quinta-feira, dezembro 22, 2016

Arroz doce de eggnog com cerejas assadas e a razão pela qual eu amo tanto o Natal

English version

Eggnog rice pudding with roasted cherries / Arroz doce de eggnog com cerejas assadas

Acho que posso dizer que a principal razão pela qual eu adoro tanto o Natal é porque me lembra demais minha mãe: ela adorava esta época do ano e para mim é impossível esquecer toda a arrumação pela casa ao som do disquinho de músicas natalinas tocando na vitrola. Por isso, decidi encerrar a série de Natal deste ano com uma receita que faço toda vez em que a saudade bate mais forte do que o coração consegue suportar: arroz doce.

Infelizmente a receita não é exatamente a da minha infância – quando meu pai se casou de novo a mulher dele fez questão de destruir e jogar fora tudo o que fora de minha mãe, e os cadernos de receita dela se perderam para sempre –, mas não tem problema: de qualquer forma, esta receita me lembra as tardes de chuva com arroz doce pelando e desenhos animados na TV.

Desta vez servi o arroz doce frio por causa das cerejas assadas que o acompanharam e também adicionei um tiquinho de noz-moscada e conhaque ao arroz, para evocar o sabor de eggnog – ficou bem gostoso e encheu meu coração de alegria.

Desejo a todos vocês um Natal maravilhoso, cheio de amor e felicidade, e um Ano Novo incrível – obrigada por me fazerem companhia todo esse tempo! xx

Arroz doce de eggnog com cerejas assadas
criação minha

- xícara medidora de 240ml

Cerejas assadas:
150g de cerejas frescas
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
o suco de ½ laranja grande, espremido na hora
1 pau de canela pequeno

Arroz doce:
½ xícara (110g) de arroz agulhinha
3 xícaras (720ml) de leite integral
½ xícara de leite condensado
1 pitada de sal
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora - deixe-a soltinha na colher na hora de medir, sem apertar
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Comece pelas cerejas: preaqueça o forno a 200°C. Corte as cerejas ao meio e retire os caroços. Transfira as cerejas para um refratário raso com capacidade para 4 xícaras. Junte o açúcar, o suco de laranja e o pau de canela, misture e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que a mistura esteja borbulhando e o suco reduza bastante. Deixe esfriar completamente e então leve à geladeira.

Enquanto as cerejas estão no forno, prepare o arroz: lave bem o arroz até que a água saia clara. Deixe escorrer até que seque levemente. Transfira para uma panela média, junte o leite, o leite condensado e o sal e leve ao fogo alto, mexendo, até que a mistura comece a ferver. Abaixe o fogo, junte a noz-moscada e o conhaque, e então cozinhe, mexendo para não grudar no fundo, por 20 minutos ou até que o arroz fique macio. Deixe esfriar, cubra e leve à geladeira.
Sirva o arroz doce com as cerejas.

Rend.: 4 porções

3 comentários:

Unknown disse...

Querida, sinto muitíssimo pelo que aconteceu com os cadernos de receitas da sua mãe...😔
Espero que, ao compartilhar suas maravilhosas receitas, você consiga superar essa dor...
Tenha um Feliz Natal, repleto de amor e paz! Bjs!

Anônimo disse...

Eu sigo seu blog faz muito tempo, mas não gosto de me expressar nas redes sociais. Muitas vezes qdo cozinho para a minha filha, penso em você e em sua mãe, espero poder marcar a infância dela como a sua mãe fez com você. Para mim cozinhar é uma forma de dar carinho.
Este post no entanto me afetou profundamente, como se a perda da sua mãe já não bastasse... e seu pai! permitir que isso tenha acontecido. Triste demais...
Espero que vc continue forte e cozinhando! Tenha certeza que sua mãe te amou, te ama e te acompanha, sempre.
beijos

Patricia Scarpin disse...

Olá, Anônima - que comentário querido! Fiquei emocionada com o que você escreveu - e que bom saber que você está sempre por aqui, mesmo que sem se expressar. Obrigada pelo carinho, seu comentário alegrou o meu dia. Um beijo!