segunda-feira, outubro 13, 2014

Waffles de banana com calda de chocolate

English version

Banana waffles with chocolate sauce / Waffles de banana com calda de chocolate

Minha irmã veio me ver outro dia e passou a tarde aqui comigo, mas desta vez, em vez de Super Mario, sugeri que víssemos “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, pois ela nunca assistira à versão original de 1971 – sou suspeitíssima para falar, é um dos meus filmes favoritos da vida e não consigo aceitar a ideia de outro Willy Wonka que não Gene Wilder (desculpe, Johnny, mas você estava péssimo naquele filme e estragou o personagem). :)

Ela adorou o filme – o que não foi nenhuma surpresa para mim – mas em certo momento ela me disse que estava difícil assistir sem nada para beliscar: todo aquele chocolate fez minha irmã querer um docinho, e já que nosso almoço tinha sido leve achei que waffles seriam uma boa pedida.

Usei a receita de waffles de banana do Richie – um blog lindo, um dos meus favoritos –, mas em vez de adicionar chocolate picado à massa fiz uma caldinha para derramar sobre os waffles, aquela caldinha de bolo de cenoura de mãe que todo mundo adora – Willy Wonka ficaria orgulhoso. ;)

Waffles de banana com calda de chocolate
um nadinha adaptados do querido Richie

Waffles:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar cristal
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
200ml de leite integral, temperatura ambiente
1 banana média amassada
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda de chocolate:
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite integral

Waffles: misture todos os ingredientes em uma tigela grande até conseguir uma massa uniforme. Deixe descansar por 5 minutos.
Aqueça a máquina de waffle e pincele levemente com manteiga. Derrame aproximadamente 1/3 de xícara de massa por waffle, feche a máquina e cozinhe conforme o manual (até dourar e firmar).

Calda: misture todos os ingredientes em uma panelinha e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até que comece a ferver. Cozinhe por mais 2-3 minutos, mexendo, até engrossar levemente. Retire do fogo, reserve por 5 minutos e então sirva sobre os waffles.

Rend.: 4 porções

7 comentários:

Amanda disse...

A Fantástica Fábrica de Chocolate de 71 é, na minha opinião, imbatível. O filme é sutil: o amor não é pedante, há crueldade, poesia, a música é maravilhosa e Gene Wilder está inspiradíssimo. Já os waffles... delícia.

Dani disse...

Até que enfim alguém que concorda comigo! O Tim Burton estragou a Fantástica Fábrica de Chocolates - só o que salva é que aquele menininho é lindo, mas o resto... Ficou um Mr. Wonka pervertido, quase pedófilo, o horror, o horror! Nada como o original, até com as musiquinhas da época e os doces de plástico. Eu pus meus filhos pra assistir a versão original desde pequenos, e eles amam as músicas (ainda não têm idade pra assistir o filme todo).
Vou tentar algo com bananas essa semana - o problema é que eu só faço o seu muffin de banana e avelãs (que aqui em casa inclui tudo, de chocolate e nozes a passas e aveia, menos avelãs), sempre aprovadíssimo.
Obrigada pelas receitas (e pelas ótimas opiniões cinematográficas ;)

Patricia Scarpin disse...

Amanda e Dani, que bom saber que vcs também gostam do original, é um dos meus filmes mais amados!

Dani, adorei saber também dos muffins, que bom que a receita é tão versátil pra vc!

Bjs, meninas!

Mariana disse...

Ei Patrícia!

Vou aproveitar o post mais recente pra fazer um pedido, mas é offtopic: que tal umas receitinhas de bolo gelado pra ajudar a encarar o verão? Eu achei aqui aquele umido de limão da nigella e estou doida pra fazer (preciso comprar a farinha de amendoas), mas se você tiver outras opções na cartola, meu verão te agradecerá! abraços!

Richie disse...

Ficou lindo, Pat! Adoro quando a massa não chega nas beiradas e fica como uma trama! Adorei ver a receita por aqui, e sob seu ponto de vista fotográfico que eu super admiro!
Quanto a Fantástica Fábrica, adoro as 2 versões, a primeira por ser muito mais mágico e lúdico, e a segunda pelas musiquinhas chiclete..rs.

bjo e mto obrigado, Pat!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mariana!
Eu não gosto muito de bolo gelado, por isso não faço... :S

Richie, querido, que bom que vc gostou! Obrigada a você!
Beijão!

Sabrina Romano disse...

Você arrasa; waffle e foto dignos de mil aplausos... Inspiração infinita!