Sunday, July 12, 2015

Blondies de caramelo

English version

Butterscotch blondies / Blondies de caramelo

A primeira vez que ouvi falar de butterscotch foi depois de começar a escrever o blog – fiz caramelo a vida toda para pudim de leite condensado, mas sempre aquele simples, de açúcar e água: o caramelo feito com açúcar, manteiga e creme de leite fresco foi uma revelação.

Depois disso, vi diversas receitas com butterscotch no nome, mas isso queria dizer, na maioria das vezes, que eram necessárias butterscotch chips, as gotinhas impossíveis de se encontrar por aqui. Por isso fiquei bem interessada nestas blondies, pois as tais gotinhas não seriam usadas: o caramelo era parte da massa e imaginei a delícia que isso seria.

Outra coisa que ter um blog de comida me ensinou foi a confiar no meu instinto: a receita parecia boa, sim, mas as quantidades gigantes de açúcar e farinha me pareciam um exagero – eu acabaria entrando em coma com tanto doce ou com um tijolão nas mãos (ou ambos). Fiz as blondies do meu jeito e elas ficaram doces, mas nem tanto, e macias, quase cremosas, do jeitinho que eu as queria, e com um sabor marcante de caramelo – deliciosas.

Blondies de caramelo
um tiquinho adaptadas do lindo Home Baked Comfort (Williams-Sonoma) (revised): Featuring Mouthwatering Recipes and Tales of the Sweet Life with Favorites from Bakers Across the Country

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (113g) de manteiga sem sal
300g de açúcar mascavo claro
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de rum escuro
½ colher (chá) de sal
250g de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
2 ovos grandes

Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Com uma espátula de silicone, incorpore o açúcar e cozinhe até que a mistura borbulhe feito lava, cerca de 4 minutos. Abaixe o fogo para médio-baixo e junte o creme de leite, com cuidado pois a mistura pode borbulhar. Misture com um batedor de arame e deixe ferver até que fique espesso, cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte a baunilha, o rum e o sal, misture e retire do fogo. Deixe chegar à temperatura ambiente.

Preaqueça o forno a 180°C – você vai assar as blondies no centro do forno. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha e o fermento. Junte o caramelo, misture, e então incorpore os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 20-25 minutos ou até que um palito inserido no centro saia quase limpo. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadrados para servir.

Rend.: 16 unidades

4 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

que deliciosos que devem ser...


O Cantinho dos Gulosos

Vi Furrati said...

Quanto às gotinhas de butterscotch, já experimentou comprar balinhas de caramelo (aquelas macias) e cortar em pedacinhos pequenos?

Blog da Fênix

Clara Brito said...

Que delícia de blondies.


Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/tarte-de-courgette.html

Patricia Scarpin said...

Vi, nunca tentei!

Related Posts with Thumbnails