Thursday, April 30, 2015

Penne com molho de tomate e grão-de-bico: comida simples e honesta

English version

Penne with tomato and chickpea sauce / Penne com molho de tomate e grão de bico

Por gostar de testar novas receitas procuro inspiração em todos os lugares, até mesmo em tipos de comida que eu jamais adotaria como estilo de vida, como a cozinha vegana, por exemplo: entendo que há várias receitas veganas boas por aí e eu até já fiz algumas, mas não pretendo passar o resto da vida sem leite, ovos, mel, manteiga ou queijo – essa não sou eu.

Dito isso, fiquei curiosa quando li uma receita no “Urban Italian”, o lindo livro do Andrew Carmellini, de um prato de macarrão que era encorpado sem ter rios de manteiga ou creme de leite – sim, não vou viver sem creme de leite, mas também não preciso consumi-lo todos os dias. Como sou doida por macarrão, resolvi provar a receita e ficou uma delícia: o purê de grão-de-bico engrossa o molho de tomate de uma maneira deliciosa, deixando-o aveludado, e o bacon (que usei no lugar da linguiça pedida na receita original) deu um toque salgadinho gostoso.

Comida simples, sem frescuras e honesta, do jeito que eu gosto de comer diariamente – eu não poderia esperar menos do cara responsável pelo melhor nhoque.

Penne com molho de tomate e grão-de-bico
adaptado do delicioso Urban Italian

- xícara medidora de 240ml

1 lata (420g) de grão-de-bico
½ colher (sopa) de azeite de oliva
2 fatias de bacon, cortadas em fatias fininhas
3 xícaras do seu molho de tomate favorito – o meu está aqui
½ colher (chá) de sementes de erva-doce, moídas – meça, depois moa
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
¼ colher (chá) de pimenta calabresa
400g de penne
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
1 xícara de queijo pecorino ralado fininho – rale, depois meça; também fica bom com parmesão

Escorra bem o grão-de-bico, reservando o líquido. Processe ou bata no liquidificador metade do grão-de-bico (cerca de 1 xícara) com metade do líquido reservado (descarte o resto do líquido) até obter um purê liso, cerca de 1 minuto.

Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo alto. Junte o bacon e refogue até ficar crocante. Acrescente o molho de tomate e misture. Junte o purê de grão de bico e as sementes de erva-doce. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e então cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo, por cerca de 15 minutos. Junte a pimenta calabresa e os grãos-de-bico restantes e retire do fogo.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão em uma panela grande de água salgada fervente até que fique al dente. Escorra, mas não enxague o macarrão.
Volte o macarrão à panela e junte o molho. Cozinhe em fogo médio-alto por 1 minuto, misturando bem para cobrir bem o macarrão com o molho. Retire a panela do fogo, junte a manteiga, o azeite extra-virgem e metade do pecorino e misture. Sirva imediatamente polvilhado com o pecorino restante.

Rend.: 4 porções

5 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

que massa reconfortante tão simples e com sabor ótimo de certeza.


O Cantinho dos Gulosos

Ovelha Negra said...

O importante é sermos fiéis a nós próprios, e sentirmos-nos bem com as nossas escolhas :)
Mas um prato destes, de comida caseira e bem simples, faz esquecer a necessidade de um creme de leite para algo mais elaborado, não? :)
Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

Anonymous said...

Olá, Patrícia. Estou curiosa com esta receita e fiquei com uma dúvida. A erva-doce referida nesta receita é a erva-doce (aniseed) ou funcho (fennel)? Ambas são parecidas, mas com aromas diferentes, e sei que são utilizadas nas culinária italiana. Adoro o blog e venho investigar as novidades todas as semanas. Um grande beijinho de Portugal, Sara Oliveira

Patricia Scarpin said...

Oi, Sara, tudo bem?
Eu me refiro à erva-doce (fennel seeds).
Um bj e obrigada pela visita!

Anonymous said...

Muito obrigada pela informação. Fiquei com essa dúvida, porque tenho um livro de edição brasileira, em que chamam erva-doce ao funcho, seja em bolbo ou sementes. Um grande beijinho, Sara Oliveira

Related Posts with Thumbnails