quinta-feira, junho 14, 2018

Clafoutis de mirtilo, sobremesa boa para o friozinho


English version

Clafoutis de mirtilo

Quem me lê há um tempinho sabe o quanto eu amo clafoutis, tanto doce quanto salgado: adoro a textura suave e o fato de podermos brincar com os sabores como bem quisermos.

O que trago hoje é de mirtilo e taí uma fruta na qual eu não acho um pingo de graça quando está in natura, mas quando passa por algum tipo de cocção se transforma em pequenas bolinhas de geleia absolutamente deliciosas. No friozinho que está fazendo aqui em São Paulo hoje esta sobremesa é perfeita, mas quem é veterano do TK também sabe que eu como sobremesa quente mesmo que esteja 33°C. Louca de pedra. :)

Clafoutis de mirtilo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 ovos grandes
1/3 xícara (66g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
¼ xícara (60ml) de leite integral, temperatura ambiente
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
¾ xícara (100g) de mirtilos frescos ou congelados – se usar congelados, não descongele antes de usar
1 colher (sopa) de açúcar demerara

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga dois refratários rasos com capacidade para 1 xícara (240ml).

Em uma tigela média, bata com um batedor de arame os ovos e o açúcar cristal até obter um creme homogêneo e claro, parecido com uma gemada. Junte a baunilha e misture bem. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente a farinha, o sal e a canela, misturando de baixo para cima, até que não haja nenhum grumo. Incorpore o leite e o creme de leite – a mistura deve ser lisa. Despeje nos refratários preparados e espalhe os mirtilos sobre a massa. Salpique tudo com o açúcar demerara.

Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que a mistura infle, firme ligeiramente e uma crosta se forme. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

Nenhum comentário: