domingo, maio 24, 2015

Strata de tomate e alecrim, um seriado e uma canção

English version

Tomato and rosemary strata / Strata de tomate e alecrim

O que faz com que vocês se interessem por algo em particular?

Pensei nisso ontem à noite, quando comecei a ver “The Americans”: fazia séculos que eu queria assistir ao seriado, adorei o piloto e mal posso esperar para ver mais episódios, mas tenho de dizer que ver – ou melhor, ouvir – o batuque espetacular de “Tusk” ali, logo no comecinho do primeiro episódio, me deixou ainda mais interessada (e se vocês também se interessaram, tem no Netflix).

Sempre quis preparar strata, especialmente depois de ver a linda Nigella fazer uma anos atrás, mas como meu marido não é muito fã da ideia de um pudim de pão salgado – ou de qualquer pudim de pão, na verdade – fui adiando a ideia. Quando vi esta receita, cheia de queijo e tomate, não deu mais para esperar: não vivo sem queijo e amo tomate, ao ponto de sempre comer uns dois enquanto os preparo para alguma receita.

A strata ficou uma delícia: meio que me lembrou pizza, mas com uma textura diferente. Eu servi com uma saladinha e acabei comendo muito mais do que deveria. :)

Diferentes coisas podem despertar o nosso interesse para algo bacana: uma canção, um alimento... É só manter os olhos abertos – eu vou ficar atenta a outras receitas de strata e a bons seriados. ;)

Strata de tomate e alecrim
um nadinha adaptada daqui

- xícara medidora de 240ml

250g de pão amanhecido, em fatias de aproximadamente 6mm
1 dente de alho cortado ao meio
60g de gruyère ralado – usei mozarela
30g de parmesão ralado
4 tomates, maduros porém firmes, em rodelas
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (chá) de alecrim fresco – pique, depois meça
4 ovos grandes
2 xícaras (480ml) de leite integral

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com azeite ou manteiga um refratário largo com capacidade para 2 litros. Esfregue as fatias de pão de ambos os lados com o dente de alho (se o pão estiver macio, toste-o levemente e então esfregue com o alho). Em uma tigelinha, misture os dois queijos.

Faça uma camada com metade do pão no fundo do refratário. Cubra com metade das rodelas de tomate. Salpique o tomate com sal, pimenta do reino e metade do alecrim. Espalhe metade do queijo sobre o tomate. Repita as camadas.

Em uma tigelinha, bata os ovos e o leite juntos com um garfo. Tempere com sal e pimenta do reino e derrame sobre as camadas no refratário. Leve ao forno por 40-50 minutos ou até que estufe e doure levemente. Sirva quente ou morno.

Rend.: 4 porções

3 comentários:

Su Delícia disse...

Delicia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm que delicia. Deve ser o género da minha lasanha de pão.
Já comia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/quinze-dias-com-jamie-oliver-e-uma.html

Mariana Zapella disse...

Adoro strata! Vou fazer esta qualquer dia destes, depois conto como ficou ;)

Uma outra receita bem gostosa também é esta aqui (mas trocando o cheddar por parmesão ou mesmo muçarela, porque o cheddar deles não tem nada a ver com o que chamam assim aqui no Brasil, né?): http://smittenkitchen.com/blog/2014/09/corn-cheddar-and-scallion-strata/

Beijo!