domingo, agosto 02, 2015

Pãezinhos de azeite de oliva e uma notícia excelente

English version

Olive oil buns / Pãezinhos de azeite de oliva

Faz tempo que não posto nada novo aqui no blog, mas há uma boa razão para isso: minha busca por um novo trabalho chegou ao fim! Dias atrás comecei a trabalhar (para quem não sabe, sou assistente executiva) e foi uma semana bem cheia: conhecer pessoas novas, aprender como funciona a empresa e todos os detalhes da minha função. Estou muito, muito feliz por estar trabalhando novamente depois de tantos meses, por isso o post de hoje é de comemoração! \0/

Sei que alguns de vocês vão fugir da receita de hoje por causa das diversas etapas, mas deixem-me dizer-lhes: estes pãezinhos são facílimos e na verdade o necessário aqui é tempo e um tiquinho de preparo com antecedência: não há muito o que fazer com a massa a não ser deixá-la em temperatura ambiente, coberta com filme plástico.

Escolhi esta receita para o post de hoje justamente porque na vida, às vezes, temos de ser pacientes e esperar que o Universo haja em seu próprio ritmo – não dá para apressar certas coisas, não importa o quão ansiosos ou mesmo tristes estejamos (como eu estava semanas atrás). No caso dos pãezinhos, lhes garanto que todas aquelas horas valem a pena: eles são deliciosos e tem uma textura incrível.

Pãezinhos de azeite de oliva
um nadinha adaptados do Bread Cake Doughnut Pudding: Sweet And Savoury Recipes From Britain's Best Baker

Esponja:
65g de farinha de trigo comum
65g de água, temperatura ambiente
1g de fermento biológico seco

Massa:
200g de água morna
1 pitada de açúcar
2g de fermento biológico seco
350g de farinha de trigo comum
4g de sal
90ml de azeite de oliva- eu usei extra-virgem

Faça a esponja: em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 24 horas.

Pão: coloque a água na tigela da batedeira planetária, junte o açúcar e o fermento biológico e misture com um garfo. Reserve até espumar, cerca de 5 minutos. Acrescente a esponja, a farinha e o sal e misture em velocidade média por 5 minutos ou até que a massa comece a se desprender das laterais da tigela. Continue misturando em velocidade média e vá acrescentando, aos poucos, ¼ xícara (60ml) do azeite (reserve o restante para outra etapa da receita), e então continue misturando em velocidade média até obter uma massa lisa, elástica e brilhante (a massa é bem úmida e grudenta). Forme uma bola com a massa – não precisa ser perfeita – coloque na tigela, cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora (se estiver muito frio, deixe o forno ligado para deixar a cozinha um pouco menos gelada).

Depois de 1 hora, usando uma espátula de silicone, incorpore as 2 colheres (sopa) restante de azeite à massa, sendo 1 colher (sopa) por vez. Cubra novamente com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por mais 1 hora.

Pincele levemente com azeite uma forma de muffins com 12 cavidades. Divida a massa em 12 partes iguais e modele cada uma delas formando uma bola, deixando o topo liso. Coloque na forma preparada e deixe crescer novamente por 1 hora – enquanto isso, preaqueça o forno a 220°C. Asse os pãezinhos por 15-20 minutos ou até que dourem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo os pãezinhos para a gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades

32 comentários:

Akemi disse...

Patricia, querida amiga, também ando muito ausente da blogosfera mas não poderia deixar de comentar com as suas boas novas! Fico feliz que esteja de trabalho novo e desejo muitas felicidades e realizações na nova empresa! Novos desafios e novas amizades, mudanças são sempre boas! Tudo de bom para vc!!! E seus pães ficaram ótimos, do jeitinho que eu gosto, simples que vão bem com qualquer acompanhamento, ou mesmo sem nada para acompanhar um cafezinho da tarde! Bjss e um ótimo domingo!!!

eloisa vidal rosas disse...

Parabéns querida Patricia, uma ótima notícia mesmo! <3

Monica disse...

Desejo a você muito sucesso no novo trabalho. Seus novos colegas tem muita sorte em poder trabalhar com você! Quanto aos pãezinhos o formato me animou muito. Ficam lindos!

Ana Olson disse...

Parabéns pelo novo trabalho!! Muito sucesso pra você!!!! :)

Vou testar os pãezinhos esta semana!!

Andreza Emília Marino disse...

Parabéns pela nova etapa!!!

Bombom disse...

Estes pãezinhos ficaram lindos e com uma textura macia bem apetecível.
Muitos Parabéns pelo teu novo emprego. que te sintas realizada e feliz, são os meus votos. Bjs. Bombom

Silvana disse...

