domingo, agosto 16, 2015

Bolo de laranja e Marsala

English version

Orange Marsala pound cake / Bolo de laranja e Marsala

Muitos e muitos anos atrás, sem pensar muito ou fazer planos, comecei a assar um bolo todos os finais de semana, e isso então se tornou uma tradição aqui em casa: se eu não vejo um bolo esfriando sobre a gradinha no sábado parece que não é final de semana.

Às vezes demoro para escolher qual bolo preparar, ou porque tenho ideias demais, ou porque não tenho nenhuma. :) Semanas atrás, enquanto fazia o almoço, derramei um pouco de Marsala sobre o brócolis que eu estava refogando e imediatamente pensei em usar o vinho em um bolo. Depois que terminamos de comer encontrei uma laranja dando sopa na geladeira e aí o sabor do bolo foi decidido – inspiração que vem de todos os lugares, adoro isso.

Este bolo é úmido, gostoso e perfumado, um bolo que fiz uma vez com uísque e noz-moscada e que ficou ainda mais incrível com um toque cítrico e de Marsala.

E vocês, gostam de fazer bolo aos finais de semana? Qual é o sabor favorito?

Bolo de laranja e Marsala
um nadinha adaptado do delicioso Pure Dessert: True Flavors, Inspiring Ingredients, and Simple Recipes

2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de Marsala
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja grande
150g de açúcar cristal
105g de farinha para bolos (caseira: 15g de amido de milho + 90g de farinha de trigo comum)
55g de farinha de trigo integral
¾ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
180g de manteiga sem sal, amolecida e em pedacinhos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 4 ou 5 xícaras de massa, forre-a com papel e unte o papel também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame o leite, o Marsala, os ovos e a baunilha.
Na tigela da batedeira, misture o açúcar e as raspas de laranja com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Acrescente as farinhas, o fermento e o sal e misture com um batedor de arame. Junte a manteiga e metade da mistura de ovos e bata em velocidade baixa apenas até os ingredientes secos umedecerem. Aumente para a velocidade média e bata por 1 minuto. Raspe as laterais e o fundo da tigela. Adicione metade da mistura de ovos restante e bata por 20 segundos. Junte o restante da mistura e bata por mais 20 segundos. Raspe as laterais e o fundo da tigela.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 55-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 20 minutos, desenforme com cuidado segurando pelo papel e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente e remova o papel.

Rend.: 8-10 porções

6 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

esse bolo deve ter um cheirinho maravilhoso mesmo a marsala deve dar ai um toque muito bom.


O Cantinho dos Gulosos

Rita disse...

O campeão de audiência aqui em casa é o bolo formigueiro deste blog. :-)

Claudia Mara Bertolini disse...

Parece delicioso! Vou experimentar fazer. Bjs

Maria Reiko disse...

Sou fã de suas receitas maravilhosas e eu tambem sempre faço um bolo nos finais de semana. Aproveito muito suas receitas salgadas ou doces.
Quanto a marsala, o que poderia usar em substituição?
Um grande beijo e continue nos inspirando com a sua cozinha,
Maria Reiko

Patricia Scarpin disse...

Rita, eu amo aquele bolo! Tem gostinho de infância. :)

Maria Reiko, tudo bem? Você pode trocar o Marsala por Cointreau e deixar o bolo mais laranjudo ainda! Ou outro vinho, como Madeira ou xerez. Se não quiser usar álcool, troque por suco de laranja. Beijos!

Sabrina Romano disse...

Nossa, Pat, esse é o meu tipo de bolo... No fim do ano, quando faço pfeffernüsse, já deixo a garrafa sobre a bancada, e no fim do dia é de lei: um cálice de marsala e um biscoito, até que um ou outro acabe!
Fiquei um tempo sem fazer por conta da lactose, mas a ghee me salvou!

Quando tiver a oportunidade de provar um licor de rum e especiarias, típico da estônia, chamado Vana Tallin, faça uma torta santiago formigueiro, adicionando granulado ao leite à massa; depois de assar, regue-a com o licor, então deixe curar por uns dias, para que fique bem úmida. Fica um crime... Bjo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vana_Tallinn