terça-feira, julho 04, 2006

Muffins Baklava

English version

Baklava muffins

Eu queria começar com uma receita gostosa. E que também tivesse uma "boa origem". :D
Nada melhor, então, do que usar uma receita da Nigella. Esta saiu do livro "How to be a domestic goddess".

Para quem não conhece, Nigella Lawson é uma britânica bonitona, apresentadora de um programa muito bacana, o "Nigella Bites", e também autora de alguns livros. Ela tem um jeito divertido de cozinhar, quase sempre pratos bem práticos, pois ela acha que devemos perder tempo comendo e não preparando as receitas.
O programa dela é transmitido aqui no Brasil pelo canal GNT, da Globosat.

Pelo que andei pesquisando, baklava é um folhado de amêndoas e mel, comum na Rússia, Bulgária e outros países, como a Grécia. É a inspiração para esta receita.

Vou ser sincera: folheando o livro em casa em busca de algo novo para provar, escolhi estes muffins porque tinha todos os ingredientes em casa. Quando vi que a receita levava nozes e mel, fiquei mais animada ainda. Adoro mel e acho seu sabor e sua textura incomparáveis.

Peguei meu livrinho e fui direto para a cozinha.

Eles ficaram gostosos, a massa é bem de um pãozinho doce, mesmo. Ótimos se aquecidos por 15 segundos no microondas!!

Não coloquei muito mel por cima, para não ficarem muito enjoativos. Da próxima vez, vou "exagerar".

Baklava muffins

Muffins Baklava

- xícara medidora de 240ml

Para o recheio:
1/2 xícara rasa (50g) de nozes picadas
1/3 xícara (67g) de açúcar
1 1/2 colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal derretida

Misture tudo numa vasilha. Reserve.

Para os muffins:
1 xícara + 7 colheres (sopa) - 210g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/4 xícara (50g) de açúcar
1 ovo grande
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal derretida
1 xícara + 2 colheres (sopa) de buttermilk (ou substitua por 3/4 xícara de iogurte natural + 1/3 xícara de leite desnatado)

Para a cobertura:
aprox. 1/2 xícara de mel

Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o açúcar.
À parte, misture o leite, o ovo, a manteiga e a coalhada. Despeje sobre os ingredientes secos e misture delicadamente - a massa não deve ser mexida em excesso, nem ficar lisa, como a massa de um bolo, senão os muffins ficarão duros.
Encha forminhas de papel próprias para muffins/cupcakes com esta mistura, até 1/3 de sua capacidade. Coloque um pouco do recheio e complete com mais massa.
Leve para assar em forno pré-aquecido (205ºC), por cerca de 25 minutos.
Retire do forno e despeje um pouco de mel sobre cada muffin.

Rend.: 12 unidades - cada cavidade da forma para muffins que usei tem capacidade para 1/3 xícara (80ml) de massa; consegui 11 unidades

Baklava muffins

9 comentários:

Valentina disse...

Olha que engraçado, estava de olho nesta receita. Que boa surpresa vê-la testada e aprovada aqui.

Valentina disse...

Esqueci de dizer que será um prazer ter um link aqui.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Valentina!

O prazer é meu, comentários doces como o seu blog.

Beijo!

Anônimo disse...

Orra ...... nem me convidou pra comer né .....hehehehe

Querida parabéns, que isso seja mais um sucesso em sua vida ....e é isso ai.. vamos que vamos .....

Anônimo disse...

Oi Patrícia, estou de olho grande nos teus muffins. Que lindos! Tenho tudo aqui para fazer mas estou esperando a galera voltar das férias para devorar junto comigo.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata!
Bem-vinda ao blog!

Pode fazer sem medo. Mas é melhor mesmo vc esperar companhia, porque senão vai acabar comendo tudo sozinha, um perigo... (risos)

Qualquer hora quero testar a receita trocando as nozes por maçã... deve ficar ótimo!

MJ disse...

Patricia
desta vez fiz esta receita, a tua primeira receita aqui no blog!
Adorei :)
Muito obrigada pela tua inspiração!
Beijos***

Patricia Scarpin disse...

MJ, que bom que vc gostou! Um beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Anônimo disse...

Estou me deliciando pelo seu blog! Que receita maravilhosa... Perfeita para um chá da tarde!
Te agradeço por tantas receitas maravilhosas...
Beijos
Thatiana Bandeira