quarta-feira, julho 05, 2006

Fudge de chocolate com nozes


Desde que me entendo por gente queria aprender inglês. No ginásio, devorava o livro da disciplina logo na primeira semana de aula.
Por causa disso, sempre me interessei pelos costumes dos americanos (e depois, com o tempo, dos britânicos também). Isso inclui a comida.
Enquanto algumas coisas me pareciam estranhas (como comer bacon e ovos no café da manhã e almoçar sanduíche), outras me chamavam a atenção. Eram certos pratos e comidinhas que apareciam com uma certa freqüência em desenhos e filmes. Um deles era o fudge.
Uma vez assisti a um episódio de "Mad About You" (alguém lembra do seriado?) em que o casal comprava um fudge e, depois de comê-lo, os dois sentiam uma vontade danada de fazer amor. Era como se fosse mágico ou algo assim. Era engraçado porque depois de um tempo o tal fudge milagroso já não funcionava mais - e eles comiam, comiam, comiam...
Pra começar, eu não encontrava uma tradução exata; me lembro de geralmente ver a palavra "doce" aparecendo na legenda. Tá bom, ok, era um tipo de doce. Mas que doce era esse?
Pois agora, muitos e muitos anos depois, resolvi provar pra saber o que é. Nas minhas pesquisas pela Internet, percebi que há vários tipos de fudge. Há um livro com 50 receitas!!
Era hora de colocar a mão na massa. E não me arrependi.
Além do sabor, a textura é muito gostosa.
Acho apenas que, para nós, brasileiros, que passamos a vida comendo brigadeiro, não é a revolução industrial. Mas vale a pena experimentar.
Uma outra idéia é, ao invés de cortar os quadradinhos, fazer bolinhas e usar como docinhos de festa ou bombons (banhando no chocolate). Serão os doces mais exclusivos do pedaço, tenho certeza!
Você vai precisar de um termômetro culinário.

Receita do site da Martha Stewart.

Fudge de chocolate com nozes

50g de manteiga sem sal (e mais um pouquinho para untar a forma)
50g de cacau em pó (usei chocolate em pó)
280g de açúcar
150ml de leite
85g de chocolate meio amargo, picado bem fininho
60g de glucose de milho clara
90g de nozes picadas

Unte uma forma de 20x20cm. Reserve.
Numa panela de fundo grosso, misture o cacau, o açúcar e o leite com uma colher de pau - a textura vai ser meio granulada. Adicione o chocolate picadinho, a manteiga e a glucose.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver completamente.
Aumente um pouquinho o fogo e continue mexendo. Quando o termômetro atingir 110ºC, desligue o fogo e coloque a panela dentro de uma tigela com água gelada, por 5 segundos.
Deixe esfriar até atingir 45ºC.
Usando uma colher de pau, bata a mistura por alguns minutos. Junte as nozes e despeje na forma untada.
Deixe esfriar novamente e corte em quadradinhos.

Rend.: aprox. 34 quadradinhos

5 comentários:

Valentina disse...

Ah, que interessante este post. Gostei muito. Adoro o teu estilo.

Anônimo disse...

Oi, Patrícia, aqui é a Milena do orkut, td bem?
Fiz a receita do fudge na outra versão, medida em colheres e xícaras, q estava disponível. O sabor é excelente, mas ficou muito mole, não consegui cortar! Oq pode ter ocorrido?
gde bjo,

cris disse...

oi eu tenho um blogger se quiser me visitar éhttp://cristianearnaud.blogspot.com/

nine disse...

Olá Patricia,
Fiz sua receita mas ficou mole demais

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nine - você usou as medidas corretas?