quarta-feira, maio 27, 2015

Sablés de laranja, cravo e canela e adeus, "Mad Men"

English version

Cinnamon, orange and clove sablés / Sablés de laranja, cravo e canela

Diferentemente de outros seriados favoritos meus, o meu relacionamento com “Mad Men” não foi sempre estável: no começo eu amei e não via a hora de assistir a mais episódios, apenas para me desapontar terrivelmente na quinta temporada, e depois me empolgar novamente na sexta, e semana passada, quando vi o final do seriado, não fiquei muito feliz, não: gostei de algumas coisas, detestei outras e quis socar Don umas duas ou três vezes (definitivamente uma relação de amor e ódio).

Acho que qualquer um que tenha acompanhado “Mad Men” sentiu vontade de socar Don Draper pelo menos uma vez, e não só no último episódio da série.

[para evitar spoilers aqui, convido quem quiser palpitar sobre o assunto nos comentários]

Por mais que o final de “Mad Men” não tenha sido tão bom quando eu esperava, o seriado foi, sim, excelente e valeu a pena ver cada pedacinho dele: tenho certeza de que vou sentir falta de Peggy (minha personagem favorita), Roger, Joan, Don, Sally, e talvez até mesmo do Pete: todos tiveram grandes momentos, grandes cenas das quais nos lembraremos.

Assisti ao series finale beliscando estes biscoitinhos e eles ficaram tão gostosos que eu tinha de dividir a receita com vocês aqui no blog – posso até não ter achado o episódio tudo isso, mas os sablés não desapontaram, não: ótimo sabor e ótima textura, sem contar o perfume que tomará conta da cozinha de quem resolver experimentar a receita. ;)

Sablés de laranja, cravo e canela
um tiquinho adaptados do lindo e delicioso Patisserie at Home: Step-By-Step Recipes to Help You Master the Art of French Pastry - em português aqui, para quem preferir

250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
75g de açúcar de confeiteiro
raspas da casca de 1 laranja grande
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 gemas grandes

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, a canela, o cravo e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, peneire o açúcar de confeiteiro, junte as raspas de laranja e esfregue comas pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata até obter uma mistura bem cremosa e clara. Junte a baunilha, bata, e então acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição (raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone). Desligue a batedeira, acrescente os ingredientes secos e então misture em velocidade baixa somente até que uma massa se forme – não misture em excesso.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira por 4 horas ou até firmar bem (os cilindros de massa podem ser guardados na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 1 mês).

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 12-14 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre gradinhas. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Os biscoitos duram até 5 dias em um recipiente hermético em temperatura ambiente.

Rend.: cerca de 40 unidades

4 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro bolachas caseiras. Que perdição.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/tranca-brioche-doce.html

O Cantinho dos Gulosos disse...

ideial para o lanche para um cafezinho


O Cantinho dos Gulosos

Anônimo disse...

Olá, Patrícia! Adoro esta combinação de sabores. Canela/laranja é sempre uma boa combinação, e então com o toque do cravinho deve ficar perfeita. É algo para fazer brevemente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

MUNDO-SYD disse...

Don eh o cara ...