Saturday, December 26, 2015

Grissini de queijo e sementes de papoula

English version

Cheese and poppy seed bread sticks / Grissini de queijo e sementes de papoula

Tem feito um calor do cão aqui em São Paulo ultimamente, por isso ligar o forno é uma questão de coragem mesmo – por mais que eu ame baking, e vocês sabem o quanto, se possível eu fico longe da cozinha enquanto o forno trabalha. Também tento, às vezes, fazer coisinhas gostosas para beliscar com uma cerveja gelada ou uma taça de Prosecco em vez de fazer refeições completas – me sinto uma completa inútil no verão, o calor leva embora toda a minha energia e a minha vontade de fazer qualquer coisa que seja.

Estes grissini são fáceis de fazer, duram bem em um recipiente hermético e são uma delícia com drinks, especialmente se mergulhados em pastinhas ou servidos enroladinhos com fatias de prosciutto – vou prepará-los novamente para o Ano Novo, mas com um tipo diferente de queijo para provar novos sabores, já que a mozarela ficou suave demais (estou pensando em feta ou pecorino, algo com sabor marcante).

Grissini de queijo e sementes de papoula
um nadinha adaptados da incrível Delicious Australia

250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico seco
60g de mozarela ralada bem fininha
2/3 xícara (160ml) de água morna
½ colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de sementes de papoula
25g de manteiga sem sal, derretida

Misture a farinha, o fermento e o queijo na tigela da batedeira – para começar, use o batedor em formato de pá. Em velocidade baixa, vá adicionando aos poucos a água e bata até que uma massa comece a se formar. Acrescente o sal e 2 colheres (chá) das sementes de papoula. Misture por mais 2-3 minutos até incorporar bem. Sove – com a batedeira, trocando pelo batedor de gancho, ou com as mãos – por 2,3 minutos ou até que a massa fique lisa e elástica. Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela grande levemente pincelada com azeite e cubra com filme plástico. Deixe descansar em um lugar morninho por 45 minutos ou até que dobre de volume.

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e divida-a em 24 porções. Molde cada porção em um cilindro longo de aproximadamente 30cm de comprimento e 1cm de diâmetro. Coloque-os lado a lado nas assadeiras deixando 2,5cm de distância entre eles. Pincele os grissini com a manteiga e salpique com as sementes de papoula restantes. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até que dourem e fiquem crocantes, trocando as assadeiras de lugar para que os grissini assem por igual. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

Os grissini podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 1 semana.

Rend.: 24 unidades

5 comments:

Li said...

Sou fã do teu blog, ja fiz vaarias receitas adoraveis. Queria saber se posso fazer os grissinis na mao, ja que minha batedeira quebrou... Um 2015 estalando de novo pra vc!!

Patricia Scarpin said...

Li, pode sim! Misture com uma colher de pau e depois sove como uma massa de pão. Beijos e tudo de bom pra vc tb!

ohblackbird.com.br said...

Me sinto igual no verão! Aqui em Vitória é ainda pior que São Paulo. São uns 8 meses sem conseguir ser muito produtiva. Mesmo com a cozinha, que eu amo tanto. :~

Bruna Rafaela Moeller said...

OI, que pastinha é essa que você fez. Bj

Patricia Scarpin said...

Oi, Bruna - fiz uma pastinha de ricota com pesto, coisinha bem simples mesmo.
Bj!

Related Posts with Thumbnails