sábado, dezembro 22, 2007

Cookies macios de gengibre

English version

Ginger chewies

A querida Susan está promovendo um evento muito bacana, o “Christmas Cookies from Around the World” – se sentirem vontade de fazer cookies e precisarem de inspiração, é lá mesmo que devem clicar!

Food+Blogga+Cookie+Logo

Estou planejando participar do evento desde que ela o anunciou, mas tive uma dificuldade enorme para escolher a receita. Tenho postado vários cookies ultimamente, mas queria algo com jeitão de Natal – acho que consegui.

Adoro especiarias, por isso esse cookie se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos. Espero que gostem deles também!

Boas Festas!

Ginger chewies

Cookies macios de gengibre
mais uma do Big Fat Cookies

- xícara medidora de 240ml

2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de cravo moído – usei um pouquinho menos
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (160g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ovo grande
¼ xícara (60ml) de melado de cana
cerca de ¼ xícara (55g) de açúcar granulado

Pré-aqueça o forno a 175ºC – você vai usar a grade do meio para assar os cookies.
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou papel pardo.

Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal, a canela, o gengibre e o cravo em uma tigela média e reserve.
Em uma tigela grande, usando a batedeira em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar mascavo até obter um creme (cerca de 1 minuto). Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela para uma mistura mais homogênea. Adicione o ovo e o melado e bata até o creme ficar com um tom marrom claro, mais ou menos 1 minuto. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes peneirados e bata só até incorporá-los.

Coloque o açúcar granulado em um pedaço grande de papel manteiga/pardo ou em um prato. Separe 1 colher (sopa) nivelada de massa e enrole, formando uma bola. Passe a bola no açúcar e coloque nas assadeiras preparadas. Continue formatando os cookies, deixando 5cm de espaço entre um e outro.

Asse os biscoitos (uma assadeira por vez) até que a superfície esteja firme e o centro ainda molinho – deverá haver várias rachaduras na superfície deles (cerca de 14 minutos). Deixe-os esfriar na assadeira por 5 minutos; retire-os com a ajuda de uma espátula grande de metal e transfira para uma gradinha para esfriar completamente.

Os cookies podem ser guardados em um pote hermético bem fechado por até 4 dias.

Ginger chewies

Rend.: 45 – se você quiser fazer cookies gigantes como os do livro, use ¼ xícara de massa para cada bolinha; o rendimento será de 14 cookies

Ginger chewies

Cookies prontinhos para serem entregues.

21 comentários:

Valentina disse...

Na Europa e america do norte gengibre tem cara de natal.boas festas!

Lua Limaverde disse...

Pat, que festival de cookies! Estou adorando! Haja papel manteiga, hehehe. Ainda não fiz os cookies de chocolate, estou com um trabalho pra entregar e não consigo terminar, mas vou fazer.
Aproveito e te desejo um lindo natal - pra ti e pra tua família! Beijos, linda! :)

virtual chef disse...

...de passagem apenas para lhe desejar um Feliz Natal e um Fantástico Ano de 2008.
Beijo.

Marcia disse...

Pat, estou amando as receitas de cookies! I love spicy ginger. Essa almofadinha de Papai Noel é fofa demais! Foi vc que bordou? Feliz Natal, amiga! Bjs

Anônimo disse...

Pat, adorei a receita, pois também adoro especiarias!! Um maravilhoso Natal a você e a toda a sua família! Que lhe traga ótimos momentos cheios de alegria e paz!!
Fiz os Biscoitinhos Recheados com Nutella e irei postar no meu blog com todos os créditos para você!!!
beijo!

Renata disse...

maldade com quem vai passar um natal cookieless!

feliz natal, patricia!

Anônimo disse...

Biscoitos são sempre ótimos!
Boas Festas e um Ano Novo estupendo.

Nysa disse...

hummm... como sempre :-)
Boas Festas também para si e os seus familiares!!!

Cinthya Rachel disse...

um lindo natal!

Eli disse...

Amiga que lindos, e quanta coisa gostosa você andou postando. humm!! Olha desejo a você e sua familia um maravilhoso 2008!

Marcia da Paz disse...

Pat, hum adoro gengibre vou experimentar com certeza!!!!!
Feliz Natal e um ótimo 2008 p vc e sua familia bjks

Patricia Scarpin disse...

Tina, boas festas para você também.

Luna, foram muitos, não, amiga? Também desejo tudo de bom para você e os seus, querida! Beijos!

Virtual Chef, ótimas festas para você também, beijos!

Marcia, a almofadinha é pequenina, é um dos enfeites que fiz para a minha árvore, fui eu que fiz, sim! :)

Gi, eu fui lá ver teus biscoitinhos, ficaram lindinhos demais! Que bom que gostou deles!
Beijo grande!

Renata, os seus cookies estavam lindos, querida.
Beijos!

Seja Simples, obrigada pela visita e ótimas festas pra vc tb!

Nysa, lhe desejo o mesmo, um beijão!

Cynthia, para vc também!
xoxo

Eli, engatei uma quinta e fui embora nos biscoitinhos, amiga. :)
Tudo de bom a você e à sua família também, queridinha!

Marcinha, então você vai gostar. E o sabor fica ainda mais marcante no dia seguinte.
Beijos e tudo de bom pra vc e para todos!

Janna Joaninha disse...

nhammmmm vou fazer vou fazer
;)

Anônimo disse...

Nunca, repito, NUNCA vi nada aqui q não me desse vontade de parar tudo e começar a comer o prato em questão!!

Parabéns, cozinhar bem é talento...é dom!

Bjs,

Laurinha disse...

Pat, por mim tudo bem continuar o festival de cookies!!! Desta cozinha só tem fornadas deliciosas, então, manda bala!!!

E que lindinhos ficaram estes, e o perfume do gengibre convida para degustar rapidinho!!!

Beijinhos, e super 2008, repleto de alegrias, paz, amor, felicidades e sucesso!

Cláudia disse...

Patrícia, amei todos os cookies e vou fazer, podes crer, nem que seja ao longo do ano, pois agora não está dando, mas até o salgado está lindo. Fotos lindas, o papai noel está lindinho.

Feliz Ano Novo e que Deus te abençõe ricamente!

bjs

Patricia Scarpin disse...

Joaninha, faça sim!

Camila, você me deixou muito feliz com o comentário, obrigada!
Beijos e obrigada pela visita!

Laurinha, vou continuar, então! Espero que você continue gostando, também!
Beijos, querida!

Cláu, faça, sim, não importa quando, e me conte tudo, ou melhor, poste no seu lindo blog e vou me sentir honrada!
Beijos e tudo de bom pra vc também!

Louise disse...

Patrícia, fiz os cookies, mas ficaram exageradamente doces! Revisei a receita, e as medidas, mas parece-me que nada saiu errado! O que será?
Obrigada!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Louise!
Essa receita eu já fiz umas 4-5 vezes e está correta, sim - vc mediu com xícaras ou usou a balança?

Louise disse...

Oi Patricia! Quem bom que viu meu comentário!
Eu usei xícaras (daqueles conjuntinhos que a gente compra e já tem 1 xic, 1/2 xic etc.)
Vou fazer o seguinte, os cookies já acabaram, mesmo eu dizendo que estavam doces demais, todos adoraram! =D Farei novamente a receita um outro dia (mais atenta dessa vez!) e te falo o resultado, que tal?
Abraços.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Louise!
Eu vejo os comentários antigos, sim, pode ficar tranqüila!
Bem, fico contente de saber que todos gostaram!
E me conta depois o que aconteceu, sim.
Beijo!