segunda-feira, dezembro 19, 2016

Bolinhas de rum e noz moscada e lidando com massa de biscoito num dia quente

English version

Rum nutmeg snowballs / Bolinhas de noz-moscada e rum

Semanas atrás, enquanto fazia a lista de receitas que eu queria fazer para presentear alguns amigos, vi estes biscoitinhos em uma das edições digitais da revista da Martha Stewart (a assinatura que saiu por quase nada). Decidi fazer bom uso do dinheiro gasto e usar a receita – os biscoitos eram bonitinhos e a combinação de sabores me parecia bem gostosa.

Entretanto, estava fazendo biscoitos em um dia bem quente e foi um pesadelo tentar formatar a massa em meias-luas – na hora em que consegui moldar dois a massa já estava ficando mole demais. Coloquei-a de volta na geladeira e resolvi transformar as meias-luas em bolinhas – bolinhas de neve, vejam só. :) No final foi uma boa ideia: os biscoitos ainda assim ficaram lindinhos e deliciosos.

Bolinhas de rum e noz moscada
um nadinha adaptadas da Rainha Martha

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de noz moscada ralada na hora – deixe-a soltinha na colher na hora de medir, sem apertar
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
2 colheres (sopa) de rum (Martha usa conhaque)
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para envolver os biscoitos já assados:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire

Em uma tigela media, misture com um batedor de arame a farinha, a noz-moscada e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até obter uma mistura cremosa e clara, cerca de 2 minutos. Junte a baunilha e o rum e bata para incorporar – raspe as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo da massa. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata somente até incorporar. Divida em duas partes iguais, formate um disco com cada uma delas e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira até firmar, cerca de 1 hora (ou faça de um dia para o outro).

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Trabalhando com um disco de massa por vez (mantenha o outro na geladeira), faça bolinhas usando 1 colher (sopa) nivelada de massa por biscoito. Arrume-as nas assadeiras preparando deixando 2,5cm entre uma e outra. Leve ao forno até que dourem na base, 16-18 minutos – os biscoitos ficam branquinhos, mesmo, não ganham muita cor no forno. Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar por 5 minutos. Com cuidado, retire os biscoitos do papel e passe-os ainda quente pelo açúcar de confeiteiro, transferindo-os então para a gradinha para que esfriem completamente.

Os biscoitinhos podem ser guardados por até 3 dias em um pote hermético em temperatura ambiente. Passe-os novamente pelo açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: cerca de 42 unidades


Um comentário:

Unknown disse...

Que receita delicia!
Arroz doce sempre faz lembrar minha vó...Ela sempre fez, mesmo sendo diabetica e nao podendo comer. Ela ainda é viva mas está doentinha...nao cozinha mais. Mas as receitas e lembranças dela cozinhando estao comigo sempre! Tenho certeza que sua mãe está contigo, acompanhando vc nesse Natal e todos os dias.
Feliz Natal Paty!
um gde beijo!

PS: meu instagram @d.ditinha tem o nome da minha avó, uma pequena homenagem pra ela que sempre fez o bolo de fubá mais fofo e grandão, que eu comia quente com manteiga! ela batia o bolo à mão mesmo, embora tivesse uma batedeira <3