Um dia, na época em que dava aula, falei para os meus alunos que gostava de Soft Cell e, dois dias depois um deles apareceu com o “Memorabilia” na sala e disse: “teacher, você tem que ouvir este CD” – ele tinha certeza de que eu amaria e, de fato, amei. Naquele CD havia uma versão um pouquinho diferente de “Loving You, Hating Me” da que eu conhecia (e adorava) – o arranjo era um pouco menos metálico, digamos assim – e acabei me apaixonando pela nova versão (se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos).
Ano passado postei uma receita de pain d’épice e agora lhes trago outra, com farinha integral e chocolate – gosto de ambas, mas a versão de chocolate ganhou o meu coração (obrigada, Eric Lanlard). :)
Pain d’épice de chocolate
um nadinha adaptado do lindíssimo e delicioso Chocolat (comprei o meu aqui)
200ml de leite integral
8 colheres (sopa) de mel clarinho*
125g de chocolate meio amargo – usei um com 53% de cacau
300g de farinha de trigo integral
65g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
3 ovos, levemente batidos com um garfo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma panelinha, aqueça o leite e o mel sem deixar ferver. Retire do fogo, acrescente o chocolate e misture até derreter. Deixe esfriar por 5 minutos.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o açúcar, o bicarbonato, as especiarias e o sal. Faça um buraco no centro, junte os ovos, a baunilha e a água de flor de laranjeira e misture. Acrescente a misture de chocolate e misture com o batedor até obter uma massa homogênea.
Despeje a massa na forma preparada e asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente e então remova o papel.
O pain d’épice pode ser guardado por até duas semanas bem embalado em filme plástico. Você pode servir fatias dele tostadas com manteiga ou geleia.
* medir mel às colheradas é uma chatice – se você não estiver a fim, considere que eu usei metade de um vidro de 350g
Rend.: 8-10 porções
quarta-feira, dezembro 04, 2013
Pain d’épice de chocolate, duas versões da mesma canção e do mesmo doce
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Que lindo! Nunca provei Pain d'épice. Não vai manteiga, óleo, nada do tipo? Preciso tentar a receita. Esses ingredientes todos (especiarias, chocolate, água de flor de laranjeira...) prometem.
Muito me alegra ver mais uma série de receitas natalinas no blog (estava aguardando-as!). Agradeço por compartilhar conosco essas gostosuras que, além de tudo, são lindas. :)
E falando em Natal, já viu os vídeos da série "Countdown to Christmas" do canal do YouTube do Waitrose? (canal, aliás, que descobri também graças a você, aqui no blog). Quem os está apresentando, para minha grata surpresa, são os fofíssimos "Fabulous Baker Brothers". Tietagem à parte, vale a pena conferir (também) as receitas. ;-) Bjs.
Acabei de fazer a receita, trocando uma xícara de farinha de trigo por amêndoas e a água de flor de laranja por contreau! Ficou bommmmmmmmmmmmm
Me encanta este budín y la presentación que le diste a las fotos, Patricia.
No tardaré en hacerlo.
Querida Patricia, ano passado fiz a outra receita do pão e dei pra uma amiga que estava passando por um momento muito delicado e ela amou. Semana que vem ela virá lanchar comigo e vou fazer esta versão. Para mim, cozinhar não alimenta só o corpo, mas a alma, tanto nas hora boas como nas difíceis. Por isto gosto tanto de vir aqui. Dá pra perceber o seu carinho em cada post. Obrigada por compartilhar conosco.
Abraços!
Poli, pois é, menina, não vai gordura. E foi por isso que fiquei tão curiosa com pain d'épice.
Que bom que vc está curtindo a série, eu fiquei na dúvida esse ano se faria ou não...
Vou lá xeretar os vídeos - adorei a dica!
Beijo, querida!
Livia, eu amei essa sua ideia de adicionar farinha de amêndoa - o bolo deve ter ficado úmido, que delícia!
Silvia, muchas gracias!
Valeria, querida, que coisa boa ler esse seu comentário, alegrou o meu dia! Eu é que agradeço pelo carinho, me faz muito bem.
Beijão!
Olá, Patricia! Amei essa receita de pain dépice. Ela veio bem na hora em que vou visitar minha tia, e estou louca pra levar um. Só tenho uma dúvida: ele pode ser feito com farinha de trigo comum? E a água de flor de laranjeira pode ser substituída por suco ou licor de laranja? Acho q vou tentar assim mesmo, pq encarar mercado na semana pré natalina soa como suicídio :-P
Oi, Nico - se você for usar farinha comum, faça a outra receita de pain d'épice que publiquei, do ano passado.
Acho que licor de laranja daria um toque todo especial.
Bj!
Oi!
Sempre leio seu blog e adoro! Jà fiz várias receitas, mas nessa fiquei em dúvida com 2 coisas: o que fazer com o leite depois e quando? E o chocolate è derretido banho maria, com o leite ou de outra maneira?
Ah, e outra perguntinha: onde vc consegue semente de papoula?
bjoss e feliz 2014!
Oi, Anônimo, faltava uma linha da receita, corrigi, obrigada por me avisar!
As minhas sementes de papoula vieram de fora do Brasil, trazidas de viagens.
Bjs e feliz ano novo pra vc tb!
Postar um comentário