Sunday, December 20, 2015

Biscotti de eggnog

English version

Eggnog biscotti / Biscotti de eggnog

Posso ter demorado um pouquinho para começar a série de Natal, mas depois que o fiz perfumei minha casa com especiarias por horas a fio – meu marido olhou para o balcão da cozinha e disse: “caramba, você está mesmo inspirada!”. :)

Estes biscotti são super simples de fazer e podem até receber outros sabores se vocês não gostarem tanto assim de noz moscada – talvez raspinhas de frutas cítricas? Eu acho que eles ficariam incríveis com laranja e Cointreau, por exemplo. A receita original pedia eggnog no glacê, então dei uma adaptada para evitar usar ovos crus nos biscotti.

Biscotti de eggnog
um nadinha adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

Biscotti:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) - 85g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
⅔ xícara (133g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de rum
½ colher (chá) de noz moscada ralada na hora
2 ovos

Glacê:
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (120g) de açúcar de confeiteiro – meça, depois peneire
1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora
cerca de 1 colher (sopa) de leite integral

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Biscotti: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte a baunilha, o rum e a noz moscada. Junte os ovos, um a um. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e misture somente até obter uma massinha – a minha estava muito mole, talvez por causa do calor, adicionei 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Divida a massa em duas partes iguais e molde com cada uma delas um cilindro de 15x5cm. Coloque-os na assadeira forrada deixando uns 7cm de distância entre um e outro.Asse por cerca de 25 minutos ou até que dourem. Retire do forno e aguarde 20 minutos – deixe o forno ligado. Forre outra assadeira grande e rasa com papel manteiga.
Corte os cilindros em fatias de pouco menos de 2cm de espessura. Arrume as fatias na assadeira forrada e leve ao forno por 10 minutos. Vire-as com cuidado e asse por mais 10 minutos. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha.

Glacê: em uma tigelinha, bata a manteiga, o açúcar e a noz moscada até que comece a ficar cremoso. Junte o leite aos poucos, misturando, até que o glacê fique com uma consistência boa para ser regada sobre os biscotti – faça isso e então deixe secar, cerca de 20 minutos.

Os biscotti podem ser guardados em um recipiente hermético por até 5 dias em temperatura ambiente – sem o glacê eles duram ainda mais.

Rend.: cerca de 25 unidades

No comments:

Related Posts with Thumbnails