segunda-feira, dezembro 21, 2015

Quadradinhos de chocolate e gingerbread

English version

Chocolate gingerbread bites / Quadradinhos de chocolate e gingerbread

A Internet pode ser uma grande fonte de inspiração, tenho certeza de que vocês concordam comigo – não só para comida, obviamente, mas vamos falar disso agora: há tantas receitas gostosas por aí que fica difícil escolher o que fazer, mas dependendo do que vemos conseguimos fazer nossas escolhas um pouquinho mais facilmente.

Vi estas barrinhas no blog da Rebecca e imediatamente quis prepará-las: chocolate, especiarias e melado de cana combinados de maneira deliciosa, com um jeitão de Natal, exatamente o que eu queria no momento. Quando lhe escrevi, Rebecca me contou que tinha conseguido a receita em outro blog, e que a pessoa usara uma receita da Martha Stewart. Eu então me lembrei destas barrinhas, pois já as vira no site da Martha mais de uma vez, e pensei: “bem, a Martha não me inspirou a prepará-las, a Rebecca, sim”. Pois bem: estas barrinhas deliciosas, um tipo de bolo perfumado com especiarias e úmido por causa da adição de creme azedo, entraram para o meu repertório de receitas ótimas graças a uma busca online – um blog lindo me inspirou a fazê-las e eu espero que o meu blog possa inspirar alguns de vocês a experimentá-las também.

Quadradinhos de chocolate e gingerbread
do blog da Rebecca

¼ xícara (56) de manteiga sem sal, derretida
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar + cerca de ½ colher (sopa) para polvilhar a forma
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ xícara de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de usar
¼ xícara de melado de cana
1 ovo grande
¼ xícara (60ml) de creme azedo (sour cream)*
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (85g) de gotas de chocolate meio-amargo
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, unte o papel e polvilhe tudo com cacau, retirando o excesso.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame o cacau, a farinha, as especiarias, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela média misture o açúcar, a manteiga, o ovo, o melado, o creme azedo e a baunilha. Junte os ingredientes secos aos úmidos e misture somente até incorporar. Acrescente as gotas de chocolate. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Na hora de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadradinhos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 16 unidades

5 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

A cara do Natal, mesmo, Patrícia! Suas receitas, como sempre, muito inspiradoras.
Bj e um Feliz Natal!
Bj,
Lylia

Su Delícia disse...

que lindos!!!
Feliz Natal!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Ana Luiza disse...

Oi Patricia.

Será que teria como substituir o melado por outro ingrediente? Como nao moro no Brasil, nao tenho onde comprar melado.

Obrigado,

Ana

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ana, tudo bem? Esta receita é americana, é possível encontrar melado em outros lugares. Não sei onde vc mora, talvez mel? Só testando mesmo.

Unknown disse...

Olá pessoal. Acabei de fazer a receita e ficou incrível. Eu não tinha o melado. Usei mel no lugar. Achei que por conta disso devesse diminuir o açucar: 1/3 de xícara. Finalizei com laminas de amendoas em cima.
Gostei muito.
Alguém sabe se dá para fazer sem o papel alumínio?