terça-feira, janeiro 27, 2015

Mini bolinhos de chocolate e avelã e "Foxcatcher"

English version

Chocolate hazelnut kisses / Mini bolinhos de avelã e chocolate

Semana passada pude finalmente ver o filme sobre o qual falei por quase um ano e cheguei à conclusão de que ele foi dirigido pela pessoa errada: Bennett Miller não sai de dentro do quadrado, dirigindo o filme de um jeito bem burocrático, quase no piloto automático, quando uma história tão surpreendente com atuações tão bacanas merecia alguém mais dedicado ao projeto.

Conforme ia vendo o filme, pensava em como ele teria sido maravilhoso nas mãos de Scorsese ou Fincher, ou até mesmo Cuarón.

Steve Carell, Mark Ruffalo e Channing Tatum estão bárbaros no filme e eu fiquei especialmente impressionada com o último: ele dá vida ao personagem com tamanha vontade, com tanta paixão e dedicação que ficou diferente de tudo que ele fizera antes, e apesar de eu achar Mark Ruffalo um baita ator acho que todas as indicações a prêmio de ator coadjuvante deveriam ter ido para Tatum.

Steve Carell está igualmente incrível, é como se fosse outra pessoa, graças não somente ao trabalho minucioso de maquiagem, mas também por ele fazer com que o espectador esqueça completamente de quem ele é – eu o adoro em qualquer coisa e acho que ele brilha muito em dramas (impossível não lembrar dele absolutamente sublime em “Pequena Miss Sunshine”). No dia 22 de fevereiro torcerei por ele, mesmo sabendo que Eddie Redmayne já conquistou todo mundo.

“Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo” é um filme bom, não ótimo, e considero um desperdício de uma história excelente e de atuações brilhantes. Não gosto de desperdício, nem no cinema e muito menos na minha cozinha, por isso fiz este mini bolinhos fofos para usar o restinho de farinha de avelã que estava para vencer – eles ficaram bem bonitinhos e também deliciosos.

Chocolate hazelnut kisses / Mini bolinhos de avelã e chocolate

Mini bolinhos de chocolate e avelã
um tiquinho adaptados daqui

Bolinhos:
120g de chocolate meio-amargo picadinho – usei um com 53% de cacau
100g de açúcar cristal
95g de manteiga sem sal, amolecida
3 ovos, claras e gemas separadas
100g de farinha de avelã
1 colher (chá) de café forte
1 colher (chá) de rum
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Ganache:
100g de chocolate amargo picadinho
50g de manteiga sem sal
24 avelãs inteiras, tostadas e sem a pele, para decorar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de mini muffins com 24 cavidades.

Bolinhos: derreta o chocolate em banho-maria (fogo baixo). Retire do fogo e deixe esfriar. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte as gemas, batendo bem a cada adição. Acrescente o chocolate já frio e misture com uma espátula. Incorpore a farinha de avelã, o café, o rum e a baunilha.

Bata as claras até obter pontos suaves. Incorpore 1/3 delas à massa de chocolate, misturando bem. Incorpore o restante gentilmente, misturando com a espátula de baixo para cima. Divida a massa entre as cavidades da forma preparada e asse por 10-15 minutos ou até que os bolinhos cresçam (faça o teste do palito – este deve sair um pouquinho úmido). Deixe esfriar na forma por alguns minutos e então desenforme com bastante cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Ganache: derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho-maria (fogo baixo). Deixe esfriar por alguns minutos para encorpar levemente. Espalhe um pouquinho de ganache sobre cada bolinho e decore com uma avelã.

Os bolinhos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias.

Rend.: 24 unidades

8 comentários:

Quéroul disse...

oi.
bolinhos lindos. lindos demais.

eu comentei no blog de um amigo cinéfilo sobre o Foxcatcher. Só pra te pentelhar mais, porque já pitaquei em todas as suas redes sociais sobre, quero dizer que eu concordo mais ou menos. vou torcer pro Carell, você sabe, mas não porque eu ache que ele está muito bem no filme - ele me lembra, sem brinks, do Dr. Moreau, e eu não sei se isso é um elogio, mesmo que esteja falando de Marlon Brando.
também acho que falharam ao não indicar Tatum, ontem eu vi Anjos da Lei 2, e menina, esse menino precisa de mais atenção, ele é ótimo! haha.

enfim, vou torcer pros dois indicados. pra filme, ainda vou de Whiplash.
não vou ganhar nada, e não muda mudar a rotina de torcer e fuém só porque nem Leozinho nem Amy Adams tão lá.

=***

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Eu sou uma chocólatra inveterada (mesmo sendo alérgica rs)!
Por isso vim correndo ver a receita e fiquei aqui sonhando com esse sabor! A combinação dos ingredientes é perfeita! E vou salvar mais uma receita do TK... Ai, ai... acho que estou viciada no seu blog, Patricia! E agora? rsrs

Receita divina!!! Amei! Obrigada!

bjs

Su Delícia disse...

K delicia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Amanda disse...

Acho que o Oscar 2015 é o das atuações masculinas. Estão excelentes. Ainda não assisti ao Eddie Redmayne, então a minha estatueta, provisoriamente, está nas mãos do Steve Carell. Para melhor ator coadjuvante eu voto em JK Simons de Whiplash, mas ainda não vi o Robert Duvall em O Juíz. Melhor direção, até agora, para Wes Anderson de O grande hotel Budapeste... Até lá ainda vai ter muita história! Beijos

Cassis @Cozinha Legal disse...

Tenho minhas ressalvas com o Ben Stiller, ele fez alguns filmes que eu detestei e peguei birra, disse que nunca mais assistiria nada dele. Depois que vi Mitty (a contra gosto, mas valeu a pena), que estou me permitindo ver os filmes dele novamente. Vamos ver se uma hora me animo com Foxcatcher.

Maira Giosa disse...

Uhmmm que cara deliciosa estão esses bolinhos! Guardei aqui a receita para testar um dia desses :)

Patricia Scarpin disse...

Cassis, não entendi a menção a Ben Stiller.

Cassis @Cozinha Legal disse...

Patricia, se eu te falar que confundi bonito Steve Carrel com Ben Stiller vc acredita? hahaha

Enquanto escrevia só conseguia pensar no Ben Stiller. xD