Poxa, que boa notícia.
Parabéns.

Silvana

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Ô minha linda, parabéns pelo trabalho, sabemo que em tempos como esses que vivemos atualmente é de festejar mesmo! Estou vivendo um moemnto assim também!!!
Sou seguidora e esses pãezinhos...hummmmmmm....pena que não tenho fermento!!!!
:(
Mas, vai prá teste!!!
carinho imenso, muita sorte no novo trabalho!!!

divânia

Marilda Simoes disse...

Oi querida, feliz por ver vc feliz. Bjs

camila disse...

Parabéns pelo novo emprego! Sucesso!!! :)

Renata disse...

Que receita linda! Patrícia nunca acerto fazer receitas que levam fermento biológico seco. Alguma dica ou marca específica que vc utiliza? Obrigada e parabéns pelo blog

Vi Furrati disse...

Já fiz uma receita parecida - pães a base de azeite de oliva costumam ficar leves e saborosos. Já anotei essa receita pra testar qualquer hora.

Blog da Fênix

Letrícia disse...

Que boa notícia, Pat! Muito sucesso em seu novo emprego! Beijos e uma linda semana pra você!

Ana Paula disse...

Sucesso no novo emprego. Sei como é ficar meses esperando uma boa noticia!
Vou tentar fazer a receita parece ser muito boa!
Abs

Sarah Abreu disse...

Eba! Que notícia boa! Boa sorte na nova empreitada!!! E vou fazer esse pãozinho!

Amanda disse...

Parabéns! E muito sucesso nesta nova etapa!!

Simone disse...

Os pãezinhos parecem divinos!
Muitas felicidades no seu novo trabalho!
Esperar o tempo do universo é um exercício diário de paciência mesmo, tem dias que me frustro também...
Beijos!!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelo carinho!

Clarice, que saudade, amiga! Tão bom te ver por aqui!
Bj!

Renata, o que exatamente acontece com os teus pães? Será que vc não está matando o fermento com água quente demais? Fermento biológico já usei de várias marcas diferentes (Fleischmann, Dona Benta, Dr. Oatker), farinha sempre uso Renata.
Bj!

Luciana Leal disse...

Parabéns Patrícia!! Muito sucesso no novo emprego, espero que seja mito feliz nessa nova empresa. E os pães, devem ser uma delicia! Beijos

Anônimo disse...

Parabéns Patrícia, muito sucesso!
Jéssica Amorim

Leticia Cozinha Vibrante disse...

Oi Patrícia,
Parabéns pela ótima notícia!
Gosto muito do trabalho sério e bonito que você faz no seu blog e por isso, o inclui na minha lista de sites recomendados no meu blog. Se quiser conhecer, deixo o link para onde fica essa lista:
http://cozinhavibrante.com.br/inspiracoes/
Obrigada, bjs,
Leticia

Su Delícia disse...

Que boa notícia... E que bela forma de comemorar!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Humm que delicias de pãozinho.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html

Sabrina Romano disse...

Que notícia boa, Pat!!! Estou aqui rindo baixinho; seus novos colegas ainda não sabem que estão trabalhando ao lado da Nigella brasileira, e de quão sortudos eles são por tê-la por perto... :*

mariana Z. disse...

Pati, boa sorte! <3

Maíra S. disse...

Que legal, Patrícia! Parabéns pelo novo emprego!!

mollymell disse...

Parabéns Patrícia, é bom demais quando iniciamos uma nova etapa em nossas vidas, mesmo com aquele friozinho na barriga que mudanças e novas experiências trazem .

Eu adoro um pãozinho, sou filha de padeiro, cresci comendo pão fresquinho 3 vezes ao dia, e com isso jamais fiz um pãozinho, fiquei mal acostumada :(
Seus pãezinhos parecem deliciosos!!!

Vanderleia disse...

Oi Patricia.Realmente não temos controle sobre o tempo e as realizações.Só nos resta desejar e aguardar que tudo saia do modo que tanto almejamos.Te desejo toda sorte do mundo no novo emprego, que te traga realizações e bons amigos.Os pãezinhos parecem deliciosos.Beijos

CRISTIANE LARA disse...

Parabéns querida Paty pelo novo trabalho ! Fico muito feliz por você e que seja muito feliz em tudo que fizer... E esses pães estão com uma carinha muito gostosa e fofa ... Bjs :)

Patricia Scarpin disse...

Queridas, obrigada a todas pelos comentários! Vocês me deixam muito feliz com tanto carinho! xx

Aline disse...

Acabei de tirar os pãezinhos do forno, deram super certo! Uma delicia...
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Aline, que bom saber que você gostou! Obrigada por vir aqui me contar. Bj!