segunda-feira, outubro 06, 2014

Torta de salmão com ervilha - transformando um pedaço de peixe em algo delicioso

English version

Sweet pea salmon pie / Torta de salmão e ervilha

Conversando com meu marido outro dia sobre comida, chegamos novamente à conclusão de que não comemos peixe tanto quanto deveríamos, o que é uma pena.

Não fiz nenhuma promessa, pois quebrá-las me deixa frustrada e não preciso disso no momento – em vez disso, decidi fazer salmão para o almoço: temperado com raspas e suco de limão siciliano, sal e pimenta, assado sobre uma caminha de alho-poró – bem simples, mas bem gostoso.

Fiquei com mais ou menos 200g de salmão na geladeira e não queria cozinhá-lo da mesma forma dois dias seguidos, por isso o usei para preparar a torta de peixe do Jamie Oliver – ele usa uma combinação de salmão, peixe de carne branca e camarão, mas fiz a minha torta só com salmão, pois era o que tinha em casa. Também reduzi drasticamente a receita, pois a original serve oito pessoas.

Foi minha primeira torta de peixe e quando a coloquei no forno a cara e o cheiro estavam ótimos. Meu marido estava no trabalho, então mandei um torpedo para minha irmã, perguntando o que ela achava de torta de peixe para o almoço – eu sabia que ela nunca comera torta de peixe, por isso descrevi o prato para ela, e a resposta foi: “nunca comi, mas adoro tudo que tem nela – estou indo!”. :D

A torta ficou uma delícia e apesar da cobertura de purê de batata achei um prato leve – nós a devoramos e não ficamos com aquela sensação de termos comido demais.

Torta de salmão com ervilha
um tiquinho adaptada do delicioso Save with Jamie (aqui para quem quer o livro em português)

- xícara medidora de 240ml

250g de batatas
½ limão siciliano
10g de manteiga sem sal
100g de ervilhas congeladas
1 cenoura pequena
½ cebola
azeite de oliva
1 xícara (240ml) de leite integral
200g de salmão
1 colher (sopa) de farinha de trigo
25g de espinafre congelado
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panelinha de água salgada e fervente e cozinhe por 10-15 minutos ou até que fiquem macias. Escorra e amasse com uma pitada de sal e pimenta do reino, as raspas do limão e a manteiga, formando um purê.
Coloque as ervilhas em uma peneira e derrame água fervente sobre elas, para descongelá-las. Escorra bem e triture em um processador. Misture-as ao purê, criando um efeito marmorizado. Reserve.

Corte a cenoura e a cebola em pedaços pequenos e coloque-os em um refratário largo com capacidade para 2 ½ xícaras (600ml), regue com um pouquinho de azeite e leve ao forno, mexendo de vez em quando, até que amoleçam, mas sem dourar, cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, aqueça o leite em uma panelinha em fogo médio. Quando começar a ferver, junte o salmão e cozinhe por volta de 10 minutos ou até o peixe estar cozido. Retire o peixe do leite e reserve-os separadamente. Remova a pele do salmão.

Acrescente a farinha aos legumes no refratário e aos poucos acrescente metade do leite, mexendo sempre, até que comece a engrossar (descarte o resto do leite). Junte o espinafre, mexendo para que ele descongele, e tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Desmanche o peixe com as pontas dos dedos e junte ao recheio, adicionando também o suco de metade do limão. Misture.

Cubra o recheio com o purê de batata e ervilha e alise a superfície. Com uma colher ou garfo, faça marquinhas sobre o purê. Asse por 25-35 minutos ou até que o topo doure levemente e o recheio esteja borbulhando.

Rend.: 2 porções

Um comentário:

Rita disse...

Guria, que coisa maravilhosa é essa! Vou tentar e depois te conto. E quero esse livro, claro. Beijos!