terça-feira, outubro 01, 2019

Pão de forma de centeio

Pão de forma de centeio

Acho muito legal quem consegue variar a alimentação no café da manhã: admiro quem opta por tapioca, waffle, panqueca, crepioca, ovos... Eu sou mais básica nesta refeição e fico com o combo café com leite (vegetal) e pão (de uns tempos para cá tenho incluído uma porção de fruta também). Se eu não como meu pãozinho de manhã viro um poço de mau humor. :D

O meu pão 100% integral é a minha escolha para o dia a dia, mas de vez em quando, para variar, faço este pão, que resolvi chamar de pão de forma de centeio: ele fica lindo e em um formato ótimo para fazer sanduíches – fica delicioso no queijo quente e um sucesso com o meu patê de atum. Este, aliás, era o pão que eu fazia antes de descobrir a receita do pão 100% integral e vem da mesma fonte maravilhosa, o site da King Arthur Flour.

Pão de forma de centeio

Pão de forma de centeio
receita adaptada do Country Loaf do ótimo site da King Arthur Flour

- xícara medidora de 240ml

Esponja:
1 ¼ xícaras (300ml) de água morna
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar cristal ou refinado
½ xícara (70g) de farinha de centeio fina – eu compro aqui

Massa:
½ xícara (70g) de farinha de centeio fina
2 xícaras (280g) de farinha de trigo comum – gosto da Mirella
1 ½ colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Prepare a esponja: coloque a água, o fermento, o açúcar e a farinha de centeio na tigela da batedeira (ou em uma tigela grande se for sovar na mão) e misture bem. Espere espumar, cerca de 5 minutos. Adicione todos os ingredientes restantes, misture com uma espátula ou colher de pau, e então bata na batedeira com o gancho para massas pesadas por 10 minutos, ou na mão por 15-17 minutos, ou até obter uma massa homogênea, lisa e sedosa, que descola nas laterais da tigela/das mãos. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 ½ horas a 2 (se estiver muito frio a massa demora mais para crescer).

Unte muito levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa.
Dê um soquinho no centro da massa para retirar o excesso de ar. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa até obter um retângulo de aproximadamente 30x20cm. Enrole-o como um rocambole, formando um cilindro, e ajeite com as mãos para que ele caiba na forma, deixando a emenda virada para baixo. Cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.
Asse o pão por 30-35 minutos ou até dourar bem – para verificar se o pão está pronto dê batidinhas na superfície com os nós dos dedos: o som deve ser de algo oco. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 10-12 fatias, dependendo da espessura (já consegui até 14)

5 comentários:

Rita disse...

Seu pão 100% integral virou figurinha fácil aqui em casa.

Unknown disse...

Posso colocar sementes?

Patricia Scarpin disse...

Pode colocar sementes, sim.

Unknown disse...

Como é 100% integral se não usa trigo integral??

Patricia Scarpin disse...

é óbvio que você não leu o texto.