segunda-feira, maio 04, 2015

Biscoitos thumbprint de cardamomo para dias de pressa

English version

Cardamom thumbprints / Biscoitos thumbprint de cardamomo

Por mais que eu adore os biscoitos do tipo slice and bake, há vezes em que estou morrendo de pressa e preciso de uma receita de biscoito que não precise de tempo na geladeira ou no freezer – às vezes, quero biscoitos para ontem.

Estava nesta situação semana passada, mas todas as receitas que eu vira recentemente tinham de ser preparadas com antecedência – eu entendo que muitos biscoitos se beneficiam de um tempinho na geladeira, mas eu raramente tenho tempo para isso: não dá para esperar 24 horas para assar biscoitos (é por isso que até hoje eu ainda não provei a tão falada e famosa receita de chocolate chip cookies do Jacques Torres).

Encontrei estes thumbprints na revista Food & Wine e não só eles ficaram prontos em pouco tempo como também foram uma maneira perfeita de usar uma geleia de maçã deliciosa que estava na geladeira: o sabor da geleia combinou lindamente com o cardamomo e a amêndoa na massa.

Biscoitos thumbprint de cardamomo
da sempre deliciosa revista Food & Wine

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
1 xícara (140g) de farinha de trigo
sementes de 10 bagas de cardamomo, moídas
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
cerca de ½ xícara de geleia de maçã – ou use a geleia de sua preferência

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigelinha, misture com um batedor de arame as farinhas, o cardamomo e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até obter um creme claro e leve, cerca de 3 minutos. Junte o ovo e a baunilha e bata. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Desligue a batedeira, junte os ingredientes secos de uma vez e ligue em velocidade baixa, misturando apenas até incorporá-los. Termine de misturar com uma espátula de silicone, formando uma bola com a massa – neste estágio a minha massa estava mole demais, daí incorporei mais 2 ½ colheres (sopa) – 25g – de farinha de trigo.

Usando 2 colheres (chá) niveladas de massa por biscoitos, forme bolinhas e coloque-as nas formas preparadas deixando 2,5cm de distância entre elas. Com as costas de uma colherinha ou cabo de uma colher de pau, pressione levemente o centro de cada bolinha de massa. Asse os biscoitos por 10 minutos, até que firmem ligeiramente. Retire do forno e refaça os furinhos em cada biscoito. Volte ao forno por 7-8 minutos ou até que dourem nas extremidades e sequem. Retire do fogo e encha cada cavidade dos biscoitos com a geleia. Deixe esfriar completamente nas assadeiras, sobre uma gradinha.

Rend.: cerca de 38 biscoitinhos

8 comentários:

Silvana Leal disse...

Lindo! Esse blog é demais.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esses biscoitos ficaram com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/pao-com-chouricao.html

Patricia Scarpin disse...

Silvana Leal, obrigada, querida! <3

Unknown disse...

Acabei de fazê-los, que sabor bom!!!

Anônimo disse...

Adoro esse tipo de biscoito, mas confesso que não tenho a mesma delicadeza que você ao formar os buraquinhos com as costas da colher... os meus são feitos com o dedinho mesmo, acho que para justificar o nome deles!

Anônimo disse...

Comentei anônima e esqueci de me identificar... Cristiane Yumi por aqui!

Patricia Scarpin disse...

Famiglia Casanova, que bom que vcs gostaram da receita!

Cris Yumi, fazer os buraquinhos com o dedo na massa crua OK, mas e quando os danados dos biscoitos estão quentes do forno, querida? ;)
Que bom te ver por aqui. Beijão!

Anônimo disse...

Aí não tem jeito mesmo! Os que faço são sempre com a massa crua, por isso dá certo. Acho que nunca usei essa técnica de apertar, assar um pouco e refazer os buraquinhos...
Beijos, Cris Yumi