sexta-feira, dezembro 09, 2016

Crumble de maçã e gingerbread e finais de semana

English version

Apple gingerbread crumble / Crumble de maçã e gingerbread

Hoje é sexta-feira (graças ao Universo!), ou como eu costumo chamar, o dia oficial em que as pessoas perguntam umas às outras o que farão no final de semana. :D

Falo pelos cotovelos – alguns de vocês que me conhecem pessoalmente já sabem disso – e por sorte tenho um bom relacionamento com praticamente todos do escritório. Às sextas alguns deles vem falar comigo e me perguntam quais são os grandes planos para o final de semana e é engraçado ver a cara deles quando respondo que pretendo cozinhar e assistir à Netflix. :D

Nas tardes de sábado e domingo uma das coisas de que mais gosto de fazer é preparar um crumble com quaisquer frutas que estejam na geladeira ou no freezer para depois me sentar confortavelmente no sofá e ver algum filme ou seriado – isso me relaxa tremendamente e me traz felicidade. Fiz exatamente isso no final de semana passado com as maçãs que eu tinha em casa e como eu ando numa onda natalina acrescentei especiarias à farofinha do crumble – ficou uma delícia e, por isso, divido a receita com vocês hoje.

Crumble de maçã e gingerbread
criação minha

- xícara medidora de 240ml

5 maçãs Granny Smith médias
1 xícara (140g) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar demerara
½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
70g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
6 colheres (sopa) de aveia em flocos

Preaqueça o forno a 180°C.

Descasque as maçãs, remova o miolo e as sementes e corte em cubinhos. Transfira para um refratário raso com capacidade para 4 xícaras (1 litro) – se preferir, faça crumbles individuais dividindo as maçãs entre 4 potinhos refratários de 1 xícara cada.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o açúcar, as especiarias e o sal. Junte a manteiga e esfregue os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Com um garfo, incorpore a aveia. Espalhe a farofinha sobre as maçãs e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que doure e fique crocante.
Sirva com sorvete de baunilha ou creme de leite fresco.

Rend.: 4 porções

Um comentário:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Bela sobremesa.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/empadao-de-batata-doce.html