segunda-feira, dezembro 12, 2016

Panetone

English version

Panetone / Panettone

Apesar de fazer a série de Natal há uns bons anos, há outros muitos eu não fazia panetone – ou chocotone – em casa. Às vezes ganhamos panetone de presente, às vezes o João compra para matar a vontade, mas ele disse que este ano ele queria panetone caseiro. Como eu estava na vibe de Natal decidi fazer: era um sábado chuvoso, eu não queria mesmo sair de casa, então fiz o panetone e assisti a “Carol” (estou ainda tentando entender o auê todo na época dos prêmios de cinema).

Esta é uma adaptação do panetone do Paul Hollywood e ficou muito gostoso – o brioche macio perfumado de cítricos e pontilhado com frutinhas macias e docinhas. Mas diferentemente do brioche do Paul, que ainda fica incrível de um dia para o outro, o panetone ficou um pouco mais pesadão na manhã seguinte – ainda estava saboroso, mas perdeu um pouco no quesito textura. Se a sua família é grande, não se preocupe: tenho certeza de que o danado vai acabar num piscar de olhos. Entretanto, se a sua família for pequenina como a minha e vocês não derem conta do panetone no mesmo dia, não se preocupem: fica maravilhoso como rabanada. ;)

Panetone
um tiquinho adaptado do Paul Hollywood

14g de fermento biológico seco
140ml de leite integral morno
75g de açúcar cristal
500g de farinha de trigo comum
¼ colher (chá) de sal
5 ovos grandes, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 laranja
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Cointreau
1 colher (chá) de Amaretto
200g de manteiga sem sal, amolecida
120g de cranberries secas
120g de passas claras
120g de passas escuras
50g de casca de laranja cristalizada, picadinha

Para pincelar o panetone:
1 ovo batido com um garfo

Na tigela da batedeira planetária, coloque o fermento biológico, o leite e 1 pitada do açúcar. Misture com um garfo e reserve até espumar, uns 5 minutos. Junte a farinha, o sal, o açúcar restante, os ovos, as raspas de casca de laranja e limão siciliano, a baunilha, o Cointreau e o Amaretto. Bata em velocidade baixa usando o batedor em formato de gancho por 2 minutos. Aumente para a velocidade média e bata por mais 6-8 minutos ou até obter uma massa macia.

Junte a manteiga e misture por mais 5-8 minutos, raspando bem as laterais da tigela ocasionalmente – a massa é bem molinha mesmo, tem mais aspecto de massa de bolo do que de massa de pão. Junte as frutas secas e a casca de laranja cristalizada e incorpore-as bem à massa. Transfira a massa para uma tigela grande e pincelada com manteiga. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro, até a massa firmar bem para poder ser moldada.

Prepare uma forma de panetone de 18cm pincelando-a por dentro com manteiga derretida.* Retire a massa do panetone da geladeira, amasse para retirar o excesso de ar e forme uma bola com ela. Transfira para a forma preparada e deixe crescer em temperatura ambiente por 2-3 horas ou até que a massa chegue à beirada da forma.

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele o topo do panetone com o ovo batido e asse por cerca de 25 minutos. Baixe a temperatura do forno para 150°C e então asse o panetone por mais 35 minutos ou até que cresça e doure – para testar, enfie um palito longo ou uma faca de lâmina fina no panetone: eles devem sair secos. Cheque o panetone constantemente, pois por causa da grande quantidade de açúcar e manteiga na massa ela pode dourar bastante antes de o panetone estar completamente assado – caso o panetone doure rápido demais, cubra-o de forma frouxa com papel alumínio.
Retire o panetone do forno e então desenforme imediatamente, deixando esfriar completamente sobre uma gradinha.

* usei uma forma redonda de 20cm para assar o meu panetone – fiz um colarinho com uma camada dupla de papel manteiga, dobrada ao meio (para conseguir assim quatro camadas) para ficar bem firme e untei tudo com manteiga derretida (há uma foto da forma preparada no meu Instagram).

Rend: 8-10 porções

Um comentário:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia de bolo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html