quarta-feira, maio 29, 2019

Pãezinhos de centeio e provolone - mais do que uma receita


Pãezinhos de centeio e provolone

Hoje a receita é meio receita, meio tática para tirar pensamentos ruins da cabeça. :)

Estes pãezinhos, absolutamente lindos e deliciosos (olha a modéstia), não são a receita mais rápida que vocês verão aqui no TK, confesso, mas é bárbara para aqueles dias em que a gente está pooota/triste com alguma coisa e quer mais é desanuviar os pensamentos, mesmo. Ter que dividir a massa em várias porções iguais, rechear cada uma delas com queijo, depois fazer bolinhas, em seguida amontoar as bolinhas na forma... Isso sem contar ter que cortar o provolone em 54 pedacinhos enquanto a massa cresce – é meditação pura esse pão, gente. :D

Não se preocupe se não tiver a farinha de centeio – dá pra fazer a receita usando 2 ½ xícaras de farinha de trigo comum, sem problema. Mas se for possível, experimente a versão com centeio, pois o sabor amendoado da farinha combina de maneira deliciosa com o salgadinho do provolone.

Pãezinhos de centeio e provolone

Pãezinhos de centeio e provolone
receita minha

Massa:
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
½ colher (chá) de açúcar
½ xícara (120ml) de leite integral morno
¼ xícara (60ml) de água morna
½ xícara (70g) de farinha de centeio fina (compro aqui)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo comum (gosto da Mirella)
1 colher (chá) de sal
1 ovo
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, amolecida

Recheio e cobertura:
85g de provolone, cortado em 56 pedacinhos iguais
1 ½ colheres (sopa) – 21g – de manteiga sem sal, derretida e fria
3 colheres (sopa) de provolone passado no ralador grosso – rale, depois meça

Comece preparando a massa: na tigela da batedeira, junte o fermento, o açúcar, o leite e a água, misturando com um garfo. Reserve por 5 minutos até que a mistura borbulhe. Acrescente as farinhas, o sal, o ovo e a manteiga e misture com o batedor para massas pesadas por 8-10 minutos ou até obter uma massa lisa e macia, que se desprende das laterais da tigela (ou sove na mão por 14-18 minutos). Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela levemente untada com manteiga e cubra com filme plástico. Deixe crescer em um lugar livre de correntes de vento por cerca de 1 ½ horas, ou até a massa dobrar de volume.

Dê um soquinho na massa e retire o excesso de ar. Divida em 54 porções iguais (eu uso a balança para que todas as porções tenham o mesmo peso). Achate cada bolinha de massa até obter um disco, coloque dentro do disco um pedacinho de provolone e feche, apertando bem as emendas, e em seguida enrole a massa até obter uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e todo o provolone. Unte uma forma de muffins com manteiga. Coloque 6 bolinhas de massa em cada cavidade (a receita rende 9 pãezinhos). Pincele cada montinho de massa com a manteiga derretida e polvilhe com o provolone ralado. Cubra a forma de maneira frouxa com um pano de prato limpo e seco e deixe os pãezinhos crescerem novamente por 40 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200C.

Leve os pãezinhos ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourarem bem. Retire do forno, transfira para uma gradinha e deixe esfriar por 5 minutos. Com cuidado, remova os pãezinhos da forma e transfira para a gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente. Os pãezinhos ficam ótimos por até 2 dias se reaquecidos no forno antes de serem servidos – depois de frios, guarde em um recipiente hermético bem tampado em temperatura ambiente.

Rend.: 9 unidades

2 comentários:

Letrícia disse...

Disse no Insta e digo aqui: que alegria é ver você de volta. Você enche o mundo ao seu redor de beleza, inspiração e comida boa. Beijos, querida.

Maraisa disse...

Ahhh que lindeza! ♥️