terça-feira, dezembro 15, 2015

Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim

English version

Gingerbread and peanut caramel bars / Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim

Tendo recentemente redescoberto o prazer de cozinhar – depois de meses sem tempo nem pra respirar – mal posso esperar pelos finais de semana: não só para descansar, como também para fazer alguma coisinha gostosa. Fiz um pesto de brócolis outro dia que ficou ótimo, até o meu marido, que nem é tããããão chegado a pesto assim, gostou bastante. Mas como o ritmo aqui agora é natalino, lhes trago estas barrinhas: eu as vi na última edição da revista Donna Hay e como adoro tanto gingerbread quanto caramelo e amendoim tinha que prepará-las.

As barrinhas podem parecer meio demoradas, mas é só uma questão de respeitar o tempo de geladeira das camadas – há também o sério risco de comer a panelada de caramelo antes mesmo de derramá-lo sobre a base de gingerbread, mas esse já é um outro assunto. ;)

Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim
da sempre deliciosa revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

Base:
125g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
90g de açúcar mascavo claro
1/3 xícara de glucose de milho
1/3 xícara de melado de cana
375g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura:
175g de manteiga sem sal, amolecida
220g de açúcar mascavo claro
½ xícara de glucose de milho
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
200g de amendoim tostado e sem sal

Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm (use uma forma funda, ou então faça apenas 3/4 da receita da cobertura), forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover as barrinhas da assadeira. Unte o papel também.

Base: coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro. Junte a glucose de milho, o melado, a farinha, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o cravo, o sal e a baunilha e bata em velocidade baixa somente até que uma massa se forme. Pressione a massa no fundo da forma preparada, fure-a toda com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.
Asse o gingerbread por cerca de 15 minutos ou até que doure – retire do forno, porém deixe-o ligado.

Cobertura: coloque a manteiga, o açúcar e a glucose de milho em uma panela média e leve ao fogo médio, mexendo até que a manteiga derreta e o açúcar dissolva. Deixe ferver e então cozinhe por 8-10 minutos ou até que a mistura atinja 140°C em um termômetro culinário. Com bastante cuidado, acrescente o creme de leite – a mistura vai espirrar loucamente – misture e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione o amendoim e retire do fogo. Despeje na base e volte ao forno por 15-18 minutos ou até que o caramelo comece a firmar ligeiramente nas extremidades (o caramelo vai firmando mais conforme esfria). Deixe esfriar por 15 minutos e então leve à geladeira até firmar completamente. Corte em quadradinhos ou barrinhas para servir.
As barrinhas podem ser mantidas em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.

Rend.: 24 unidades

Um comentário:

Unknown disse...

Que aspecto maravilhoso!!