bom final de semana!

Patricia Scarpin disse...

Si, você é muito querida! Se viesse a São Paulo faria uns cookies pra vc.

Elvira, obrigda, amiga!
xoxo

Marcinha, e não são difíceis de fazer, o Raul vai amar!
Beijos!

Sheila, go ahead. ;)

Laila, o recheio é bem gostosinho, pena que nada light... :)
Os desenhos são de um japonês super de vanguarda, uma coisa!

Eli, adorei a sua versão do espaguete, amiga.

Andressa, que notícia boa! E obrigada por comentar!

Tina, vc tem razão, tinha esquecido de SATC!
Obrigada pelas palavras de incentivo, querida.
Beijocas!

Ci, que bom que gostou!
Beijos!

Valentina disse...

Olha, ser melhor que Oreo é difícil de acreditar. Mas se voce dá o seu aval tenho que experimentar. = o )

Letrícia disse...

Você tem razão - só de olhar para eles, a gente já sabe que está diante de grandes delícias...

Tina Lopes disse...

Paaaaaaaty, Papai Noel esqueceu teu endereço e precisa dele com urgência para enviar um presentinho... por favor manda pro meu e-mail? tina.lopes@bol.com.br

lilli disse...

oi, adoro seu blog! só fiquei pensando se ficaria mto ruim trocar a gordura vegetal hidrogenada por manteiga... pq não queria colocar gordura trans nos cookies... vc acha q se comportam da mesma maneira? obrigada pela receita!

SAIKO DELÍCIAS disse...

Olá Patrícia!
Antes de mais nada, quero parabenizá-la por esse blog lindo, cheio de receitas maravailhosas e saborosas!
Tentei fazer esse cookie duas vezes, e não consegui acertar... Eles ficam muito moles, mesmo eu assando por mais de 12 minutos...
Vc sabe me dizer por quê?
Help, please!!!
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Lilli, não sei se dá certo, sinceramente - só testando...
Boa sorte!

Oi, Melina!
O problema pode estar ligado à temperatura dos ingredientes, à consistência da manteiga... Você usou as medidas idênticas às da receita? Será que não bateu demais a massa? Vamos tentar descobrir juntas o que houve, me conte mais detalhes.
Um beijo!

SAIKO DELÍCIAS disse...

Olá Patrícia!!
Obrigada por estar me ajudando... Fiquei tão apaixonada por esses cookies, que queria que eles dessem certo de qualquer jeito!
Usei as medidas corretas da receita, mas ao invés de xícara, usei as medidas em gramas. Peneirei todos os ingredientes e depois bati no processador com a manteiga. Como o meu processador é pequeno, tive que bater em etapas e quando adicionei o ovo, bati à mão. Fiz as bolinhas e preaqueci o forno como indicado. Meu forno é industrial e tenho termômetro de temperatura, não sei se por isso pode ter dado errado, pois tenho a impressão de que ele é mais forte do que o forno convencional. Fiz as bolinhas e amassei ligeiramente com a palma das mãos umidas, e na segunda vez, coloquei uma placa de ferro embaixo na forma. Mesmo assim, os cookies creceram e depois mucharam enquanto assavam. Antes mesmo do tempo eles ficaram "flats"e quando tirei do forno, eles ainda estavam meio moles e grudaram no papel manteiga.
O que será que deu errado?
Ah! Como não achei o cacau em pó sem adição de açúcar, acabei usando o cacau em pó da Nestlé, será que foi isso?!? Qual vc usa?
Obrigada mesmo por me ajudar!!
Bjos

Alexandra ruviéri disse...

Nuss ' è perfeito esse cookiee Que penaa que não vaii ser eu que vou Fazer SHAHSHASASH ' Vai ser minha empregadaa kk' a Esmeraldaa fazz coisas muito boas mais eu acho que esse cookie vai ser a melhor coisa que ela vai fazee :D Grataa

Unknown disse...

Me ajude Pat! comprei um cacau a granel e ele é horrível. Me disseram que é porque ele não é alcalino. tem alguma ideia se dá pra alcalinizar o bendito, ou se tem condição de usar ele para alguma coisa que ele se preste?

Patricia Scarpin disse...

Oi!
Não há como alcalinizar o cacau em casa, infelizmente. O cacau nacional (da Garoto, por exemplo), não é alcalinizado, mas também não é horrível (apesar de eu só usar alcalinizado). Qual é o problema com o seu cacau - sabor, cor?