sábado, julho 25, 2015

Bolo Madeira

English version

Madeira cake / Bolo Madeira

Toda vez que digo a alguém que meu marido não gosta de doces geralmente ouço um “não acredito!!!” bem enfático: é tanto bolo, cookie e brownie que entendo ser difícil acreditarem que ele não come nada disso – ele não come, mesmo, mas o restante da família aproveita comigo as delícias todas, sem problemas. :)

Apesar de eu adorar dividir os doces com outras pessoas, há vezes em que quero ter algo só pra mim, como uma fatia de bolo, por exemplo, para acompanhar o café ou o chá, mas por mais que eu adore doces fica difícil dar conta de uma leva inteira em pouco tempo, e foi por isso que fiquei empolgada com este bolo Madeira: a receita dizia que o bolo ficava ainda melhor no dia seguinte (na condição de embrulhá-lo em filme plástico e papel alumínio e deixá-lo de um dia para o outro em temperatura ambiente), daí pensei que bem, provavelmente o bolo ficaria ainda melhor depois de alguns dias e eu estava certa – os sabores cítricos ficaram ainda mais intensos e o perfume é inebriante (toda vez que eu abria o tapué para pegar uma fatia do danado ele estava ainda mais cheiroso).

Este bolo Madeira tem uma textura diferente do outro bolo Madeira deste blog, receita de muito tempo atrás – este é mais compacto, não é fofinho (o outro leva farinha de amêndoa, o que deixa mesmo os bolos mais macios), mas achei perfeito com um cafezinho; este bolo é mais saboroso do que o anterior e os pedacinhos de casca de laranja cristalizada dão um toque interessante.

Bolo Madeira
um nadinha adaptado do delicioso e lindo National Trust Simply Baking

170g de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
170g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
raspas da casca de 1 limão taiti
170g de manteiga sem sal, amolecida
4 ovos médios, levemente batidos com um garfo*
1 colher (sopa) de suco de limão taiti
2 colheres (chá) de Cointreau (opcional)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
55g de casca de laranja cristalizada, picada – salpique-a com um pouquinho da farinha usada no bolo para que não desça para o fundo do bolo

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, misture o açúcar e as raspas de laranja e limão e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela ocasionalmente.
Junte os ovos, aos poucos, batendo até incorporar cada porção antes de adicionar mais – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte o suco de limão, o Cointreau e a baunilha. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos e a casca cristalizada.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo o bolo para a gradinha com o auxílio do papel. Deixe esfriar completamente, remova o papel e embrulhe o bolo em uma camada de filme plástico e outra de papel alumínio. Mantenha em temperatura ambiente de um dia para o outro – depois disso, guarde o bolo em um recipiente hermético por até 4 dias em temperatura ambiente.

* meus ovos eram enormes, por isso usei 3 em vez de 4 (cada um tinha 75g)

Rend.: 8-10 porções

3 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Não conhecia esse bolinho.
Parece-me delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/desafio-acores-e-carapaus-de-agraco-na.html

Anônimo disse...

Te entendo perfeitamente Patricia. Tem gente aqui em casa que quase não come o que eu faço, principalmente quando tem chocolate (sacrilégio). Também adoro um bolinho neutro pra comer de manhã com café ou com um chá.

Por falar em bolo, vc já ficou sabendo do The Bake Off Brasil - Mão na Massa, a versão brazuca daquele da BBC? Parece que começou essa semana e é transmitido pelo SBT e Home & Health. Tomara que dê certo, né?

Bj

Nicole

Patricia Scarpin disse...

Nic, querida, essa nossa vida de doceira e seus percalços, né? ;)
Eu estou sabendo, sim, vi o primeiro episódio e adorei, pena que ontem não consegui ver o segundo! O que vc achou?
Bj!