Thursday, December 01, 2016

Bolinhas de neve de chocolate e amêndoa para iniciar a série de Natal 2016

English version

Winter snowball cookies / Bolinhas de neve de chocolate e amêndoa

Minha época favorita do ano chegou – é dezembro! \0/

Semana passada montei minha árvore de Natal e espalhei decorações pela casa – isso me fez imensamente feliz. Vejo velas douradas e bonecos de neve quando vou à cozinha beber um copo d’água e o Papai Noel enorme pendurado na minha porta me saúda pela manhã quando estou saindo para o trabalho: gostinho de Natal por aqui. <3

Dias atrás eu e o meu marido estávamos no shopping e percebi que tocavam músicas natalinas – pareciam as mesmas canções do disquinho de Natal que minha mãe tocava à exaustão quando eu era menina. Meus olhos se encheram de lágrimas ao pensar nela, mas algumas eram lágrimas de alegria, tamanho o meu amor por esta época do ano.

Minha série de Natal começa agora com estes biscoitinhos deliciosos e com uma textura incrivelmente leve – fáceis de fazer, podem virar um presentinho gostoso se colocados em um saquinho fechado com uma fita bem bonita.

Bolinhas de neve de chocolate e amêndoa
um tiquinho adaptadas do livro The Italian Baker

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
¾ xícara (75g) de farinha de amêndoa
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Amaretto (opcional)

Para envolver os biscoitos:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o cacau, a farinha de amêndoa e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro (os 105g) até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte o extrato de baunilha e o Amaretto e misture. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e misture apenas até incorporar e uma massa se formar.

Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa por biscoito e arrume-as nas assadeiras preparadas deixando 2,5cm entre uma e outra. Asse por 18-20 minutos ou até que os biscoitos dourem bem por baixo. Retire do forno e deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha por 5 minutos. Com cuidado, remova os biscoitos do papel e passe-os pelo açúcar de confeiteiro restante, cobrindo-os generosamente. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: cerca de 48 unidades

No comments:

Related Posts with Thumbnails