Saturday, August 08, 2015

Barrinhas Garibaldi

English version

Garibaldi slice / Barrinhas Garibaldi

A primeira vez que ouvi falar de biscoitos Garibaldi foi há muitos anos, no blog da minha querida amiga Valentina – eu não era muito fã de passas na época, até achei os biscoitos interessantes, mas não considerei a ideia de prepará-los.

Durante os anos fui aprendendo a gostar de passas (me toquei de que nem todas eram as pedrinhas secas e esturricadas que eu conhecera na infância), provei passas de corinto pela primeira vez comendo scones em Londres (com montanhas de clotted cream – só de pensar fico com a boca cheia d’água) e agora adoro usar passas em cookies (estes são os meus favoritos com elas) e até em pães.

Quando vi estas barrinhas Garibaldi em um dos livros de receita mais lindos que tenho não pude resistir: a receita pedia passas claras, escuras e de corinto e elas eram cozidas em xerez para o recheio das barrinhas – eu tinha de fazê-las! As barrinhas ficaram uma delícia e são uma tentação para quem gosta destas frutas secas.

Off topic: enquanto procurava o link do livro na Amazon vi que eles escalaram Diego Luna para ser Casanova – nunca vi uma seleção de elenco tão errada na vida.

Barrinhas Garibaldi
do lindíssimo The Baking Collection (The Australian Women's Weekly)

Massa:
300g de farinha de trigo
75g de açúcar cristal
180g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
2 gemas
1 colher (sopa) de água gelada

Recheio:
240g de passas de corinto
80g de passas claras
75g de passas escuras
½ xícara (120ml) de água
2 colheres (sopa)s de xerez seco (ou conhaque)
1 ovo, levemente batido com um garfo, para pincelar a massa
2 colheres (sopa) de açúcar cristal, para polvilhar sobre a massa

Massa: coloque a farinha, o açúcar e o sal no processador de alimentos e pulse para misturar. Junte a manteiga e pulse até que a mistura pareça uma farofa grossa. Junte as gemas, a baunilha e a água e pulse até que uma massa comece a se formar. Forme uma bola com a massa, divida ao meio e embrulhe cada parte em filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora.

Recheio: em uma panela média, misture as frutas secas, a água e o xerez. Leve ao fogo baixo por 8-10 minutos, mexendo, até que o líquido seja absorvido e as frutas estejam macias. Transfira para o processador de alimentos e processe até obter uma mistura cremosa. Deixe esfriar completamente.

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Com um rolo, abra uma das metades de massa entre duas folhas de papel manteiga até que ela fique grande o suficiente para forrar o fundo da forma (se precisar, salpique com um pouquinho de farinha, mas não exagere para que a massa não fique ressecada). Transfira para a forma e ajeite para forrar o fundo, retirando o excesso de massa. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e então espalhe o recheio já frio sobre ela. Abra a outra metade de massa com o rolo até que fique do tamanho da forma. Coloque sobre o recheio e pressione com as mãos para a massa aderir ao recheio e corte qualquer sobra de massa. Com uma faca afiada, corte a camada de cima de massa em 24 retângulos. Faça furinhos com um garfo em toda a massa de cima, pincele com o ovo batido e salpique com o açúcar cristal. Asse por 30 minutos ou até que fique dourado. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Usando como guia os cortes já feitos, corte em barrinhas e sirva.

Rend.: 24 unidades

4 comments:

Clara Brito said...

Essas barras ficaram com óptimo aspecto.
Gosto de passas mas não de todas: as minhas preferidas são as corintias e as sultanas.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

Talita Montemurro said...

Paty,
Você indica a massa do bolo "Bolo amanteigado com cara de bolo de avó" para fazer um naked cake?
Beijos,
Talita

Patricia Scarpin said...

Talita, eu acho que pode ficar um pouco pesado. Se forem só duas camadas, manda ver! Bjs!

Patricia Scarpin said...

Ah, tem naked cake aqui no blog, uma massa ótima (acho que é bolo de amêndoa recheado ou algo assim). Dá uma olhadinha no índice. Bj!

Related Posts with Thumbnails